Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2711
Tipo do documento: Dissertação
Título: "La muerte de Artemio Cruz", de Carlos Fuentes: uma leitura deleuzeana
Autor: Oliveira , Jair Pereira de
Primeiro orientador: Magalhães , Antônio Carlos de Melo
Resumo: A forma de funcionamento da narrativa na novela “La muerte de Artemio Cruz” está estruturada em uma concepção de tempo fundamentalmente relacionada com sua organização. Este trabalho visa compreender de que forma se constitui o funcionamento do paradoxo na narrativa fragmentada da novela do escritor Carlos Fuentes. Estes fragmentos constituem um conjunto narrativo, formado por blocos nos quais surgem percepções sobre acontecimentos referentes à vida da personagem central da novela. Na narrativa se irradia “os sentidos” dos tempos, enquanto dimensões de passado, presente e futuro. Por isso, investigaremos a partir da hipótese de que há uma possível constituição temporal imanente do paradoxo. Isto quer dizer que a narrativa em paradoxo se movimenta em um eixo temporal. Por isso, nossa investigação se situa, primeiramente, no nível da expressão. Assim, a questão que se impõe no nível da expressão é: como a organização do tempo, conforme se apresenta nesta narrativa, implica a construção da significação em forma de paradoxo? A composição e geografia que estruturam a novela não se limitam as dimensões do tempo (passado-presentefuturo), mas na “perspectiva múltipla da narrativa”, um espaço onde os diferentes níveis narrativos filiados a uma determinada divisão do tempo se correspondem de forma indireta. Por isso, nesta tripartição, há uma busca em atribuir sentido na ordem do acontecimento, sabendo que estes acontecimentos perpassam pela narrativa através da narração, relacionando os sentidos dos tempos que fundamentam o paradoxo como jogo das significações. Faremos alguns empréstimos conceituais dos estudos de Deleuze e de Guattari sobre a literatura, para poder compreender o funcionamento da novela, e os procedimentos que a constituem, pois segundo Deleuze e Guattari é no nível da expressão que poderemos apreender os procedimentos de uma narrativa e encontrar uma forma de significação em uma obra.
Abstract: La forma de funcionamiento de la narrativa fragmentada en la novela “La muerte de Artemio Cruz” está estructurada en una concepción de tiempo fundamentalmente relacionada a su organización. Esto trabajo intenta comprender de que forma se supone el funcionamiento de la paradoja en la narrativa fragmentada de la novela del escritor Carlos Fuentes. Estos fragmentos son un conjunto de bloques donde surgen percepciones sobre los acontecimientos de la vida del personaje central de la novela. Irradiase en la narrativa “los sentidos” de los tiempos, mientras sean dimensiones del pasado, presente y futuro. Por eso, investigaremos, desde la hipótesis de que hay una posible constitución temporal inmanente de la paradoja. Es decir que la narrativa en paradoja se la movimienta en un eje temporal. Por eso, nuestra investigación está en nivel de la expresión. La cuestión, pues, será: ¿cómo la organización del tiempo, como está en la novela, resulta en la construcción de la significación en forma de paradoja? La composición y geografía de la estructura no se limitan a las dimensiones del tiempo (pasado-presente-futuro), pero en una “perspectiva múltipla de la narrativa”, un espacio donde los niveles narrativos filiados a una determinada visión del tiempo se corresponden indirectamente. Por esto, en esta tripartición, hay una búsqueda por atribuir sentido en el orden de los acontecimientos, que se pasan por la narrativa relacionando los sentidos de los tiempos que fundamentan la paradoja como un juego de las significaciones. Por lo tanto, estos juegos de significaciones son el proceso de la comprensión de la expresión. Así, tomaremos prestado conceptos de los estudios de Deleuze y de Guattari sobre la literatura, para poder comprender el funcionamiento de la novela, y los procedimientos de la narrativa y encontrar la forma de significación de la obra.
Palavras-chave: Análise literária. Teoria literária. Narrativa. Análise do discurso narrativo.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Oliveira , Jair Pereira de. "La muerte de Artemio Cruz", de Carlos Fuentes: uma leitura deleuzeana. 2015. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2711
Data de defesa: 3-Set-2015
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - JAIR PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf21.75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.