Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renan Gomes Trindade da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555570770874973por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.contributor.referee1Dias, Marcia Adelino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee2Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082por
dc.date.accessioned2016-08-17T15:30:19Z-
dc.date.issued2016-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, R. G. T. da. Game-based learning: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPORE. 2016. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2434-
dc.description.resumoDevido aos inúmeros obstáculos no ensino da evolução biológica e à ineficiência dos métodos tradicionais de aprendizagem para uma geração que vive em uma sociedade onde o fluxo de informação é frenético e constante, por causa das tecnologias digitais, surgem grandes e intensos desafios para os docentes que precisam aprender a utilizar os recursos atuais e inserir novas práticas metodológicas para motivar os alunos em suas aulas. Entre essas práticas, podemos destacar a game-based learning e a gamification como alternativas eficientes para resolver esse problema, pois os games são recursos digitais que podem estimular a aprendizagem devido à evidente preferencia dos alunos pela interatividade e pela dinâmica existentes nesses artefatos em relação a métodos unilaterais de aprendizagem praticados em algumas escolas. Nessa perspectiva, esta investigação objetivou avaliar a utilização do SPORE, um game comercial, como facilitador na introdução dos conceitos de evolução com alunos do oitavo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas da zona rural e da urbana das cidades de Campina Grande, Alcantil e Distrito de Lagoa de Jucá. Para atingir os objetivos desta investigação, ela foi dividida em cinco etapas: a pesquisa literária, análise do game, aplicação da metodologia em sala de aula, intervenção com os professores através de um minicurso, produção do manual digital e análise dos dados. A análise dos dados deixou claro que esse game, apesar de suas falhas, pode servir de ferramenta para estimular a aprendizagem dos discentes e promover o interesse pela ciência, auxiliando na introdução e na discussão da evolução biológica com alunos do ensino fundamental. Contudo, sinalizamos que, embora tenha potencial para estimular a aprendizagem, os professores precisam, primeiramente, dominar o conteúdo, ter destreza para utilizar os recursos digitais e avaliar o recurso previamente antes de introduzi-lo em sala de aula. A pesquisa mostrou, ainda, que existem muitos fatores que afetam a educação em nosso país e não é apenas com a implementação de recursos digitais, como os games, que os problemas serão resolvidos. Considerando as análises aqui tecidas, esperamos que esta investigação possa colaborar, de alguma forma, para que o SPORE e outros games sejam utilizados no contexto educacional.por
dc.description.abstractDue to the numerous obstacles in the teaching of biological evolution and the inefficiency of traditional methods of learning for a generation that lives in a society where the flow of information is frantic and steady, because of digital technologies, there are large and intense challenges for teachers who They need to learn to use existing resources and enter new methodological practices to motivate students in their classes. Among these practices, we can highlight the game-based learning and gamification as efficient alternatives to solve this problem because the games are digital resources that can stimulate learning because of the obvious preference of students for existing interactivity and the dynamic these artifacts in relation to unilateral learning methods practiced in some schools. From this perspective, this research aimed to evaluate the use of SPORE, a commercial game, as a facilitator in introducing the concepts of evolution to students in the eighth grade of elementary school. The research was conducted in three schools from rural and urban zone of the cities of Campina Grande, Alcantil and district of Lagoa do Juca. To achieve the objectives of this research, it was divided into five stages: literary research, game analysis, application of the methodology in the classroom, intervention with teachers through a short course, production of a digital manual and data analysis. The analysis of the data made it clear that this game, despite its flaws, can serve as a tool to stimulate the learning of students and to promote interest in science, assisting in the introduction and discussion of biological evolution with elementary school students. However, signaled that although it has the potential to stimulate learning, teachers need, first, master the content, have ability to use digital resources and evaluate the resource previously before introducing it into the classroom. The research also showed that there are many factors that affect education in our country and not only with the implementation of digital resources such as games, that problems will be solved. Considering the analysis here woven, we hope that this research can contribute in some way to the SPORE and other games are used in the educational context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-08-15T17:04:54Z No. of bitstreams: 1 PDF - Renan Gomes Trindade da Silva.pdf: 3137930 bytes, checksum: c0a466013c06092789728f6c5b3eec53 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-08-17T15:30:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Renan Gomes Trindade da Silva.pdf: 3137930 bytes, checksum: c0a466013c06092789728f6c5b3eec53 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T15:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Renan Gomes Trindade da Silva.pdf: 3137930 bytes, checksum: c0a466013c06092789728f6c5b3eec53 (MD5) Previous issue date: 2016-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5045/PDF%20-%20Renan%20Gomes%20Trindade%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectJogo educacionalpor
dc.subjectGame-based learningpor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectEvolução biológicapor
dc.subjectBiological evolutioneng
dc.subjectGame-based learningeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleGame-based learning: Brincando e aprendendo conceitos de evolução com o game SPOREpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Gomes Trindade da Silva.pdfPDF - Renan Gomes Trindade da Silva3.06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.