Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2670
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desejo e o medo: elementos configuradores da subjetividade homoerótica em narrativas ficcionais da literatura brasileira
Autor: Adriana Braz de Souza
Primeiro orientador: Souza, Adriana Braz de
Resumo: O trabalho em questão consiste na análise de narrativas de ficção homoerótica, destacando a forma como se apresentam o desejo e o medo nas personagens, através da linguagem, dos comportamentos, e das relações interpessoais. O objetivo foi demonstrar a tendência de um desejo por vínculos e um medo instaurador do fracasso, da frustração, emoções que tecem uma (est)ética, um fio condutor que perpassa essas narrativas. Demonstrou-se também que na literatura homoerótica há um padrão de conduta e de relacionamentos associados à crise de confiança preconizada por Giddens (2008) e Dias (2007) e ao medo de intimidade que acomete o gay numa época líquido-moderna, tomando de empréstimo o termo cunhado por Bauman (2008). Por tratar de temas complexos do desejo e do medo, recorreu-se à Psicanálise, através de Freud (2006), Elia (1995) e Lacan (1985 e 1995). Mas fundamentou-se o trabalho numa sociologia das emoções. Buscou-se, no interior dessas obras, estruturas psíquicas das personagens gays que se diferenciam em sua constituição da lógica heteronormativa e apresentam um aspecto particular do desejo, o desejo gay, cuja compreensão extrapola um sentido meramente sexual ou afetivo. Na perspectiva de Silva (2006, 2007, 2008), Barcellos (2006), e Lopes (2002, 2004), é preciso problematizar os ―interditos‖ nas narrativas do homotexto e trazer à tona essa ―escrita de si‖. Num cenário pós-moderno, optou-se por não ficar excluídos do contexto de mudança e decidimos por uma poética do desejo e do medo nas narrativas homoeróticas.
Abstract: El trabajo en questión consiste en la conclusión teórica de narraciones de ficciones homoeroticas, delineando la forma como se presentan el deseo y el miedo en los personajes, cerca de la lenguajen, de los comportamientos, y de las relaciones interpersonales. El objetivo es poner de manifiesto la tendência, de un deseo por vínculos y un miedo instaurador de lo fracaso, de la frustración, emociones que tejen una (est)ética, un filo conductor que entrelazase con estas narrativas. Demostramos también que en la literatura de lo homoerotismo hay un padrón de conducta y de relación asociados a la crisis de confianza profesada por Giddens (2008) y Dias (2007) y al miedo de la intimidad que acomete el homosexual en una época líquido-moderna, adoptando la palabra acuñada por Bauman (2008). Por tratarmos de temas complejos de lo deseo e de lo miedo, recurimos a la Psicoanálisis, al lado de Freud (2006), Elia (1995) e Lacan (1985 e 1995). Todavía recurrimos fundamentalmente a una sociologia de las emociones. Buscamos, en el interior de esas obras, estructuras psíquicas de las personajes homossexuales que diferencianse en su constituición de la lógica heteronormativa y que presentan un aspecto particular de lo deseo, el deseo homossexual, cuya comprensión extrapola una significación meramente sexual o afetivo. En la perspectiva de Silva (2006, 2007, 2008), Barcellos (2006), y Lopes (2002, 2004), es necesario problematizar los ―interdictos‖ en las narraciones de lo homotexto y traer a la superfície ésa ―escritura de si mismo‖. En un escenario posmoderno, optamos por no quedarse excluidos de ese contexto de alteración y decidimos emprender una poética de lo deseo y de lo miedo en las narraciones de lo homoerotismo.
Palavras-chave: Literatura brasileira. Homoerotismo. Literatura - ficção.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Adriana Braz de Souza. O desejo e o medo: elementos configuradores da subjetividade homoerótica em narrativas ficcionais da literatura brasileira. 2009. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2670
Data de defesa: 6-Jul-2009
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Braz de Souza.pdf920.01 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.