Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2445
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma leitura de jornada do herói em Grandes Artros Superman
Autor: Bezerra, Luiz Gustavo de Sá
Primeiro orientador: Ribeiro, Maria Goretti
Resumo: O mitólogo comparativo, Joseph Campbell, descobriu que os mitos basicamente compõem a mesma história, recontada, ad eternum, em inumeráveis variações. Na obra, O Herói de Mil Faces (CAMPBELL, 2007), são compiladas suas convicções mais recorrentes sobre a tradição oral e a literatura escrita, chegando a um denominador comum: o monomito. Esse conceito pode ser compreendido nos termos da Jornada do Herói, revelando narrativas cíclicas, que podem ser empregadas tanto na compreensão de problemas humanos quanto como norteadoras da escrita criativa. Não por acaso, são também o sustentáculo que ampara o objeto de estudo do presente trabalho: a história em quadrinhos, Grandes Astros Superman (MORRISON; QUITELY, 2012). A estória em tela está estruturada em doze capítulos independentes que, quando lidos na íntegra, permite-se uma série de alusões a Jornada do Herói, bem como a manifestação de remitologizações do herói mítico clássico/tradicional. Com efeito, o objetivo geral é verificar de que maneira os três atos do monomito de Campbell - chamado, provas e retorno - estão ocultos no texto e ilustrações da história em quadrinhos de Grandes Astros Superman. Por meio de pesquisa bibliográfica, o trabalho está organizado em três capítulos e perpassa, de forma acessória, o estudo de Meletínski (2002) sobre arquétipos literários; as construções elencadas no ensaio O Mito do Superman, de Eco (2015); e os conceitos de modernidade líquida, trabalhado por Bauman (2001), e a noção de mitopoeta por Ribeiro (2013). Observa-se que o Superman se posta como herói moderno/contemporâneo e se diferencia do herói mítico clássico/tradicional; sendo que o primeiro se apresenta como um sujeito cujos atos de heroísmo são ressaltados pelos fatos da contemporaneidade, o dinamismo e a imprevisibilidade típica de produções romanescas; já o segundo, está preso a um vórtice temporal que estabiliza ou imobiliza-o frente a novas possibilidades. Assim, enquanto o herói mítico “é”, o herói moderno vive em meio a um “pode ser”. Por outro lado, chega-se ao discernimento de que nas histórias em quadrinhos, objetos simbólicos – como o traje do Superman – não são reservados tão somente a narrativa, mas acabam amplificando a manifestação emocional do leitor diante da materialização de imagens e imaginário. Outrossim, identifica-se que a noção de produtor cultural – roteirista ou artista ilustrador – nas histórias em quadrinhos se enquadra na classificação que Ribeiro (2013) confere ao mitopoeta. No que toca a proposta de leitura de Grandes Astros Superman, constata-se que o monomito de Campbell não é totalmente seguido à risca, no sentido sincrônico capitular da estória, evidenciando que a estrutura da Jornada do Herói não precisa necessariamente se apresentar com tanta precisão. Por fim, conclui-se que essa história em quadrinhos se estabelece dentro do padrão do monomito enquanto forma, mas não como fórmula, permitindo que seções e subseções sejam excluídas, acrescentadas e até embaralhadas, sem arrefecer o mito do herói.
Abstract: The comparative mythologist Joseph Campbell found that the myths basically comprise the same story, retold, last forever, in myriad variations. In the book, The Hero with a Thousand Faces (CAMPBELL, 2007), are compiled their most recurrent convictions about the oral tradition and the written literature, reaching a common denominator: the monomyth. This concept can be understood in terms of the Hero's Journey, revealing cyclical narratives that can be used both in understanding human problems and as a guiding creative writing. Not coincidentally, they are also the backbone that supports the work of this subject: the comics, All-Star Superman (MORRISON, QUITELY; 2012). The story on screen is divided into twelve independent chapters that, when read in its entirety, allows a series of allusions to Hero's Journey and the remitologizações manifestation of the classic / traditional mythical hero. Indeed, the overall goal is to see how the three acts Campbell Monomyth - called evidence and return - are hidden in the text and illustrations of the comic of All-Star Superman. Through literature, the work is organized into three chapters and crosses, an ancillary way, the study Meletínski (2002) on literary archetypes; the buildings listed in the essay The Myth of Superman, Eco (2015); and liquid modernity concepts, worked by Bauman (2001), and the notion of mitopoeta by Ribeiro (2013). It is observed that Superman stands as a modern / contemporary hero and differs from classic / traditional mythical hero; the first of which is presented as a man whose acts of heroism are highlighted by the facts of contemporary, dynamism and unpredictability typical of Romanesque productions; already the second, is stuck in the middle of a temporal vortex that stabilizes and immobilizes it forward to new possibilities. So while the mythical hero "is" the modern hero lives in the midst of a "maybe." On the other hand, we arrive at the insight that in the comics, symbolic objects - like Superman costume - are not reserved solely the narrative, but end up amplifying the emotional reader demonstration outside the materialization of images and imagination. Furthermore, it is identified that the notion of cultural producer - illustrator writer or artist - in comic books fits the classification Ribeiro (2013) gives the mitopoeta. As regards the proposal of reading All-Star Superman, it appears that Campbell's Monomyth is not fully followed to the letter, the synchronic sense capitulate story, showing that the Hero's Journey structure need not necessarily be established so precisely . Finally, it is concluded that this comic is established within the standard monomyth as a form, but not as a formula, allowing sections and subsections are deleted, added and even shuffled without cool the hero myth
Palavras-chave: Monomito. Grandes Astros Superman. História em Quadrinhos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Bezerra, Luiz Gustavo de Sá. Uma leitura de jornada do herói em Grandes Artros Superman. 2016. 128 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2445
Data de defesa: 8-Abr-2016
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Gustavo de Sá Bezerra.pdf4.23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.