Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2652
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção da autoria em carta argumentativa - produção de alunos do ensino médio |
Autor: | Silva, Francisco de Assis Soares da |
Primeiro orientador: | Leandro, Maria de Lourdes da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a construção da autoria em cartas argumentativas, produção de alunos do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, no município de Juripiranga/PB. Investiga no processo do escrever textos as condições de instauração e desenvolvimento do lugar de autoria do aluno escritor. Situado no contexto da lingüística aplicada, esse trabalho fundamenta-se teoricamente nas contribuições das seguintes correntes linguísticas, entre elas, a teoria de gênero de discurso de Bakhtin, a concepção de gênero textual, no domínio do discurso do argumentar de Marcuschi, bem como traz a contribuição da teoria da Análise de Discurso, abordando a concepção de autoria de Pêcheux. Nesse sentido, a análise que desenvolvemos é de natureza qualitativa e trabalha dados gerados no desenvolvimento de uma sequência didática, focalizando, no ensino de língua portuguesa, o desenvolvimento de uma prática de produção de texto escrito, considerando o texto como lugar de materialização do sentido e do sujeito. A partir da análise do corpus da pesquisa, evidenciam-se nas produções do sujeito escritor (os alunos) aspectos linguístico-discursivos que configuram a posição de autoria no texto, quanto aos movimentos discursivos do sujeito no seu processo de identificação, desidentificação e contraidentificação. |
Abstract: | This research has as subject the construction of authorship in argumentative letters, work of students from the 3rd year of high school, from a public school in Juripiranga town, state of Paraíba. It investigates on the process of writing texts the conditions of establishing and development of the authorship place of the student writer. Set on the context of applied linguistics, this research is theoretically based on the contributions of current contentes linguistics in that field including Bakhtin's speech genre theory, the concept of textual genre, the speech domain of arguing of Marcuschi, as well as the contribution of the theory of Discourse Analysis, approaching theconception of Pêcheux authorship. In this sense, the analysis we have developed is of qualitative nature and it works data generated in the development of a didactic sequence, focusing on Portuguese language teaching, the development of a practice of writting text production, considering the text it self as a room of realization of the meaning and the subject. From the analysis of the corpus reaserching, it shows in the subject writer productions (the students) linguistic-discursive aspects that set the position of authorship in the text, as the discursive movements of the subject in his/hers process of identification, non identification, and identification counter. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada. Discurso. Carta argumentativa. Autoria |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Silva, Francisco de Assis Soares da. A construção da autoria em carta argumentativa - produção de alunos do ensino médio. 2014. 116f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2652 |
Data de defesa: | 10-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisco de Assis Soares da Silva.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.