Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLustosa, Mariana Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823598615258573por
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921por
dc.contributor.referee1Dias, Márcia Adelino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee2Pequeno, Marcos Antônio Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7233839100220408por
dc.date.accessioned2017-07-20T12:19:08Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.citationLUSTOSA, M. S. A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba. 2017. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2786-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre pluralismo metodológico como formar de ensino dos conteúdos das Ciências Naturais, que realizamos com alunos de duas turmas do 7° ano, de uma escola pública do município de Lagoa Seca (PB). Nosso objetivo foi investigar a efetividade desse método, a partir de uma sequência didática desenvolvidas com ações diferenciadas. Em uma das turmas, as aulas foram ministradas com a variação metodológica, na outra, foram ministradas aulas com metodologia, majoritariamente, expositiva. A coleta de dados foi baseada em anotações a respeito das intervenções realizadas e na aplicação de dois questionários aos alunos (pré-teste e pós-teste), sobre os conteúdos ministrados nas aulas. Os resultados revelaram que o uso do pluralismo metodológico contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos ministrados (Anelídeos, Moluscos e Artrópodes), demonstrando melhor desempenho dos alunos nas respostas aos questionários após intervenção didática com jogos, mapas conceituais, modelagem e teatro com fantoches, em comparação aos resultados das aulas exclusivamente expositivas. Entre os resultados obtidos destacamos que a interação e as estratégias de ensino despertaram a atenção dos alunos para os conteúdos ministrados, proporcionando a diminuição das dispersões. Também foi possível perceber aumento na motivação e disposição deles para as aulas. As múltiplas atividades desenvolvidas com base no pluralismo metodológico possibilitaram a aprendizagem de conceitos e atitudes que contribuíram significativamente para a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos.por
dc.description.abstractThe present work concerns research about the methodological pluralism as a teaching of the contents of the Natural Science, which we carried out with students from two 7 th grade classes from a public school in Lagoa Seca city (PB). In one of the classes the classes were taught with the methodological variation, in the other were taught classes with majority expository methodology. The data collection was based in note about of the intervention realized and in the application of two questionnaires to students. ( pretest- post test ) about the contents taught in the classes. Demonstrating a better performance of the students in the answer to the questionaries after didactic intervention, with games, conceptual maps, modeling and theater with puppets, in comparison to the results of the exclusively. Among the results obtained, we highlight that the interaction and the teaching strategies stimulated the attention of the students to the contents taught, providing the decrease of the dispersion. It was also possible to notice an increase in their motivation and their willingness to attend classes. The multiple activities developed based on methodological pluralism enabled the learning of concepts and attitudes that contributed significantly to the expansion of students cognitive abilities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-07-05T13:22:51Z No. of bitstreams: 1 PDF - Mariana Silva Lustosa.pdf: 41609903 bytes, checksum: 03c562487a5a972f797bd6a0ddebfa8f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-07-20T12:19:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Mariana Silva Lustosa.pdf: 41609903 bytes, checksum: 03c562487a5a972f797bd6a0ddebfa8f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T12:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Mariana Silva Lustosa.pdf: 41609903 bytes, checksum: 03c562487a5a972f797bd6a0ddebfa8f (MD5) Previous issue date: 2017-03-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6130/PDF%20-%20Mariana%20Silva%20Lustosa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectPluralismo metodológicopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectMethodological pluralismeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíbapor
dc.title.alternativeThe contibution of the methodological pluralism in the teaching of Natural Sciences: A study realized with students of a public school in Paraíbaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Silva Lustosa.pdfPDF - Mariana Silva Lustosa40.63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.