Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Luciana Maria de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4145122860233401por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Assis, Maria Célia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5449242603664719por
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee3Silva, Rosane Gumiero Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3641888901151463por
dc.date.accessioned2017-12-01T19:50:39Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.citationMACÊDO, L. M. de S. Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. 2016. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2899-
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, com criança acometida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um grande desafio para professores e responsáveis. Os professores precisam compreender as habilidades destas crianças para que possam responder com eficácia as suas necessidades educacionais especiais. Assim, a presente investigação teve como objetivo principal investigar a concepção de professores de Matemática, do ensino fundamental I, em relação ao processo de ensino e aprendizagem com criança com TDAH, matriculada em escola regular. A metodologia foi de cunho qualitativo e como instrumento metodológico, aplicamos uma entrevista semi estruturada. Participaram do estudo 7 professoras de matemática, do ensino fundamental I, de uma escola pública, da rede municipal de ensino regular da cidade de Juazeiro do Norte/CE. A pesquisa de campo foi realizada no período de 01 a 18 de dezembro de 2015. Na análise dos dados, baseamos na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicaram que as professoras conhecem as principais características de uma criança com TDAH; os professores não são informados quando têm uma criança com algum transtorno em sala de aula; os professores não recebem uma formação que discute o processo de ensino e aprendizagem da criança com TDAH; a referida criança apresenta dificuldades em assimilar os conteúdos matemáticos; materiais lúdicos e jogos podem ajudar a criança com o mencionado transtorno a compreender os conteúdos matemáticos; os pais não contribuem com a escolarização do seu filho com TDAH. Concluímos que as professoras entrevistadas precisam de uma formação profissional que as preparem para trabalhar com as crianças com TDAH na sala de aula e que a escola deve estabelecer uma parceria com os pais ou responsáveis das mesmas, para que ambos possam fazer adaptações pedagógicas que venham a facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no campo da Matemática, com crianças acometidas com o referido transtorno.por
dc.description.abstractL'enseignement et l'apprentissage des contenus mathématiques avec les enfants atteints d'un trouble déficitaire d'attention Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) est un grand défi pour les enseignants et les responsables. Les enseignants doivent comprendre les compétences de ces enfants afin qu'ils puissent répondre efficacement à leurs besoins éducatifs spéciaux. Ainsi, cette recherche visait à étudier la conception des professeurs de mathématiques, de l'école primaire, en ce qui concerne l'enseignement et l'apprentissage avec les enfants atteints du ADHD inscrits à l'école régulière. La méthodologie était de nature qualitative et comme outil méthodologique, nous avons appliqué une entrevue semi - structurée. les participants à l'étude étaient sept professeurs de mathématiques, de l'enseignement primaire, une école publique, école régulière municipale dans la ville de Juazeiro do Norte / CE. La recherche sur terrain a été menée du 1er au 18 Décembre 2015. Dans l'analyse des données, nous avons basé sur l'analyse de contenu de Laurence Bardin. Les résultats indiquent que les enseignantes connaissent les principales caractéristiques d'un enfant atteint du ADHD; les enseignants ne sont pas informés quand ils ont un enfant avec un trouble dans la salle de classe; les enseignants ne reçoivent pas une formation qui traite le processus d'enseignement et d'apprentissage des enfants atteints de ADHD; le dit enfant a des difficultés à assimiler le contenu mathématique; matériels ludiques et les jeux peuvent aider un enfant avec ledit trouble à comprendre le contenu mathématique; les parents ne contribuent pas à l'éducation de leur enfant atteint du ADHD. Nous concluons que les enseignantes interrogées ont besoin de formation professionnelle qui les préparent à travailler avec les enfants atteints de ADHD en classe et l'école doit établir un partenariat avec les parents ou tuteurs de ces derniers, de sorte que les deux peuvent faire des ajustements pédagogiques qui peuvent faciliter le processus d'enseignement et d'apprentissage dans le domaine des mathématiques, avec des enfants atteints de dit troubles.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-11-28T11:31:40Z No. of bitstreams: 1 PDF - Luciana Maria de Souza Macêdo.pdf: 48542921 bytes, checksum: 2882b54f0e71a2d7ee95b183fc5a40c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-12-01T19:50:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Luciana Maria de Souza Macêdo.pdf: 48542921 bytes, checksum: 2882b54f0e71a2d7ee95b183fc5a40c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-01T19:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Luciana Maria de Souza Macêdo.pdf: 48542921 bytes, checksum: 2882b54f0e71a2d7ee95b183fc5a40c7 (MD5) Previous issue date: 2016-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6525/PDF%20-%20Luciana%20Maria%20de%20Souza%20Mac%c3%aado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnseignement des Mathématiquesfra
dc.subjectÉducation Mathématiquefra
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHDfra
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleProfessores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAHpor
dc.title.alternativeLe Professeur de Mathématique sur les lignes du processus d‟enseignement et d‟apprentissage des enfants avec TDAHfra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Maria de Souza Macêdo.pdfPDF - Luciana Maria de Souza Macêdo47.41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.