Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2133
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma investigação sobre concepções de professores e uso da calculadora científica em sala de aula para a resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio
Autor: Fonceca, Ronnylson César de Oliveira 
Primeiro orientador: Menezes, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa
Segundo membro da banca: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos observar as questões voltadas para o uso da calculadora científica bem como, a exploração de algumas funções presentes apenas nesse tipo de máquina como as razões trigonométricas, exponenciais e logaritmos para uso em sala de aula. Tal trabalho surgiu da nossa preocupação em sala de aula em tentar mostrar que a Matemática pode ser trabalhada de maneira a despertar no aluno a curiosidade para desenvolver o seu aprendizado e, nessa busca, percebemos que a calculadora é um recurso que pode contribuir com um ensino-aprendizagem de Matemática focada na compreensão e no trabalho com atividades de resolução de problemas. Foi feita uma revisão de literatura baseada em trabalhos como os de Albergaria e Ponte (2008), Borba (1999), Laureano e Medeiros (2008), Mercê (2008), Ponte e Cebola (2008), Selva e Borba (2010), entre outros, voltados para a utilização da calculadora como recurso para resolver problemas. A pesquisa teve como questão norteadora saber de que modo professores do Ensino Médio, concebem e praticam atividades de resolução de problemas matemáticos utilizando a calculadora científica . O objetivo geral é compreender como a calculadora pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática para a resolução de problemas em sala de aula. Desse modo, trabalhamos com a proposta de um minicurso onde os professores participantes da pesquisa puderam partilhar sugestões e experiências após a aplicação das atividades em sala de aula. Escolhemos três casos para a observação seguindo alguns critérios da própria pesquisa para cada um ser um estudo de caso. Os resultados obtidos nessa pesquisa indicam essencialmente que os professores aceitaram a proposta de trabalho com a calculadora científica compreendendo a importância de destacar um espaço de sua rotina em sala de aula para aplicar atividades que possam estar direcionadas para o uso da calculadora como recurso para as aulas.
Abstract: In this research, we observed the issues facing the use of the scientific calculator as well as the exploration of some features found only in this type of machine as the trigonometric ratios, exponential and logarithms for use in the classroom. This work arose from our concern in the classroom to try to show that mathematics can be crafted in a way to arouse the student's curiosity to develop their learning and, in this search, we realized that the calculator is a resource that can help with teaching and learning of mathematics focused on understanding and working with problem-solving activities. A literature-based works such as Albergaria and Ponte (2008), Borba (1999), Laureano and Medeiros (2008), Mercê (2008), Ponte and Cebola (2008), Selva and Borba (2010) was taken, among others, focused on the use of calculators as a tool to solve problems. The research was guiding question to know "so that teachers of secondary education, design and practice of mathematical problem solving activities using the scientific calculator." The overall goal is to understand how the calculator can be used as a pedagogical tool for teaching mathematics to solve problems in the classroom. Thus, we work with the proposal of a short course where teacher s research participants were able to share tips and experiences after implementation of activities in the classroom. We chose three cases for observation following some criteria of the research itself for each one to be a case study. The results obtained in this study indicate that teachers essentially accepted the job offer with the scientific calculator understanding the importance to emphasize an area of your routine classroom to implement activities that may be directed to the use of the calculator as a resource for classes.
Palavras-chave: Calculadora científica
Resolução de problemas
Formação docente
Ensino Médio
Scientific calculator
Problem solving
High School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: FONCECA, Ronnylson César de Oliveira. Uma investigação sobre concepções de professores e uso da calculadora científica em sala de aula para a resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2133
Data de defesa: 29-Abr-2014
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronnylson Cesar de Oliveira Fonceca.pdf684.51 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.