Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Flávio Roberto Guimarães de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3581023135602940por
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee2Ferreira, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127189844478397por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:22:04Z-
dc.date.available2014-05-28-
dc.date.issued2010-12-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávio Roberto Guimarães de. Video and science teaching: a CTS view on the production of students. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1980-
dc.description.resumoO presente texto expõe os resultados obtidos a partir da pesquisa cujo objetivo era analisar a produção de vídeos a partir de conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, com ênfase em Física, por alunos da educação básica. A pesquisa tem natureza qualitativa, entretanto não se caracteriza, lato sensu com participante ou pesquisa-ação, embora utilize elementos significativos das duas opções metodológicas. Destacam-se em todos os momentos o estímulo à participação, ao trabalho em equipe e à produção solidária. Advoga-se, como hipótese forte do trabalho o aporte CTS onde as tecnologias e/ou produtos tecnológicos permitem a produção e edição de vídeos, dominantemente a serviço da sociedade de consumo, podendo ser apropriadas pelo sistema educacional e adequadas ao processo ensino/aprendizagem.por
dc.description.abstractThis paper presents the results obtained from research whose objective was to examine the production of videos from content related to science teaching, with emphasis on physics for students of basic education. The research is qualitative, but not characterized, or broadly with participant action research, although it uses significant elements of the two methodological options. Stand out at all times the encouragement of participation, teamwork and solidarity production. The argument is a strong hypothesis of work where the CTS input technologies or technological products enable the production and editing of videos, predominantly in the service of consumer society. It may be appropriate for the educational system and for the teaching / learning process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:22:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Flavio Roberto Guimaraes de Oliveira.pdf: 4623491 bytes, checksum: db33e739fcfb166445f6df39cbc51f43 (MD5) Previous issue date: 2010-12-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3982/PDF%20-%20Flavio%20Roberto%20Guimaraes%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectVideoeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleVídeo e ensino de Ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunospor
dc.title.alternativeVideo and science teaching: a CTS view on the production of studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flavio Roberto Guimaraes de Oliveira.pdf4.52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.