Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Débora Janaína Ribeiro e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3661223186534572por
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee1Ferreira, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127189844478397por
dc.contributor.referee2Costa, Antônio Roberto Faustino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402346165525365por
dc.contributor.referee3Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:22:02Z-
dc.date.available2014-05-28-
dc.date.issued2012-05-08-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Janaína Ribeiro e. Abordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentes. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1975-
dc.description.resumoO presente trabalho relata e discute uma experiência de utilização dos enfoques CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e da Matemática Crítica na formação de professores de matemática para o Ensino Médio. A experiência, também inspirada nas técnicas e procedimentos da pesquisa ação, foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (Campus IV, Monteiro-PB), no contexto do componente curricular Prática Pedagógica no Ensino de Matemática IV. A intervenção com base nos pressupostos da formação CTS e da Matemática Critica se deu após a verificação da compreensão de prática de ensino manifestada pelos alunos nos primeiros momentos da disciplina. Como resultado se obteve uma leitura diferenciada do ensino de matemática, uma tentativa importante de se valorizar a relação ciência-cotidiano-vida e planos de aula com propostas de contextualização circunstanciada dos conteúdos.por
dc.description.abstractThe present work reports and discusses an experience of use of CTS approaches (science, technology and society) and mathematics Score in training teachers of mathematics for high school. The experience also inspired search techniques and procedures, action was held with students of the degree course in mathematics at the State University of Paraíba (Campus IV, Monteiro-PB), in the context of the curricular component pedagogical practice in the teaching of Mathematics IV. The intervention on the basis of the assumptions of CTS training and mathematics Criticizes took after checking the understanding of teaching practice expressed by students in the first moments of discipline. As a result if obtained a differentiated reading, math education a major attempt to appreciate the everyday-life and science-lesson plans with detailed proposals for the contextualization of content.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:22:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Debora Janaina Ribeiro e Silva.pdf: 3132655 bytes, checksum: fede4fcc27a05f6438e69c408b84aa5e (MD5) Previous issue date: 2012-05-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3977/PDF%20-%20Debora%20Janaina%20Ribeiro%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAbordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Debora Janaina Ribeiro e Silva.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.