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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação inicial de professores de Ciências (Química e Física) para a Educação de Jovens e Adultos e o silenciamento dos cursos formadores
Autor: Montenegro, Dhiego Souto 
Primeiro orientador: Ataíde, Ana Raquel Pereira de
Primeiro membro da banca: Vale, Elizabete Carlos do
Segundo membro da banca: Medeiros, Laércia Maria Bertulino de
Terceiro membro da banca: Silva, Afrânio Gabriel da
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal verificar como as discussões da realidade da EJA se expressam dentro dos cursos de formação inicial de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Várias pesquisas tem demonstrado o silenciamento das IES em relação a essa realidade, constituindo assim a relevância para esse estudo. Para verificar tal objetivo foi necessário, no primeiro momento, observar os documentos oficiais (Pareceres e Resoluções) e técnicos (Projetos Político Pedagógico) que regem o curso de Licenciatura em Química e Física, a fim de tentar observar qual o perfil do educador químico e físico que se espera “formar” de tal curso. Num segundo momento, depois de compreendidas as intencionalidades dos documentos que orientam o curso, utilizamo-nos de entrevista semi-estruturada como instrumento principal de coleta de dados e da análise de conteúdo das entrevistas, a fim de verificar in loco o que os professores formadores têm a dizer sobre a formação voltada para essa realidade da educação de jovens e adultos. Os documentos analisados e as falas dos professores foram analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Diante disso, foi verificada a falta de orientação voltada para a EJA nos documentos oficiais (Pareces e Diretrizes) que orientam, por sua vez, os documentos técnicos (PPP) tornando esse diálogo ainda distante. Em relação as falas dos professores formadores ficou perceptível que para maioria dos entrevistados não há discussão que seja voltada para uma formação inicial específica para a modalidade EJA nos referidos cursos e tal fator tem oferecido obstáculo ao professor formador e aos professores em formação quanto ao enfrentamento dos desafios cotidianos de sua prática docente.
Abstract: The objective of this research was to verify how the reality of the EJA is expressed within the initial training courses in chemistry and Bachelor's degree in physics at the State University of Paraíba. Various research has shown the silencing of the IES with respect to that reality, and the relevance to this study. To check this objective it was necessary, in the first moment, observe the official documents (opinions and resolutions) and technical (Pedagogic Political Projects) governing the course of degree in chemistry and physics, in order to try to observe what the Chemical e Physical Educator profile expected to "form" of such a course. In the background, once understood the intentions of the documents that guide the course, so us of semi-structured interview as the main instrument of data collection and content analysis of interviews, in order to verify on the spot what the trainers have to say about training geared to this reality of adult and youth education. The documents reviewed and the lines of the teachers were analyzed through the technique of content Analysis (BARDIN, 1977). Before that, it was verified the lack of orientation toward the EJA in official documents (Opinios and Guidelines) which, in turn, the technical documents (PPP) making this dialogue still far. About the lines of teachers was noticeable that for most respondents there is a specific initial training to the EJA mode in these courses and such factor has offered obstacle to teachers about tackling the everyday challenges of their teaching practice.
Palavras-chave: Formação docente
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino de Ciências
Adult and youth education
Teaching science
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MONTENEGRO, D. S. Formação inicial de professores de Ciências (Química e Física) para a Educação de Jovens e Adultos e o silenciamento dos cursos formadores. 2016. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2687
Data de defesa: 24-Abr-2016
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