Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2815
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caim desafia Deus: narrador e ironia no romance de José Saramago
Autor: Ximenes , Laura Isabela Souza Bellarmino
Primeiro orientador: Magalhães, Antonio Carlos de Melo
Resumo: Esta pesquisa propõe uma leitura da obra Caim (2009), do escritor português José Saramago, e objetiva analisar de que modo são revisitadas as narrativas do Antigo Testamento, por intermédio de um narrador onisciente intruso. Percebe-se que Saramago passeia pelos episódios bíblicos de modo cômico e irônico, através da paródia e da ironia. Nessa perspectiva, o narrador põe o personagem que nomeia o romance nos principais episódios que envolvem o texto bíblico, que se sucedem de modos inesperados. Caim, personagem sentenciado a um destino errante por ter assassinado o seu irmão Abel, é, portanto, apresentado por esse narrador como um sujeito questionador, que se choca diante da maldade divina em diversos episódios do romance. Evidenciase o fato de que o personagem representa a voz dos que foram repudiados nos escritos religiosos. Destacam-se o vocabulário moderno e o uso da oralidade popular, nos quais o narrador aproxima eventos de um passado distante ao presente do leitor, num incansável jogo temporal, ao passo que ressignifica os símbolos canônicos. Como aporte teórico, toma-se como base, principalmente, as contribuições de Salma Ferraz (1998), Beth Brait (1996), Linda Hutcheon (1985), Gérard Genette (2006), Dominique Maingueneau (2009), entre outros.
Abstract: Esta pesquisa propone una lectura de la obra Caim (2009), del escritor português José Saramago, y objetiva analisar de que modo son revisitadas las narrativas del Antiguo Testamento, por intermédio de un narrador onisciente intruso. Se percibe que Saramago pasea por los episódios bíblicos de modo cómico e irônico, a través de la paródia y de la ironia. En esa perspectiva, el narrador pone el personaje que nombra el romance en los principales episódios que envuelven el texto bíblico, que se suceden de modos inesperados. Caim, personaje sentenciado a un destino errante por ter asesinado a su hermano Abel, es, por lo tanto, presentado por ese narrador como un sujeto cuestionador, que se choca ante la maldad divina en diversos episódios del romance. Se evidencia el hecho de que personaje representa la voz de los que fueron repudiados en los escritos religiosos. Se destacan el vocabulário moderno y el uso de la oralidade popular, en los cuales el narrador aproxima eventos de un passado distante al presente del lector, en un incansable juego temporal, al passo que resinifica los símbolos canónicos. Como aporte teórico, se toma como base, principalmente, las contribuciones de Salma Ferraz (1998), Beth Brait (1996), Linda Hutcheon (1985), Gérard Genette (2006), Dominique Maingueneau (2009), entre otros
Palavras-chave: Análise do discurso. Literatura portuguesa. Paródia. Antigo testamento.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Ximenes , Laura Isabela Souza Bellarmino. Caim desafia Deus: narrador e ironia no romance de José Saramago. 2017. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2815
Data de defesa: 5-Jun-2017
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-DISSERTAÇÃO - LAURA ISABELA SOUZA BELLARMINO XIMENES.pdf17.73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.