Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2623
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da história do Efeito Fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduação
Autor: Soares, Joana Menara Souza 
Primeiro orientador: Barros, Marcos Antonio
Primeiro membro da banca: Silva, Jean Paulo Spinelly da
Segundo membro da banca: Bastos Filho, Jenner Barreto
Resumo: Atualmente, muito se discute sobre a presença e a importância da História da Ciência (HC) no ensino de Física. Associada a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. Percebe-se, por outro lado, que alguns desses trabalhos não chegam ao professor, deixando-os a mercê de histórias distorcidas e/ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos (LD), o que termina por reforçar alguns conhecidos mitos científicos, transmitindo falsas concepções históricas a estudantes e professores. Assim, considerando a importância da HC, destacamos a relevância de se examinar a presença dessa inter-relação nos livros didáticos de Física para o ensino superior, verificando se há ou não umas transposições históricas adequadas, sobre o efeito fotoelétrico e como esses materiais, que visam formar o professor apresentam o contexto histórico do fenômeno em questão. A análise e discussão dos resultados aqui apresentados tomam como base alguns critérios que levam em consideração aspectos históricos do fenômeno e bem como da ciência, atentando para presença de mitos científicos e de relatos bibliográficos distorcidos sobre os cientistas envolvidos.
Abstract: Currently, much has been discussed about the presence and importance of the History of Science (HC) in teaching physics. Associado a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. It is clear, however, that some of these jobs do not come to the teacher, leaving them at the mercy of distorted stories and / or simplified, present in most textbooks (LD), which ends up reinforcing some known scientific myths, transmitting false historical concepts to students and teachers. So, considering the importance of HC, we highlight the importance of examining the presence of this interrelationship in Physics textbooks for higher education by checking whether or not a historical proper transpositions on the photoelectric effect and how these materials, which They aim to train the teacher present the historical context of the phenomenon in question. Analysis and discussion of the results presented here should be based on some criteria that take into account historical aspects of the phenomenon as well as science, noting the presence of scientific myths and distorted bibliographic reports on the scientists involved.
Palavras-chave: Efeito Fotoelétrico
História da Ciência
Ensino de Física
Livro Didático
Physics
Textbooks
History of Science
Photoelectric Effect
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOARES, J. M. S. Análise da história do Efeito Fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduação. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2623
Data de defesa: 19-Ago-2016
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Menara Souza Soares.pdfPDF - Joana Menara Souza Soares2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.