Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Albanery Rejane Cordeiro de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4178202704810437por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Brito, Francisco de Assis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4294161599213457por
dc.contributor.referee2Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.date.accessioned2017-07-20T11:43:38Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.identifier.citationCOSTA, A. R. C. de A. Atividade experimental no contexto de uma feira de Ciências. 2017. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2776-
dc.description.resumoA utilização de atividades experimentais no ensino de Física, havendo oportunidade para que todos se expressem, participe, dialogue tem demonstrado sua eficácia nas Feiras de Ciências, que são eventos científicos e culturais realizados nas escolas ou na comunidade, oportunizando aos estudantes diálogos com os visitantes e vice-versa. Por isso, é uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências aos estudantes, ao mesmo tempo em que a realização destas Feiras de Ciências cria um espaço de desenvolvimento da cultura científica. Dessa forma, nosso grande questionamento parte das transformações constantes em que vive a sociedade, em particular, as exigências contemporâneas para atuação do professor de Física na Educação Básica. Partindo do contexto escolar vivencial da Educação Básica, será que as atividades experimentais ajudam na qualidade do ensino de Física por parte dos estudantes? Diante desses motivos e na forma de se ensinar e aprender, pensamos em uma proposta de trabalho que pudéssemos analisar o uso de atividades experimentais de Física que serão apresentadas em uma Feira de Ciências para a compreensão dos conteúdos. Com isso surgiu a seguinte problemática: quais as contribuições das atividades experimentais de Física, que serão utilizadas em Feiras de Ciências, em uma escola da Educação Básica, para compreensão dos conteúdos e formação dos estudantes do ensino médio? Como a formação do físico - educador continua sendo repensada com o foco de formar professores com um conhecimento sólido e capaz de tornar a Física uma ciência prazerosa, já que esta é vista por muitos estudantes como difícil ou bicho- papão. Entendemos que o uso das atividades experimentais é de extrema importância para uma ciência como a Física. Sendo assim, objetivamos analisar o uso das atividades experimentais na compreensão de conteúdos da Física por parte dos estudantes que participaram de uma exposição de Feiras de Ciências, desde planejamento, passando pela execução até a culminância, em uma escola da rede estadual no município de Cubati-PB. Para verificamos que não precisa, necessariamente, passar pelo domínio de sua linguagem mais complexa, ou seja, do formalismo matemático apenas; faz necessário algum conhecimento científico, mas que deve permitir a compreensão de suas consequências para o cotidiano das pessoas. Dessa forma, ao se entender o mundo e participar das decisões têm a cidadania, e também uma forma de participar do poder.por
dc.description.abstractThe use of experimental activities in Physics teaching, with an opportunity for everyone to express themselves, participate, dialogue has demonstrated its effectiveness in Science Fairs, which are scientific and cultural events held in schools or in the community, giving students dialogues with visitors and vice versa. Therefore, it is an important methodology in the development of new skills for students, while at the same time the realization of these Science Fairs creates a space for the development of scientific culture. In this way, our great questioning starts from the constant transformations in which society lives, in particular, the contemporary demands for the performance of the Physics teacher in Basic Education. Starting from the experiential school context of Basic Education, does the experimental activities help in the quality of the teaching of Physics by the students? Given these reasons and in the way of teaching and learning, we thought of a proposal of work that we could analyze the use of experimental activities of Physics that will be presented in a Science Fair for the understanding of the contents. With this, the following problematic emerged: what are the contributions of experimental Physics activities, which will be used in Science Fairs, in a Basic Education school, to understand the contents and training of high school students? As the formation of the physicist-educator continues to be rethought with the focus of training teachers with a solid knowledge and able to make physics a pleasurable science, since this is seen by many students as difficult or bogeyman. We understand that the use of experimental activities is of utmost importance for a science such as physics. Thus, we aim to analyze the use of experimental activities in the understanding of Physics contents by students who participated in an exhibition of Science Fairs, from planning, through execution to culmination, at a state school in the municipality of Cubati -PB. To verify that it does not necessarily have to pass through the domain of its more complex language, that is, of mathematical formalism only; Does require some scientific knowledge, but that should allow the understanding of its consequences for people's daily lives. In this way, when understanding the world and participating in decisions have citizenship, and also a way to participate in power.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-03-29T11:33:20Z No. of bitstreams: 1 PDF - Albanery Rejane Cordeiro de Araújo Costa.pdf: 33457581 bytes, checksum: acf48e1006b995a46ba76dd11d633013 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-07-20T11:43:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Albanery Rejane Cordeiro de Araújo Costa.pdf: 33457581 bytes, checksum: acf48e1006b995a46ba76dd11d633013 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T11:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Albanery Rejane Cordeiro de Araújo Costa.pdf: 33457581 bytes, checksum: acf48e1006b995a46ba76dd11d633013 (MD5) Previous issue date: 2017-02-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6137/PDF%20-%20Albanery%20Rejane%20Cordeiro%20de%20Ara%c3%bajo%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFeira de Ciênciaspor
dc.subjectLaboratório didáticopor
dc.subjectScience fairseng
dc.subjectTeaching Physicseng
dc.subjectDidactic laboratoryeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAtividade experimental no contexto de uma feira de Ciênciaspor
dc.title.alternativeExperimental activity in the context of a science faireng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albanery Rejane Cordeiro de Araújo Costa.pdfPDF - Albanery Rejane Cordeiro de Araújo Costa32.67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.