Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPascoal, Alexandre dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8445493630557832por
dc.contributor.advisor1Barros, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5878098076288666por
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee2Lima, Damião de-
dc.date.accessioned2016-10-19T17:11:34Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.citationPASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624-
dc.description.resumoA História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino.por
dc.description.abstractHistory and Philosophy of Science (HFC) has gained ground as an instrument to facilitate the teaching / learning for teachers and students of the sciences. This phenomenon can be explained by the degree of difficulty to explain / understand some scientific principles, when exposed out of context. The HFCs, to situate the scientific changes in the historical and philosophical context, at the same time it facilitates understanding, enables interdisciplinary practice in the academic environment. Our work is part of this new trend and the central idea was to create an innovative proposal of teaching from a problem that we see in the physical education field; the difficulty of understanding the Second Law of Thermodynamics. To this aim, starting from the HFC and the context of the Industrial Revolution, we conducted a literature search of exploratory and qualitative character on the subject and situate the importance of Carnot machine and its relation to our problem. As a result, in addition to academic text, we built a paradidactic and a proposal for practical application in the classroom and hope that these instruments contribute to the construction of an innovative teaching proposal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-10-19T12:54:26Z No. of bitstreams: 1 PDF - Alexandre dos Santos Pascoal.pdf: 2352988 bytes, checksum: c311ea77167cf72630e47d718c89ef19 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-10-19T17:11:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Alexandre dos Santos Pascoal.pdf: 2352988 bytes, checksum: c311ea77167cf72630e47d718c89ef19 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-19T17:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Alexandre dos Santos Pascoal.pdf: 2352988 bytes, checksum: c311ea77167cf72630e47d718c89ef19 (MD5) Previous issue date: 2016-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5602/PDF%20-%20Alexandre%20dos%20Santos%20Pascoal.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectMáquina Térmica de Carnotpor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectThermodynamicseng
dc.subjectHeat Engine Carnoteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre dos Santos Pascoal.pdfPDF - Alexandre dos Santos Pascoal2.3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.