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dc.creatorDiniz, Marjorie Lopes Guimarães Loureiro-
dc.contributor.advisor1Araújo, Patrícia Cristina de Aragão-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:32:29Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.citationDiniz, Marjorie Lopes Guimarães Loureiro. Alfabetização e letramento na prática educativa da educação no campo: estudo de caso em classes multisseriadas (Campina Grande - PB). 2014. 134f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2666-
dc.description.resumoAs crescentes transformações culturais, sociais, políticas e tecnológicas na atual sociedade trouxeram, no final do século XX, o conceito de letramento, da mesma forma que contribuiu para ampliar o conceito de alfabetização, ambos considerados, neste contexto, uma das exigências da cidadania ativa. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho objetiva compreender a prática docente em classes multisseriadas da educação no campo com relação à alfabetização e à ampliação do letramento. Especificamente, objetiva analisar como os professores dessas classes estão promovendo, junto aos educandos, o trabalho com a leitura e a escrita. Como referencial teórico, trabalhamos com os estudos de Gatti (2009), Tardiff (2009), Tfouni (2010), Soares (2003), Arroyo (2011), Freire (2011), Marcuschi (2008) e consultamos, ainda, os documentos oficiais da educação básica, a fim de melhor compreender nosso objeto de estudo. A metodologia foi desenvolvida com base em uma pesquisa qualitativa com natureza etnográfica com ênfase em um estudo de caso em quatro escolas públicas municipais, localizadas na zona rural do município de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, realizamos entrevistas com quatro professoras dessas classes multisseriadas da educação no campo, bem como coletamos e selecionamos dados, tanto bibliográficos quanto observacionais, pertinentes à pesquisa. Entendemos que a pesquisa contribuiu para os estudos sobre o objeto analisado: prática de leitura e escrita na alfabetização em classes multisseriadas da educação no campo. Consideramos que a educação no campo com classes mulisseriadas nas turmas observadas, apresenta problemas referentes à alfabetização e ao letramento, muitas vezes, impossibilitando a formação de um leitor e escritor proficiente.por
dc.description.abstractThe growing cultural, social, political and technological changes in our society brought, in the late twentieth century, the concept of literacy, which increased the basic education practice and became one of the requirements for achieving active citizenship. Under this assumption, this paper aims to discuss teaching practices in multigrade classes in the countryside education with respect to basic education and the expansion of literacies. The proposal is to analyze how the teachers of these classes are promoting, with learners, the work with reading and writing. As the theoretical framework, we worked with studies of Gatti (2009), Tardiff (2009), Tfouni (2010), Soares (2003), Arroyo (2011), Freire (2011), Marcuschi (2008) and used, also, oficial documents of basic education, in order to better understand our object of study. The methodology was developed based on a qualitative research case study in four public schools located in the rural municipality of Campina Grande, Paraíba. To do so, we developed interviews with four teachers, in order to reflect on the practice of teaching of these teachers, in multigrade classes in countryside education. Thus, the final analysis of this study, was based on the collection and selection of data, both bibliographic and observation, relevant to the research. We consider in advance that the countryside education with multigrade classes, in the observed classes, shows problems related to basic education and literacy, often, preventing the formation of a proficient reader and writer in academic and social contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-25T11:39:30Z No. of bitstreams: 1 PDF - Marjorie Lopes Guimarães Loureiro Diniz.pdf: 26668645 bytes, checksum: c0aecd1c33be2f567555a37766dc2dd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:32:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Marjorie Lopes Guimarães Loureiro Diniz.pdf: 26668645 bytes, checksum: c0aecd1c33be2f567555a37766dc2dd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:32:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Marjorie Lopes Guimarães Loureiro Diniz.pdf: 26668645 bytes, checksum: c0aecd1c33be2f567555a37766dc2dd9 (MD5) Previous issue date: 2014-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5734/PDF%20-%20Marjorie%20Lopes%20Guimar%c3%a3es%20Loureiro%20Diniz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura. Alfabetização. Letramento. Prática docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAlfabetização e letramento na prática educativa da educação no campo: estudo de caso em classes multisseriadas (Campina Grande - PB)por
dc.typeDissertaçãopor
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