Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Georgia Simonelly Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8343832002556555por
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee1Barbosa, José Luciano Albino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595645010905448por
dc.contributor.referee2Costa, Antonio Roberto Faustino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402346165525365por
dc.date.accessioned2016-09-05T17:35:48Z-
dc.date.issued2015-05-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, G. S. L. Desenvolvimento e pós-graduação: Uma análise da visão contida no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) brasileiro. 2015. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2539-
dc.description.resumoO objetivo central da presente pesquisa é agendar uma discussão sobre a relação entre desenvolvimento e pós-graduação, a partir das estratégias de desenvolvimento sugeridas nos cinco documentos que compõem o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Estes planos fazem parte da política científica e tecnológica brasileira cuja primeira versão foi publicada em 1975 e a última edição em 2011, guiando as diretrizes da pós-graduação no país até 2020. Como procedimento metodológico foi utilizada a análise de conteúdo, direcionada de forma mais detida a quatro categorias de análise: ciência, tecnologia, pós- graduação e desenvolvimento. A ideia de que o avanço da ciência e tecnologia é um meio para superar o subdesenvolvimento e alcançar o progresso encontra-se presente na política adotada em todos os documentos analisados. Fica bastante evidente que a percepção de desenvolvimento presente no PNPG volta-se para integrar as atividades da pós-graduação ao sistema empresarial, buscando a inovação e a utilização da tecnologia para ganhar competitividade no mercado internacional, valorizando a ciência pela sua força produtiva. Os dados mostrados ao longo desta pesquisa apontam que não houve um avanço no desenvolvimento social tão significativo, mesmo diante do crescente investimento em C&T. Prova disto, é que entre 2000 e 2012 os dispêndios com a pós- graduação cresceram 389%, enquanto que no mesmo período o IDH brasileiro aumentou apenas 8%.por
dc.description.abstractThe main objective of this research is discuss the relationship between development and graduate from development strategies suggested in the five documents that rules the National Plan for Graduate Studies (PNPG). These plans are part of the Brazilian science and technology policy and had their first version published in 1975, the last edition published in 2011 and it provides the graduate’s guidelines in the country up to 2020. The methodological procedure used was content analysis, directed in a more detailed way to four categories of analysis: science, technology, graduate and development. The idea that the advancement of science and technology means to overcome underdevelopment and achieve progress is present in the policy adopted in all the analyzed documents. It is quite evident that the perception of this development in PNPG turns to integrate the activities of graduate to the enterprise system, seeking innovation and use of technology to become more competitive in the international market, valuing science for its productive force. The data shown throughout this study indicate that there has been no progress in social development as significant, despite the growing investment in S & T. Proof of this is that between 2000 and 2012 expenditures for the graduate grew 389%, while in the same period Brazil's HDI increased by only 8%.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-09-02T12:10:55Z No. of bitstreams: 1 PDF - Georgia Simonelly Lima Nascimento.pdf: 2194973 bytes, checksum: 6c8e0f1334d214ecad1d2bbd2dec181c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-09-05T17:35:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Georgia Simonelly Lima Nascimento.pdf: 2194973 bytes, checksum: 6c8e0f1334d214ecad1d2bbd2dec181c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-05T17:35:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Georgia Simonelly Lima Nascimento.pdf: 2194973 bytes, checksum: 6c8e0f1334d214ecad1d2bbd2dec181c (MD5) Previous issue date: 2015-05-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5338/PDF%20-%20Georgia%20Simonelly%20Lima%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDRpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano Nacional de Pós-Graduação - PNPGpor
dc.subjectPós-Graduaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectNational Plan for Graduate Studieseng
dc.subjectSocial developmenteng
dc.subjectPost-Graduateeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleDesenvolvimento e pós-graduação: Uma análise da visão contida no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGDR - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Georgia Simonelly Lima Nascimento.pdfPDF - Georgia Simonelly Lima Nascimento2.14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.