Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Eleutério, Lucimara de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9502842361957168 | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Silvanio de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 | por |
dc.contributor.referee1 | Geglio, Paulo César | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6014136500691921 | por |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Maria Betania Sabino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4154719055505498 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T16:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-03 | - |
dc.identifier.citation | ELEUTÉRIO, L. de F. Um estudo sobre as concepções de licenciados em relação ao ensino da Matemática. 2016. 141f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2548 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções dos estudantes de Licenciatura em Matemática, sobre a Matemática e seu ensino, bem como suas implicações para a prática pedagógica. Para alcançarmos esse objetivo tentamos responder as seguintes questões: Que concepções os licenciandos apresentam sobre a Matemática e seu ensino? Como essas concepções se relacionam com as perspectivas atuais do Ensino de Matemática? E como elas podem impactar a prática de sala de aula desses licenciandos, enquanto futuros professores de Matemática? A pesquisa é caracterizada como qualitativa, tendo como técnica para as análises dos dados o discurso do sujeito coletivo – DSC (LEFÉVRE & LEFÉVRE), que é uma proposta de organização e tabulação de dados qualitativos. O instrumento para o levantamento de dados foi um questionário aberto, aplicado a 13 licenciandos do sexto período de uma Universidade Pública do Estado da Paraíba. As análises nos permitiram verificar que a maioria dos licenciandos possui uma visão falibilista da Matemática e uma visão de ensino transmissivo atrelado a um slogan de ensino construtivista sem evidências precisas. Permitiu- nos também verificar que eles têm o desejo de mudar a realidade do ensino da Matemática, tornando-o prazeroso e apto a qualquer aluno. | por |
dc.description.abstract | This research aims to identify the conceptions of degree students in mathematics over the teaching of mathematics as well as their implications for teaching prac tice. To achieve this goal we try to answer the following questions: What conceptions undergraduates have about mathematics and its teaching? How these conceptions relate to the current prospects of Mathematics Teaching? How they can affect the practice of the classroom these undergraduates as future teachers of mathematics? The research is qualitative with the technique for the analysis of data the collective subject discourse – CSD (LEFÉVRE & LEFÉVRE),) which is a proposal for the organization qualitative data. The instrument for data collection was a questionnaire, applied to 13 undergraduates of the sixth period of a public university in the state of Paraíba. The analysis allowed us to verify that they have a fallibility view of mathematics and an educational vision linked to constructivist teaching. It allowed us to find that they have the desire to change the reality of mathematics teaching, making it pleasant and fit to any student. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-09-06T12:43:18Z No. of bitstreams: 1 PDF - Lucimara de Freitas Eleutério.pdf: 2440477 bytes, checksum: 323c938315d239b9f058e0b4df573988 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-09-06T16:56:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Lucimara de Freitas Eleutério.pdf: 2440477 bytes, checksum: 323c938315d239b9f058e0b4df573988 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-06T16:56:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Lucimara de Freitas Eleutério.pdf: 2440477 bytes, checksum: 323c938315d239b9f058e0b4df573988 (MD5) Previous issue date: 2016-02-03 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5374/PDF%20-%20Lucimara%20de%20Freitas%20Eleut%c3%a9rio.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | por |
dc.subject | Math education | eng |
dc.subject | Degree in Mathematics | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Um estudo sobre as concepções de licenciados em relação ao ensino da Matemática | por |
dc.title.alternative | A study about the conceptions of licensees in relation to the teaching of mathematics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucimara de Freitas Eleutério.pdf | PDF - Lucimara de Freitas Eleutério | 2.38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.