Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Viviane Guedes Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3068291714695995por
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Mônica Barros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148por
dc.contributor.referee1Nóbrega, Mônica Barros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148por
dc.contributor.referee2Souza, Moema Amélia Serpa Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825por
dc.contributor.referee3Fonseca, Cleomar Campos da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342052362904919por
dc.date.accessioned2018-03-23T20:59:47Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.citationMoura, V. G. G. de. A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba. 2016. 113f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923-
dc.description.resumoA presente dissertação tomou como objeto central de análise a formação profissional em Serviço Social. Atualmente são as Diretrizes Curriculares de 1996 de orientação da ABEPSS que representam o projeto de formação profissional construído coletivamente, a partir destas, a formação passa a assumir uma direção social embasada na teoria social crítica, cujo compromisso é com a defesa dos valores emancipatórios, visando construir um novo modelo de sociabilidade. Este estudo analisou a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na tentativa de buscar responder se a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso está em sintonia com as proposições das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Quanto aos procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa documental sendo utilizados como principais documentos as Diretrizes Curriculares de 1996 e o PPP do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de 2015. Partimos do pressuposto de que apesar dos ataques da atual conjuntura de contrarreformismo neoconservadorismo, o PPP do curso de Serviço Social da UEPB, continua resistindo e assegurando o direcionamento social da formação profissional, conforme as orientações da ABEPSS. Ademais, os momentos de exposição e análise dos resultados nos levaram a seguinte síntese: que os elementos analisados no PPP do curso demonstraram que o mesmo está em total sintonia com as DC de 1996 e, sobretudo, que a direção social assumida é correspondente a que é defendida pelas ABEPSS. Assim, fica como indicação para futuras pesquisas desvelar se esta direção vem se materializado no cotidiano das salas de aulas e, principalmente, identificar os desafios e possibilidades de sua manutenção frente aos neoconservadorismo no desenvolvimento da vida social.por
dc.description.abstractThe present dissertation use as main subject of analysis the professional formation in Social Work. Lately, the 1996 ABEPSS Orientation Curriculum Guidelines represent the vocational training project collectively built. Based on that, the formation begins to assume a social direction supported by critical social theory, whose commitment is with the defense of emancipatory values, aiming to build a new model of sociability. This study analyzed the social direction expressed in the Political-Pedagogical Project of the Social Work Course taugh in the State University of Paraíba (UEPB) in an attempt to answer if the social direction expressed in the Political-Pedagogical Project of the Course is according with the propositions of the Guidelines ABEPSS curricula. As for the methodological procedures, we opted to use as main documents, documentary research and the 1996 Curricular Guidelines and the PPP of the Social Work Course of the State University of Paraíba (UEPB) of 2015. We assume that despite the attacks of the current conjuncture of counterreformism towards education and the strengthening of neoconservatism, the PPP of the Social Work course of the State University of Paraíba (UEPB), continues to resist and ensure the social orientation of vocational training, according to ABEPSS guidelines. In addition, the moments of exposure and analysis of the results led us to the following synthesis: that the elements analyzed in the PPP of the course demonstrated total harmony with the CD of 1996 and, mainly, that the assumed social direction corresponds to what is defended by the ABEPSS. Therefore, it is an indication for future research to exposed if this direction is materialized in the daily life of classrooms and, especially, to identify the challenges and possibilities of its maintenance in the face of the disassemble education and the intense influences of neoconservatism in the development of social lifeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Wallace Arruda (wallacearruda@uepb.edu.br) on 2018-03-23T14:22:14Z No. of bitstreams: 1 PDF - Viviane Guedes Gonçalves de Moura.pdf: 27088635 bytes, checksum: 625c49245c48c7a7a1525cd223a9326e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gabriella Oliveira (gabriellaoliveira@uepb.edu.br) on 2018-03-23T20:59:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Viviane Guedes Gonçalves de Moura.pdf: 27088635 bytes, checksum: 625c49245c48c7a7a1525cd223a9326e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-23T20:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Viviane Guedes Gonçalves de Moura.pdf: 27088635 bytes, checksum: 625c49245c48c7a7a1525cd223a9326e (MD5) Previous issue date: 2016-11-29eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6581/PDF%20-%20Viviane%20Guedes%20Gon%c3%a7alves%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectProjeto político-pedagógicopor
dc.subject.cnpqSERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpor
dc.titleA direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Guedes Gonçalves de Moura.pdf26.45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.