Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Robério Davi Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232437750782426por
dc.contributor.advisor1Araújo, Patrícia Cristina de Aragão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee1Araujo, Patricia Cristina de Aragao-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee2Silva, Alômia Abrantes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194100285846150por
dc.contributor.referee3Nepomuceno, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748124074595378por
dc.date.accessioned2017-11-30T17:17:01Z-
dc.date.issued2015-09-01-
dc.identifier.citationCunha, Robério Davi Borges. Práticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PB. 2015.138p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2895-
dc.description.resumoO presente trabalho visa a analisar as práticas educativas de professores/as indígenas da Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Índio Pedro Máximo de Lima, situada na aldeia Três Rios, em Marcação-PB, através da observação dos documentos em interface com as políticas educacionais elaboradas para este segmento étnico. Nossa proposta se situa no campo da Educação, através do diálogo com o Serviço Social, na perspectiva dos Estudos Culturais. Utilizamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Moreira & Candau (2012), Bergamaschi (2012) e Santiago et al. (2013), que fizeram parte da composição da pesquisa, dentre outros. Do ponto de vista metodológico, desenvolvemos nosso trabalho com as contribuições da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, a partir do diálogo com os autores Bogdan & Biklen (1994), Chizotti (2013) e Weller & Pfaff (2011), com a utilização de entrevista semiestruturada com observação participante, empreendida por intermédio de uma pesquisa de campo. Esperamos que este estudo, dada a sua relevância, contribua para a promoção de debates que problematizem os povos indígenas no campo educacional, a partir da realidade educativa dos Potiguaras, a fim de ressignificá-los quanto às suas contribuições para a Educação étnico-racial e as questões relativas às diversidades sociais e étnicas, motivando novas possibilidades para se entender estes povos no cenário educacional atual.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the indigenous teachers’ educational practices who teach at Indigenous Elementary and High School Índio Pedro Máximo de Lima, located in Três Rios village (Marcação-Paraíba, Brazil), through documents observation considering education policy prepared for this ethnic segment. Our proposal is focused on Education field through dialogue with Social Services from Cultural Studies perspective. Theoretical framework embraces studies developed by Moreira & Candau (2012), Bergamaschi (2012) and Santiago et al. (2013), which were part of this research composition, among others. Methodology compels ethnographic qualitative research based on dialogue with authors such as Bogdan & Biklen (1994), Chizotti (2013) and Weller & Pfaff (2011), using semi-structured interview with participant observation performed at research field. We hope that this study, because of its importance, may contribute discussion able to problematize indigenous peoples in the educational field, considering especially Potiguaras’ educational reality, in order to offer a new significance about their contributions to ethnic-racial and Education issues related to social and ethnic diversity. We believe that this research can encourage new understanding possibilities for these peoples in the current educational scenario.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wallace Arruda (wallacearruda@uepb.edu.br) on 2017-08-10T13:40:42Z No. of bitstreams: 1 DISS - ROBERIO DAVI BROGES CUNHA.pdf: 1210128 bytes, checksum: f86a2cd8a30e188c056ebc19ab533243 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Hellys Sousa (hellysmorais@uepb.edu.br), reason: Arquivo sem acesso, pede senha on 2017-11-08T13:03:33Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wallace Arruda (wallacearruda@uepb.edu.br) on 2017-11-29T13:55:39Z No. of bitstreams: 1 DISS - Roberio Davi Borges Cunha.pdf: 36775218 bytes, checksum: a1b5fb6816334694e9df3a10cab4c066 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gabriella Oliveira (gabriellaoliveira@uepb.edu.br) on 2017-11-30T17:17:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS - Roberio Davi Borges Cunha.pdf: 36775218 bytes, checksum: a1b5fb6816334694e9df3a10cab4c066 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-30T17:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS - Roberio Davi Borges Cunha.pdf: 36775218 bytes, checksum: a1b5fb6816334694e9df3a10cab4c066 (MD5) Previous issue date: 2015-09-01eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6521/DISS%20-%20Roberio%20Davi%20Borges%20Cunha.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Escolar Indígenapor
dc.subjectProfessores/as indígenaspor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectIndigenous scholarshipeng
dc.subjectIndigenous teacherseng
dc.subjectEducational politicseng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.subject.cnpqSERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpor
dc.titlePráticas educativas de professores(as) indígenas e as políticas públicas: reflexões acerca de uma escola indígina do povo Potiguara - PBpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS - Roberio Davi Borges Cunha.pdf35.91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.