Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Eliane Brito de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268138T6por
dc.contributor.advisor1Penna, Maura Lucia Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760269P7por
dc.contributor.referee1Santiago, Idalina Maria Freitas Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763068Y7por
dc.contributor.referee2Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780005D0por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:23:42Z-
dc.date.available2009-05-13-
dc.date.issued2007-10-30-
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2173-
dc.description.resumoA problemática das relações entre diversidade cultural e cotidiano escolar vem conquistando um espaço cada vez mais crescente no meio acadêmico, tornando-se um tema de especial relevância na busca de uma escola verdadeiramente democrática. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, verificando como é tratada a pluralidade cultural em sala de aula, em escolas da rede municipal de Campina Grande-PB. Partimos da análise das diferentes concepções de multi/interculturalismo, bem como da proposta de Pluralidade Cultural como tema transversal, integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, elaborados pelo Ministério da Educação, no cenário da política educacional da década de 1990. Adotamos a pesquisa qualitativa, realizando um estudo multicaso, envolvendo duas escolas municipais de Campina Grande. A coleta de dados foi realizada a partir de observações em quatro turmas, sendo duas em cada uma das escolas selecionadas, focalizando a prática pedagógica das professoras. Em nossa investigação, verificamos uma dinâmica de trabalho que oscila entre posturas, práticas e discursos que ora reforça a homogeneização cultural, ora demonstra o interesse e/ou esforço das professoras para contemplarem a diversidade presente no cotidiano da sala de aula. A pesquisa possibilitou-nos evidenciar práticas pedagógicas que favorecem a construção de uma educação multi/intercultural crítica, fundamentada numa perspectiva dialógica, onde as diferenças possam conviver, embora também aponte inúmeros desafios a serem superados, diante do contexto histórico, político, econômico e sociocultural no qual estamos inseridos/as.por
dc.description.abstractInterest in the problems concerning the relationships between cultural diversity and school life is increasing in academic circles as a special theme within the search for a truly democratic school. The aim of this work was to analyze pedagogical practices of elementary school teachers, verifying how cultural plurality is treated in the classrooms of municipal schools of Campina Grande, Paraíba, Northeastern Brazil. The analysis initially focused on different conceptions of multiculturalism and interculturalism, as well as on the proposal of the cross-curricular theme Cultural Plurality, which is part of the national curriculum for elementary grades, emergent within the educational policy framework of the 1990s. A qualitative multicase study of two schools was carried, with data collection from the observation of four classrooms, two in each of the selected schools, focusing on teachers pedagogical practices. A pedagogical work dynamic that varied between postures, practices and discourses of cultural homogenization and attempts to contemplate the diversity present in the classroom was verified. Overall, the research evidenced pedagogical practices that favored the construction of a multi/intercultural critical education based on a dialogical and difference inclusive perspective, as well as challenges that still need to be overcome.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1_ElianeBritoDeLima_Intro_AnexoD.pdf: 3685528 bytes, checksum: ab82e1e5af861ef2f01cf024fb05684b (MD5) Previous issue date: 2007-10-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4108/1_ElianeBritoDeLima_Intro_AnexoD.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPluralidade/Diversidade Culturalpor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjecteducação interculturalpor
dc.subjectdiálogopor
dc.subjectcombate ao preconceitopor
dc.subjectCultural Plurality/Diversityeng
dc.subjectpedagogical practiceeng
dc.subjectintercultural educationeng
dc.subjectdialogueeng
dc.subjectfight against prejudiceeng
dc.subjectPluralidade/Diversidade Culturalpor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjecteducação interculturalpor
dc.subjectdiálogopor
dc.subjectcombate ao preconceitopor
dc.subjectCultural Plurality/Diversityeng
dc.subjectpedagogical practiceeng
dc.subjectintercultural educationeng
dc.subjectdialogueeng
dc.subjectfight against prejudiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titlePLURALIDADE CULTURAL: LIMITERS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICApor
dc.titlePLURALIDADE CULTURAL: LIMITERS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICApor
dc.titlePLURALIDADE CULTURAL: LIMITERS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICApor
dc.title.alternativelimits and possibilities in pedagogical practiceseng
dc.title.alternativelimits and possibilities in pedagogical practiceseng
dc.title.alternativelimits and possibilities in pedagogical practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_ElianeBritoDeLima_Intro_AnexoD.pdf3.6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.