Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2325
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapa aberto para uma ecologia científico-poética
Autor: Assis, Mayara Larrys Gomes de 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Segundo membro da banca: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Terceiro membro da banca: Pereira, Wani Fernandes
Resumo: As ciências são construções humanas ordenadas a partir de modelos cognitivos distintos como, por exemplo, os saberes científicos e os saberes da tradição. Em sua essência esses saberes resultam de processos que fragmentam e dissociam o todo em partes para ordenar conhecimentos cada vez mais específicos, partindo de concepções parciais de mundo. Apesar da fragmentação ser um mecanismo necessário para a construção de conhecimento, é preciso investir em um exercício de religação – tanto dos saberes quanto dos seus modelos distintos de construção. Esse diálogo torna possível compreender a ecologia a partir da diversidade e da dinâmica não apenas entre espécies, mas, também, entre saberes. A pesquisa teve como objetivo constelar algumas possibilidades de operar este diálogo entre os saberes científicos e os saberes da tradição, tecendo pontos para um mapa aberto da ecologia do semiárido nordestino. Para isso foram utilizadas duas matrizes: 1) livros e artigos científicos, representando a narrativa de uma ciência analítica, paradigmatizada; e 2) fragmentos das músicas de Luiz Gonzaga, representando uma narrativa mais próxima da lógica do sensível. Este segundo eixo foi delineado a partir de uma cartografia da obra do autor, considerando apenas composições autorais e músicas que traçavam leituras sobre dinâmicas ecológicas. Estes filtros possibilitaram o delineamento amostral de 19 músicas, lançadas entre 1947 e 1989, a partir das quais procedi a uma análise temático-lexical (BARDIN, 2011). Os diálogos propostos entre as narrativas musicais de Luiz Gonzaga e os referenciais das Ciências paradigmatizadas mostram indícios de mestiçagens possíveis entre cultura científica e cultura da tradição na ordenação de conhecimentos sobre dinâmicas ecológicas.
Abstract: Sciences are human constructions ordered from different cognitive models such as the scientific knowledge and the traditional knowledge. In essence, this knowledge result from processes that fragment and dissociate the picture into small parts, built from partial conceptions of the world. Despite this fragmentation is a necessary mechanism to knowledge building, it is necessary to invest an exercise of reconnecting what is known in both knowledge construction models. This dialogue opens possibilities to understand ecology from a diversity and dynamics point of view that is not limited on the species, but also on the knowledge. This research aimed to constellate some possibilities to operate this dialogue between scientific knowledge and traditional knowledge, weaving points to an open map of a Brazilian‟s northeastern semi-arid ecology. In order to do this, we used two approaches: 1) books and scientific articles, representing the narrative of an analytical science; and 2) song fragments of Luiz Gonzaga‟s lyrics, representing a more sensitive logic of the environment. This second approach was designed in the frameworks of a cartography, considering only copyrighted compositions and songs related to ecological dynamics. Using these filters was sampled 19 songs, released between 1947 and 1989, from which I proceeded a lexical analysis (Bardin, 2011). This dialogue between the musical narratives of Luiz Gonzaga and the references of a standard view of Sciences has shown possible ways of dialogue between scientific culture and traditional knowledge to woven discussions about the ecological dynamics.
Palavras-chave: Conhecimento popular
Conhecimento científico
Ecologia
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ASSIS, M. L. G. de. Mapa aberto para uma ecologia científico-poética. 2015. 106f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2325
Data de defesa: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Larrys Gomes de Assis.pdfPDF - Mayara Larrys Gomes de Assis23.64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.