Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, José Fernando de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722565402433881por
dc.contributor.advisor1Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418por
dc.contributor.referee1Braga, Marcos Antônio Barbosa-
dc.contributor.referee2Ataide, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.date.accessioned2016-06-13T20:29:01Z-
dc.date.issued2014-05-26-
dc.identifier.citationMELO, J. F. de. Tópicos de física moderna e contemporânea no Ensino Médio: Uma abordagem histórica e conceitual dos modelos atômicos. 2014. 530f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2299-
dc.description.resumoNas três últimas décadas as pesquisas na área de Ensino de Física têm apontado para a necessidade de utilização da Física Moderna e Contemporânea FMC no ensino médio como uma forma de se alcançar uma modernização e renovação dos conteúdos de Física nesse nível de ensino. No entanto, poucos reflexos têm chegado às salas de aula, e na maioria das vezes quando chegam, trazem consigo os mesmos problemas enfrentados pelo currículo anterior, tais como a formalismo matemático complicado, carga horária sobrecarregada ou a falta de uma formação adequada para os professores. Em meio a esses problemas o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática para trabalhar conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, utilizando como auxílio à história e filosofia da ciência. O episódio histórico estudado diz respeito ao desenvolvimento das investigações acerca da estrutura da matéria entre o final do século XIX e início do século XX, período de fortes mudanças conceituais na Física. Após a descrição da proposta didática, relatamos a experiência da aplicação da mesma em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Campina Grande.por
dc.description.abstractIn the last three decades the research in Physics Education have pointed to the need for the use of Modern and Contemporary Physics (MCP) in High School, as a way to achieve of the Physics’ modernization and renewal contents at this degree of education. However, a few reflections have come to the classroom, and most of the times when they arrive, bring with them the same problems faced like as the previous curriculum, such as complicated mathematical formalism, overburdened workload or lack of appropriate training for teachers. Between these problems, this paper aims to present a didactic proposal to work content (MCP) in High School, using as a support to the science’s history and philosophy. The historical episode studied concerns the development of research into the structure of matter between the late nineteenth and early twentieth century, a period of strong conceptual change in Physics. After a description of didactic proposal, we report the experience of applying it in a class of third year High School students in a school in the city of Campina Grande.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-25T12:46:44Z No. of bitstreams: 1 PDF - José Fernando de Melo.pdf: 5925346 bytes, checksum: 4c919034ad26f87993fd7f4b1c441f21 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-06-13T20:27:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - José Fernando de Melo.pdf: 5925346 bytes, checksum: 4c919034ad26f87993fd7f4b1c441f21 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-13T20:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - José Fernando de Melo.pdf: 5925346 bytes, checksum: 4c919034ad26f87993fd7f4b1c441f21 (MD5) Previous issue date: 2014-05-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4831/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Fernando%20de%20Melo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectModelos atômicospor
dc.subjectHistória da Físicapor
dc.subjectFísica Modernapor
dc.subjectFísica Contemporâneapor
dc.subjectAtomic Modelseng
dc.subjectHistory of Physicseng
dc.subjectContemporary Physicseng
dc.subjectModern Physicseng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleTópicos de física moderna e contemporânea no Ensino Médio: Uma abordagem histórica e conceitual dos modelos atômicospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Fernando de Melo.pdfPDF - José Fernando de Melo5.79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.