Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Adília Uchôa de-
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio de Pádua Dias da-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:18:10Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.identifier.citationLima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to present a didactic sequence involving the use of reading and writing of lyric poetry at the early childhood education level (five years old children). It was held at two different institutions in Campina Grande, one being a public school and the other a private school. The goal is to show that it is possible for the teacher of that level of education to build a sequence using it as a guide that favors, in fields of experience, the ludic and the different kinds of communications, inherent paths for that age group. We take advantage of the lyric poetry for studies concerning the concept of literary literacy and the building of the didactic sequence as well as the intervention in the classroom. Methodologically, the research was oriented on the intercultural perspective by approaching the lyric poetry. The results presented here show us that the use of this didactic sequence can also promote the insertion of children in the literate world.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-20T18:56:43Z No. of bitstreams: 1 PDF - Adília Uchôa de Lima.pdf: 3508388 bytes, checksum: 527a6c299c728eeda947f0e57eaae6cd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:18:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Adília Uchôa de Lima.pdf: 3508388 bytes, checksum: 527a6c299c728eeda947f0e57eaae6cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:18:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Adília Uchôa de Lima.pdf: 3508388 bytes, checksum: 527a6c299c728eeda947f0e57eaae6cd (MD5) Previous issue date: 2014-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5722/PDF%20-%20Ad%c3%adlia%20Uch%c3%b4a%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleLetramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva interculturalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adília Uchôa de Lima.pdf3.43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.