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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e visita ao dentista em pré-escolares
Título(s) alternativo(s): Evaluation of oral health-related quality of life and visits to the dentist among preschool children
Autor: Perazzo, Matheus de França 
Primeiro orientador: Granville-Garcia, Ana Flávia
Primeiro membro da banca: Valença, Ana Maria Gondim
Segundo membro da banca: Costa, Edja Maria Melo de Brito
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) e visita ao dentista em pré-escolares de cinco anos de idade. MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal, de base escolar, com 769 pares de pais/responsáveis e crianças matriculadas em pré-escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB, Brasil. As condições sociodemográficas da família e os dados sobre a procura de serviços odontológicos da criança foram obtidos por meio da aplicação de um questionário. Além disto, pais/responsáveis e crianças responderam as respectivas versões do Scale of Oral Health Outcomes for Five-Year-Old Children (SOHO-5), seguido da aplicação da versão reduzida do Sense of Coherence scale (SOC-13), apenas com os pais/responsáveis. O exame clínico foi realizado por dois examinadores previamente submetidos a um exercício de calibração (coeficiente Kappa inter- examinador: 0,80-1,00 e Kappa intra-examinador: 0,82-1,00). os quais avaliaram os seguintes agravos bucais: cárie dentária, trauma dentário, e má oclusão. O bruxismo do sono foi avaliado por meio do relato dos pais/responsáveis. Foi realizada análise descritiva, seguida de regressão de Poisson (α= 5%). RESULTADOS: As crianças apresentaram um maior escore total do SOHO-5 (2,37 + 3,35) em comparação com os pais/responsáveis (1.08 + 2,65). As seguintes variáveis causaram maior impacto na QVRSB das crianças, segundo o relato das pais/responsáveis: pré-escola pública (RP = 1,37; 95% IC: 1,01–1,86), histórico de dor de dente (RP = 4,26; 95% IC: 2,86- 6,32), lesão cavitada em dente anterior (RP = 1,68; 95% IC: 1,02-2,75) e presença de consequências da cárie não tratada (RP = 2,25; 95% IC: 1,51-3,36). Para a autorrelato da criança, as variáveis que apresentaram associação significativa foram: pré-escola pública (RP = 1,68; 95% IC: 1,32-2,13), histórico de dor de dente (RP = 1,59; 95% IC: 1,26-2,00), presença de lesão cavitada em dente anterior (RP = 1,79; 95% IC: 1,26-2,54), presença de mancha branca em dente anterior (RP = 1,75 95% IC: 1,24-2,46), traumatismo dentário (RP = 1,27; 95% IC: 1,02-1,58) e mordida aberta anterior (RP = 1,39; 95% IC: 1,01-1,92). Em relação à visita ao dentista, um total de 43,5% pré-escolares foram ao dentista pelo menos uma vez na vida. As seguintes variáveis foram significativamente associadas ao histórico de visita ao dentista dos pré-escolares: maior renda familiar (RP = 1,27; 95% IC: 1,07-1,51), histórico de dor de dente (RP = 1,59; 95% IC: 1,34-1,89), ausência de traumatismo dentário (RP = 1,18; 95% IC: 1,01-1,40) e um forte senso de coerência dos pais/responsáveis (RP = 1,19; 95% IC: 1,01-1,42). CONCLUSÃO: Pode-se observar uma maior diferença de média dos escores de QVRSB em crianças que estudavam em escolas públicas e apresentavam lesões de carie dentária e suas consequências, seja na versão dos pais/responsáveis ou das crianças. Além disso, na versão das crianças, o aspecto estético também mostrou maior impacto na QVRSB. Já a visita ao dentista, foi associada com uma melhor condição socioeconômica, histórico de dor de dente, ausência de traumatismo dentário e um senso de coerência dos pais/responsáveis forte.
Abstract: OBJECTIVE: Evaluate oral health-related quality of life (OHRQoL) and visits to the dentist among five-year-old preschool children. METHODS: A school-based cross- sectional study was conducted with 769 pairs of parents/caregivers and children enrolled at public and private schools in the city of Campina Grande in northeast Brazil. Socio-demographic characteristics of the families and information on seeking dental services for the children were determined using a questionnaire administered to parents/caregivers. The children and parents/caregivers answered the respective versions of the Scale of Oral Health Outcomes for Five-Year-Old Children (SOHO-5). Parents/caregivers then answered the short version of the Sense of Coherence scale (SOC-13). Clinical examinations were performed by two examiners who had previously undergone a training exercise (inter-examiner Kappa: 0.80-1.00; intra- examiner Kappa: 0.82-1.00) for the evaluation of dental caries, traumatic dental injury and malocclusion. Sleep bruxism was determined based on the reports of parents/caregivers. Descriptive analysis was performed, followed by Poisson regression analysis (α = 5%). RESULTS: The children had higher total SOHO-5 scores than their parents/caregivers (2.37 ± 3.35 and 1.08 ± 2.65, respectively). The following variables were significantly associated with impact on the children‟s OHRQoL in the parent/caregiver version: public preschool (PR = 1.68; 95% CI: 1.32- 2.13), history of toothache (PR = 4.26; 95% CI: 2.86-6.32), cavitated lesions on anterior teeth (PR = 2.68; 95% CI: 1.02-2.75) and the consequences of untreated dental caries (PR = 2.25; 95% CI: 1.51-3.36). The following variables were significantly associated with impact on the child self-report version: public preschool (PR = 1.27; 95% CI: 1.01-1.86), history of toothache (PR = 1.59; 95% CI: 1.26-2.00), white spot on anterior teeth (PR = 1.75; 95% CI: 1.24-2.46), cavitated lesions on anterior teeth (PR = 1.68; 95% CI: 1.24-2.75), occurrence of traumatic dental injury (PR = 1.27; 95% CI: 1.02-1.58) and anterior open bite (PR = 1.39; 95% CI: 1.01- 1.92). A total of 43.5% of the preschool children had visited a dentist at least once in their lifetimes. The following variables were significantly associated with a history of visits to the dentist: higher household income (PR = 1.27; 95% CI: 1.07-1.51), history of toothache (PR = 1.59; 95% CI: 1.34-1.89), absence of traumatic dental injury (PR = 1.18; 95% CI: 1.01-1.40) and a strong sense of coherence on the part of parents/caregivers (PR = 1.19; 95% CI: 1.01-1.42). CONCLUSION: For both the child and parent/caregiver subscales of the SOHO-5, a greater difference in mean OHRQoL scores was found among children who attended public preschools as well as those with dental caries experience and experience with the consequences of dental caries. Moreover, the aesthetic component exerted a greater impact on OHRQoL in the children‟s self-reports. Visits to the dentist were associated with a higher socioeconomic status, a history of toothache, an absence of traumatic dental injury and a strong sense of coherence among parents/caregivers.
Palavras-chave: Serviços odontológicos
Saúde bucal
Qualidade de vida
Odontologia preventiva
Oral health
Dental care
Quality of life
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: PERAZZO, M. de F. Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e visita ao dentista em pré-escolares. 2016. 141f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2841
Data de defesa: 25-Mai-2016
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