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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso do facebook no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa
Autor: Serafim, Flávia Raquel dos Santos
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre a utilização do facebook como um recurso pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa, considerando-se que o processo de ensino-aprendizagem deve estar em consonância com novas práticas interacionais, reflexo da pluralidade de recursos verbais, visuais, sonoros e de culturas. Esta rede social funciona como uma plataforma colaborativa que apresenta diversas ferramentas de interação e suporta inúmeros gêneros textuais, em sua maioria, multimodais. Desta forma, objetivamos refletir sobre possibilidades de utilização do facebook nas aulas de Língua Portuguesa, a partir dos recursos interacionais e dos gêneros textuais em circulação nesta rede social. Especificamente, objetivamos desenvolver e aplicar um conjunto de atividades sistemáticas para estudo de um gênero textual específico e criar um grupo de discussão virtual como extensão do espaço físico da sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação numa turma do 2º ano do ensino médio da EEEFM José Bronzeado Sobrinho, localizada na cidade de Remígio, interior paraibano. Várias técnicas foram utilizadas no desenvolvimento desta pesquisa, classificada como qualitativa e pertencente ao ramo da Linguística Aplicada: observação participante no facebook, seguida de elaboração e aplicação de questionário e sequência didática na turma pesquisada. Tivemos como orientação estudos de Marcuschi (2003, 2005, 2008 e 2011), Dionísio (2011), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), Masetto (2000) Lévy (1999), e Rojo (2012) entre outros, que discutem sobre gêneros e suportes textuais, multimodalidade, sequências didáticas, mediação pedagógica, cibercultura e multiletramentos. O material coletado durante a pesquisa foi analisado através do método indutivo (MEDEIROS, 2004). Para avaliarmos as potencialidades do facebook como recurso pedagógico, relatamos como foram desenvolvidas as atividades propostas pela Sequência Didática, que proporcionou um estudo do gênero textual reportagem, e fizemos uma análise das ações realizadas nesta rede social como extensão do espaço físico da sala de aula. Constatamos que os recursos interacionais do facebook, juntamente à diversidade de gêneros textuais compostos por elementos verbais, visuais e sonoros, em circulação neste suporte, exerceram um importante papel no processo de ensino-aprendizagem. Destacamos a importância dos comentários das publicações, que propiciaram a manutenção dos temas debatidos, tornaram-se um meio para discussão dos textos e favoreceram a mediação pedagógica. Além disso, ofereceram um espaço democrático para exposição de ideias, críticas e sugestões, entre outros. As ações realizadas no grupo de discussão no meio virtual compuseram um portfólio do trabalho realizado. Assim, pudemos mostrar que utilizar elementos subjugados pela escola, por não corresponderem aos objetivos do ensino tradicional, é possível e, aliás, necessário, mediante a pluralidade cultural, tecnológica e de linguagens, que vivenciamos no século XXI.
Abstract: This work presents a reflection on the use of facebook as a teaching resource in Portuguese Language classes, considering that the process of teaching and learning should be in line with new interactional practices, reflecting the plurality of resources verbal, visual, audible and cultural. This social network works as a collaborative platform that features several interactive tools and supports many text genres, mostly multimodal. Thus, we aimed to reflect on possibilities for using facebook in Portuguese Language classes, from the interactional features and textual genres in circulation in this social network. Specifically , we aimed to develop and apply a set of systematic activities for the study of a particular genre and create a virtual discussion group as an extension of the physical space of the classroom . Thus, we performed an action research class in the 2nd year of high school EEEFM José Bronzeado Sobrinho, located in Remigio , on interior of Paraíba. Several techniques were used in the development of this research, classified as qualitative end belonging to the branch of Applied Linguistics: participant observation on facebook, followed by drafting and application of queionnaire and instructional sequence in the class researched. We had such guidance Marcuschi studies (2003 , 2005, 2008 a nd 2011 ), Dionysus (2011 ), Dolz ; Noverraz and Schneuwly (2004 ), Masetto (2000 ) Lévy ( 1999) and Rojo (2012 ) among others, who argue about genres and textual media, multimodality, didactic sequences, pedagogical mediation, cyberculture and multiliteracies. The material collected during the survey was analyzed using inductive method (Medeiros , 2004) . To evaluate the potential of Facebook as a pedagogical resource, we reported how the proposed activities were developed according with the didact sequence, provided that a study of genre reporter, and did an analysis of the actions taken in this social network as an extension of the physical space of the classroom. We note that the interactional features of facebook together the diversity of textual genres consist of verbal , visual and sound elements in this support, played an important role in the teaching -learning process . Emphasize the importance of reviews of publications, which enabled the maintenance of the topics discussed, became a medium for discussion of texts and favored the pedagogic mediation. Additionally, a democratic space offered for display of ideas, criticisms and suggestions, among others. The actions taken in the discussion group in the virtual environment comprised a portfolio of work done. Thus, we show that using elements subdued by the school, because they do not correspond to the goals of traditional education, it is possible and indeed necessary, through cultural, technological and plurality of languages , which we experience in the XXI century.
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Facebook. Recurso pedagógico. Gêneros textuais.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Serafim, Flávia Raquel dos Santos. O uso do facebook no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2014. 112f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2653
Data de defesa: 28-Mar-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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