Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCandeia , Valdise de Assis Dantas-
dc.contributor.advisor1Araújo, Patrícia Cristina de Aragão-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:37:56Z-
dc.date.issued2014-09-25-
dc.identifier.citationCandeia , Valdise de Assis Dantas. A formação continuada de professores: repercussões na prática docente em Patos – PB. 2014. 131 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2672-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a importância da prática docente de professoras dos anos iniciais de escolas públicas da cidade de Patos – PB e suas experiências de formação como cursistas no Programa Pró-letramento no curso de Alfabetização e Linguagem. Nossa proposta é refletir sobre as implicações decorrentes dessa experiência formativa no programa e nas ações pedagógicas que as mesmas desenvolvem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Desta forma, buscamos discutir as repercussões na prática docente nos anos 2011 e 2012 do Pró-letramento nesta cidade. O objetivo geral deste estudo é, pois, investigar a aplicabilidade do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Pró-letramento, na área de Alfabetização e Linguagem na prática pedagógica de professoras na rede pública da cidade de Patos-PB . Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujos corpus foram questionários, portfólios, planilhas e documentos oficiais, relativos ao objeto pesquisado. O estudo fundamenta-se nas abordagens desenvolvidas por Gatti (2011), Tardif (2009), Nóvoa (2009), Kleiman (2008), Saraiva (2001) e Soares, (2004). O Pró-letramento representa uma oportunidade de aprimoramento das metodologias relacionadas às questões do letramento e alfabetização de crianças nos anos iniciais. Constatamos que embora o programa apresente dificuldades que foram observadas ao longo dessa pesquisa e confirmadas através das narrativas das cursistas, compreende um avanço na formação continuada das docentes.por
dc.description.abstractThis research addresses the importance of teaching practice of elementary public school teachers in the city of Patos - PB and their experiences as a teacher and students in the Pró-letramento (Pro-Literacy) Program in Language and Literacy course. Our proposal is to reflect on the implications of this formative experience in program and educational activities that they develop in the early years of elementary school. With this, we tried to discuss the impact of teaching practice in the years of 2011 and 2012 Pro-Literacy (Pró-letramento) Program. The aim of this study is to sift the applicability of the Continued Elementary Teacher Formation Program: Pro-literacy, in the area of Alphabetization and Language in the pedagogical practice of teachers in the public schools of the city of Patos - PB. This is a qualitative research study of case, which questionnaires, portfolios, spreadsheets and official documents relating to the object searched were used. The study is based on approaches developed by Gatti (2011), Tardif (2009), Nóvoa (2009), Kleiman (2008), Scott (2001) and Smith (2004). The Pro-literacy (Pró-letramento) represents an improvement of methodologies related to issues of literacy of children in the early years. Evidence although this program presents difficulties that were observed throughout this study and confirmed by the narratives of the course participants, it still represents an advancement in continuing education of teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Lima (andressa@uepb.edu.br) on 2016-10-21T16:30:53Z No. of bitstreams: 1 PDF - Valdise de Assis Dantas Candeia.pdf: 1180481 bytes, checksum: 49b80ad5cbb233029d10064253ee2e91 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:37:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Valdise de Assis Dantas Candeia.pdf: 1180481 bytes, checksum: 49b80ad5cbb233029d10064253ee2e91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:37:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Valdise de Assis Dantas Candeia.pdf: 1180481 bytes, checksum: 49b80ad5cbb233029d10064253ee2e91 (MD5) Previous issue date: 2014-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5717/PDF%20-%20Valdise%20de%20Assis%20Dantas%20Candeia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docente. Ensino fundamental. Alfabetização infantil.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA formação continuada de professores: repercussões na prática docente em Patos – PBpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdise de Assis Dantas Candeia.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.