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Tipo do documento: Dissertação
Título: O programa Mais Educação como política pública de educação integral
Autor: Oliveira, Shelzea Maria Bezerra
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Resumo: Esta pesquisa enfoca o Programa Mais Educação, política pública de educação integral, que busca a ampliação da jornada escolar e a organização curricular.Atualmente o processo educacional passa por inúmeras mudanças e adequações para conseguir acompanhar a realidade do novo contexto multicultural no qual a escola está inserida e é nessa perspectiva que o programa visa ampliar o tempo e o espaço educativo oferecendo práticas sócio-educativas no contra turno, integrando a comunidade e instituições, instigando a cooperação e o compartilhamento do processo de educar. Apresenta como objetivos identificar o nível de qualidade do ensino e aprendizagem após a implantação e execução do Programa Mais Educação numa escola pública do município de João Pessoa. Busca, também, analisar as novas oportunidades educativas criadas, bem como averiguar o papel da tecnologia como potencializador pedagógico nas atividades desenvolvidas. A pesquisa apresenta uma abordagem quanti/qualitativa e está caracterizada como um estudo de caso. Após análise dos dados, discussões e reflexões, são propostas ações alternativas para reduzir os problemas relacionados à formação integral dos educandos, como o uso inovador e democratizador da tecnologia como ferramenta de acesso ao saber, a interação e a integração em rede na comunidade, como caminho para a escola encontrar sua efetivação social de fato, tornando o conhecimento partilhável, de maneira que, a escola e a família possam vivenciar esse novo processo de fazer educação Esta pesquisa é composta por dois capítulos. O primeiro capítulo aborda a educação de tempo integral e as perspectivas inovadoras para o ensino e os aspectos teóricos do Programa Mais Educação. O segundo capítulo trata da pesquisa com seus aspectos metodológicos e da proposta de uso da tecnologia como potencializador pedagógico.
Abstract: This research focuses on the Mais Educação Program, and public policy of integral education that seeks to extend the school day and organization for curriculum. Nowadays, the educational process goes through numerous changes and adjustments to keep up with the reality of the new multicultural context where the school is located and according to this perspective that the program aims to increase the time and educational space offering social and educational practices in the counter round school, integrating the community and institutions, promoting cooperation and sharing of educational process. It presents to identify the level of quality of teaching and learning after deployment and execution of Mais Educação Program at a public school in the city of João Pessoa. It also seeks to analyze the new educational opportunities created as well as investigate the role of technology as a pedagogical potentiating the activities developed. The research presents a quantitative / qualitative approach and it is characterized as a case study. After analyzing the data, discussions and reflections, alternative actions have been proposed to reduce the problems related to the integral formation of the learners, such as democratization and innovative use of technology as a tool to access knowledge, interaction and integration through newtwork with the community as a way to school find their social effectiveness in fact, making the sharable knowledge, so that schools and families can experience this new process of making education. This research consists of two chapters. The first chapter addresses the full-time education and innovative approaches to teaching and the theoretical aspects of More Education Program. The second chapter deals with the research and its methodological aspects of the proposed use of technology as a pedagogical potentiating.
Palavras-chave: Educação. Política pública. Programa Mais Educação. Educação integral
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Oliveira, Shelzea Maria Bezerra. O programa Mais Educação como política pública de educação integral. 2014. 76f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2668
Data de defesa: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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