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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de ciências numa perspectiva bilíngue para surdos: uma proposta usando mídias
Autor: Duarte, Jamille Sousa
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Bispo da
Resumo: O presente trabalho foi instigado pelo ensino de ciências a surdos numa perspectiva bilíngue, no qual são objeto de reflexão questões a respeito de dificuldades encontradas pelos professores para lecionar a matéria. Para que pudéssemos ter acesso às principais dificuldades, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores que lecionam a surdos e, dentro da disciplina de ciências, foram identificados dois impasses: falta de material visual e escassez de termos. Na tentativa de solucionar esses impasses, investigamos através de pesquisas bibliográficas dois pontos essenciais: ensino de ciências e ensino de ciências para surdos, e diretrizes para a elaboração de uma videoaula que atendesse às expectativas apresentadas pelos professores. Com o propósito de construir a videoaula, seguimos três conceitos: uso da Libras como primeira língua e uso da Língua Portuguesa como segunda língua; glossário dos termos em Libras; videoaula contemplando a pedagogia visual. Para a construção, contamos com uma instrutora de Libras que nos auxiliou na criação dos termos em Libras e na apresentação das videoaulas, como também com um editor experiente no convívio e planejamento em Libras. Intentamos oferecer aos professores e, principalmente, aos estudantes surdos acesso a um material que lhes proporcione aprendizagem do conteúdo Animais Vertebrados. O material produzido pode beneficiar alunos e professores no processo ensino- aprendizagem. Apoiamo-nos para o desenvolvimento deste trabalho em teóricos como Dorziat (2005), Sacks (2002), Lima (2013), Quadros (2004), Sá (1999), Skliar (1990), Harrisson (1997), Gesser (2010), Fávero (2010) e Trevisan (2008). Considerando o andamento da pesquisa semiestruturada, a análise dos dados, a construção de um material pedagógico que contempla o visual e a língua natural dos surdos, concluímos que a proposta do material didático-tecnológico é importante e escasso na área, de modo que vem a facilitar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, contribuindo no acervo das escolas da Paraíba que têm surdos e divulgando um vocabulário rico no tema abordado em Libras.
Abstract: Este trabajo se instiga por la enseñanza de ciencia a sordos en una perspectiva bilingües donde los temas se reflejan en las dificultades que encuentran los profesores para enseñar la materia. Con en intuito de ser conocer las principales dificultades qué tienen los profesores de alumnos sordos fue hecha una encuesta semiestructuradas con aquéllos; en la enseñanza de ciencia fueron identificados dos problemas: poco recurso visual y escasez de términos. En la búsqueda de solucionar esos problemas, investigamos a través de pesquisas bibliográficas a cerca de dos puntos esenciales: enseñanza de ciencia y enseñanza de ciencia a sordos, y directrices para la preparación de un video clase, que cumpla con las expectativas presentadas por los profesores. Con el propósito de construir un vídeo clase, seguimos tres conceptos: uso de la Libras como primera lengua y uso de la Lengua Portuguesa como segunda lengua, glosario de los términos en Libras y video clase contemplando la pedagogía visual. Para la construcción tenemos una instructora de Libras que nos ayudó en la creación de términos en Libras y en la presentación del video clase, así como un editor con experiencia en el planeamiento de Libras. Intentamos ofrecer a los profesores y principalmente a los alumnos sordos acceso a un material que les proporcionen aprendizaje del asunto Animales Vertebrados. El material producido puede beneficiar a los estudiantes y los profesores en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Apoiamo-nos para el desarrollo de este trabajo en teórico como Dorziat (2005), Sacks (2002), Lima (2013), Quadros (2004), Sá (1999), Skliar (1990), Harrisson (1997), Gesser (2010), Fávero (2010), Trevisan (2008). Considerando el desarrollo de la encuesta semiestructurada, análisis de los datos, construcción de un material pedagógico que contempla el visual y la lengua natural de los sordos, concluimos que la propuesta del material didáctico tecnológico es importante y raro en el contenido de modo que viene a facilitar el proceso de enseñanza aprendizaje en aula de clase, contribuyendo en el acervo de las escuela de la Paraíba que tienen sordos y divulgando un vocabulario rico en tema sobre Libras.
Palavras-chave: Educação especial. Educação de surdos. Ensino de ciências. Libras. Videoaula
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Duarte, Jamille Sousa. Ensino de ciências numa perspectiva bilíngue para surdos: uma proposta usando mídias. 2014. 123f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2662
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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