Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2645
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Geografia na era digital: uma experiência em sala de aula
Autor: Silva, Antonio Gregório da
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de investigar o nível de compreensão dos alunos no tocante a alfabetização cartográfica no 6º ano do Ensino Fundamental passando da teoria à prática, com o auxílio das ferramentas digitais disponibilizadas através do Google Earth, abordando as interseções entre aprendizado e experiências. Procuramos desenvolver com os alunos participantes, a noção espacial e a representação cartográfica, comparando diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, imagens de satélite, fotografias aéreas e tridimensionais partindo de estratégias educacionais e lúdicas, aliadas ao letramento digital, possibilitando as crianças egressas da 1ª fase do Ensino Fundamental o acesso às mídias digitais, através dos laboratórios de informática cujos equipamentos servem de auxílio para uma aprendizagem mais significativa, favorecendo o domínio das tecnologias e o despertar do interesse dos educandos pela cartografia escolar. Pensando nisso, este trabalho poderá promover o estímulo dos estudantes às mais diversas formas de leitura, além de desenvolver a linguagem cartográfica como elemento educativo formador de novas práticas e habilidades em salas de aula.
Abstract: Esta disertación tiene como objetivo investigar el nivel de comprensión de los estudiantes en relación con la cartografía la alfabetización en el sexto año de la Escuela Primaria pasando de la teoría a la práctica, con la ayuda de las herramientas digitales disponibles através del Google Earth, aproximarse a las intersecciones entre aprendizaje y experiencias. Buscamos desarrollar los estudiantes que participan en este estudio, la noción espacial y la representación cartográfica, la comparación de los diferentes tipos de representación de la superficie terrestre: mapas, imágenes de satélite, fotografías aéreas y las estrategias didácticas y lúdicas de ruptura en tres dimensiones, aliados a la alfabetización digital, lo que permite niños liberados la primera fase del acceso a la escuela primaria a los medios digitales a través de los laboratorios de cómputo que sirven para ayudar a un aprendizaje significativo, fomentar el dominio de la tecnología y despertar el interés de los estudiantes por la cartografía escolar. Pensando en ello, este trabajo puede promover la estimulación de los estudiantes a diversas formas de lectura, así como el desarrollo del lenguaje cartográfico como elemento educativo la formación de nuevas prácticas y habilidades en las aulas.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Letramento digital. Alfabetização cartográfica. Google Earth.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Antonio Gregório da. Ensino de geografia na era digital: uma experiência em sala de aula. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2645
Data de defesa: 30-Abr-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Gregório da Silva.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.