Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Marília Lidiane Chaves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844020127754345por
dc.contributor.advisor1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.advisor1LattesLINS, Abigail Fregnipor
dc.contributor.referee1Costa, Nielce Meneguelo Lobo da-
dc.contributor.referee1LattesCOSTA, Nielce Meneguelo Lobo dapor
dc.contributor.referee2Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:49Z-
dc.date.available2014-05-27-
dc.date.issued2011-09-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Marília Lidiane Chaves da. Colaboração e grupo de estudos: perspectivas para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática no uso de tecnologia. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1961-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo analisar a participação de seis professores de Matemática em um grupo colaborativo em formação a fim de proporcionar um ambiente que motivasse o desenvolvimento profissional e individual desses professores no uso pedagógico das tecnologias informáticas e identificar suas contribuições. A idéia de estabelecer um grupo de estudos surgiu de observações realizadas pela pesquisadora no próprio local de trabalho, as quais apontavam para o individualismo e o isolamento profissional como aspectos marcantes nas relações entre esses professores. As inquietações geradas a partir da observação da própria prática, marcada pela falta de diálogo e interação entre os colegas, aliado a questão da má utilização de alguns recursos tecnológicos disponíveis na instituição escolar, culminou no nascimento e estabelecimento de um ambiente de estudo, onde esses professores puderam investigar limites e possibilidades para o uso de software no ensino da Matemática. Nossos anseios por entender a complexidade do processo educativo, e das relações entre os professores que nele atuam, serviram de motivação para estudar em maior detalhe alguns dos aspectos que caracterizam as relações entre professores e como podem vir a trilhar caminhos em que novas propostas de trabalho possam ser criadas e aperfeiçoadas continuamente. Dessa forma, elaboramos um aporte teórico que oferece discussão acerca dos conceitos de desenvolvimento profissional, culturas de ensino, individualismo docente, colaboração e trabalho colaborativo. Aos poucos o Grupo criou identidade própria, viabilizando o trabalho colaborativo entre os professores como uma atividade cada vez mais natural. Os encontros com os professores ocorreram aos sábados, quinzenalmente, durante os meses de Março a Dezembro de 2010 e foram realizados no próprio local de trabalho. Ao final dos encontros, notamos que a participação no Grupo de Estudos possibilitou uma maior integração entre os professores participantes, o desenvolvimento de competências e habilidades na utilização de alguns software e, conseqüentemente, de alguns trabalhos e projetos em parceria, o que contribuiu para o desenvolvimento profissional. Finalmente, as relações mediadas pela colaboração entre os professores provocaram o aumento da confiança e o estabelecimento de vínculos de amizade, o que acarretou em mais segurança e autonomia profissional na prática pedagógica dos professores envolvidos.por
dc.description.abstractThis research study aimed to analyze the participation of six Mathematics teachers in a forming collaborative group in a way of achieving an environment which motivated the teachers‟ professional and individual development in the pedagogical use of technologies and to identify their contribution. The idea of establishing a study group came from the researcher‟s observations in the own working environment which shown to the individualism and to the professional isolation as strong aspects among the teachers. From the researcher´s observations, pointed by the lack of dialogue and interactions among the colleagues, along the issue of inadequate use of technological resources available in the school, provoked in the born and establishing of a study environment, where the teachers could investigate the limits and possibilities of the use of software in the Mathematics teaching. Our concern to understand the complexity of the educative process, and of the relation among the teachers acting on that, made us to feel motivated of studying in greater detail some of the aspects which characterize the relation among the teachers and how it can come to be ways that new working proposals can be created and be continually better. In this way, we developed a theoretical framework to offer a discussion on the concepts of professional development, teaching cultures, teacher individualism, collaboration and collaborative work. Little by little the Group created its own identity by making the collaborative work among the teachers possible and natural. The meetings with the teachers happened on Saturdays, every fifteen days, from March to December 2010 and were done in the school. By the end of the meetings, we noted that the participation in the Study Group make a greater integration among the teachers possible, the development of competencies and abilities in the use of some software and, consequently, of some joint work and project which contributed to the professional development. At last, the mediated realtion by the collaboration among the teachers provoked a higher confidence and the establishment of friendly links which brought more security and professional autonomy in the pedagogical practice of the teachers involved.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Marilia Lidiane Chaves da Costa.pdf: 2562119 bytes, checksum: 4df845bc312661642aefa5d3de77e6b1 (MD5) Previous issue date: 2011-09-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3941/PDF%20-%20Marilia%20Lidiane%20Chaves%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleColaboração e grupo de estudos: perspectivas para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática no uso de tecnologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilia Lidiane Chaves da Costa.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.