Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2665
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento digital na educação de jovens e adultos em Esperança - PB
Autor: Silva, Marilda Coelho da
Primeiro orientador: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: Esta dissertação faz uma abordagem acerca da contribuição do Letramento digital para a inclusão social de alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Considerando que são muitas as discussões recorrentes e pertinentes à Educação de Jovens e Adultos – EJA no sistema educacional brasileiro, assim como também é de fundamental importância os estudos e pesquisas emergentes nesta modalidade de ensino, ressalta-se fundamental as pesquisas que possam contribuir na qualidade do ensino na EJA, bem como a função social desta modalidade de ensino para as pessoas que não realizaram os estudos no tempo de escolarização regular. Neste contexto foi definido como problemática da pesquisa: o letramento digital contribui na inclusão social de alunos da EJA? Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar sobre a contribuição do letramento digital para inclusão social de alunos da EJA. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a trajetória da EJA no Brasil, o processo de letramento na EJA e o letramento digital na contribuição para inclusão social de alunos da EJA. O procedimento metodológico empregado na pesquisa empírica foi uma pesquisa-ação, através da qual aplicou-se uma sequência didática com os alunos da EJA na cidade de Esperança-PB, nesta a vivência de letramento digital foi desenvolvida através do uso do computador. A necessidade do aprofundamento teórico nos levou a busca de um embasamento em estudiosos das temáticas: letramento (SOARES, 2004, 2012), Letramento digital (BUZATO, 2007), tecnologias educacionais (MORAN, MASETTO e BEHRENS, 2013), EJA (FREIRE, 2011, 2013; HADDAD e DI PIERRO, 2000), sequência didática (DOLZ, NOVENAZ e SCHNEUWLY, 2004), metodologia da pesquisa Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2009), entre outros. De acordo com a pesquisa realizada foi possível perceber que os educandos da EJA, apesar de estarem em processo inicial de alfabetização, conseguiram através do computador produzir textos e expressarem sentimentos de autoestima e motivação para permanecerem na escola.
Abstract: This thesis makes an approach about the contribution of digital Literacy for social inclusion of students of adult and youth education-EJA and Youth Education. Whereas there are many recurring discussions and relevant to youth and adult education- EJA and Youth Education in the Brazilian educational system, as well as studies is fundamentally important and emerging research in this mode of education, emphasized the fundamental research that can contribute to the quality of teaching in Adult and Youth Education, as well as the function of this mode of teaching to people who conducted the studies at the time of regular schooling. In this context is defined as a problem of search: digital literacy contributes in social inclusion of students of the EJA? In this perspective, the objective of this study is to investigate about the contribution of digital literacy for social inclusion of Youth and students. To this end, a bibliographic survey about the trajectory of adult and youth education in Brazil, the process of literacy in Adult and Youth Education and digital literacy in contributing to social inclusion of Youth and students. The methodological procedure used in empirical research was a research-action, through which a didactic sequence was applied with the students of adult and youth education in the city of hope-PB, in this the experience of digital literacy was developed through the use of the computer. The necessity of deepening theoretical led us to search for a basement in scholars: literacy (Smith, 2004, 2012), digital Literacy (BUZATO, 2007), educational technologies (MORAN, MASETTO and BEHRENS, 2013), EJA (FREIRE, 2011, 2013; HADDAD and DI PIERRO, 2000), didactic sequence (DOLZ, NOVENAZ and SCHNEUWLY, 2004), research methodology Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2009), among others. According to the survey it was possible to notice that the students of adult and youth education, although they are in the process of initial literacy, made it through the computer to produce texts and express feelings of selfesteem and motivation to stay in school.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA. Letramento digital. Aprendizagem. Inclusão social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Marilda Coelho da. Letramento digital na educação de jovens e adultos em Esperança - PB. 2015. 97f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2665
Data de defesa: 29-Set-2015
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilda Coelho da Silva.pdf17.89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.