Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, José Nivaldo Mangueira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9355476480437559por
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee2Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070193023615764por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:47Z-
dc.date.available2014-05-09-
dc.date.issued2010-12-17-
dc.identifier.citationASSIS, José Nivaldo Mangueira de. Tópicos de astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informal. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1957-
dc.description.resumoEmbora presente nos mais variados campos de pesquisa e constituindo-se um dos mais fascinantes temas geradores com reconhecido potencial mobilizador, principalmente entre os jovens, a Astronomia ainda não encontrou o seu lugar no contexto do ensino de ciências brasileiro e nem se quer faz parte do currículo de nossa educação básica. Considerado este quadro, assumimos como hipótese que, o estudo de alguns tópicos de Astronomia pode alcançar resultados satisfatórios em salas de aulas do Ensino Médio. Assim, considerando algumas experiências já vivenciadas no ensino informal de Astronomia, neste trabalho investigamos as possibilidades e limitações de uma proposta para o ensino de alguns conteúdos de Astronomia, ministrados em conexão com outras ciências constantes do currículo das escolas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um grupo focal composto por oito estudantes da rede pública Estadual do Rio Grande do Norte da cidade de Passa e Fica. O grupo participou de aulas especiais que envolveram a realização de oficinas e utilização de tecnologias inovadoras. Nesse contexto os participantes foram convidados a uma avaliação contínua do processo, reunindo os subsídios necessários para a realização de uma pesquisa qualitativa que discutiu e analisou os resultados da aplicação de tópicos de Astronomia para estudantes através da confecção do Gnomon, do Relógio Solar, do Fogão Solar e da Luneta com Lente de Óculospor
dc.description.abstractPresente in various fields of research and becoming one of the most fascinating themes generators with recognized potential incentive, especially among young, the Astronomy has not found its place in the context of science teaching in Brazil and not even part of the curricullum of our basic education. Given this framework, we assume as hypotesis that the study of some topics of astronomy can achieve results satisfactory results in the classrooms of high school. So considering some experiences already lived in informal teaching of astronomy, this paper we investigate the possibilities and limitations of proposal for teaching some contents of astronomy, taught in connection with other sciences listed in the curriculum of schools. The survey was developed from a focus group composed of eight students from the public state of Rio Grande do Norte in the city of Passa e Fica. The group participated with special classes that involved workshops and use of innovative technologies. In this context the participants were invited to an ongoing evaluation process, gathering the necessary support to carry out a qualitative study that discussed and analyzed the results ofof the application of topics from astronomy to students through the making of Gnomon, Clock Solar, Stove Solar and Bezel with Lens Sunglasses.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jose Nivaldo Mangueira de Assis.pdf: 67462372 bytes, checksum: cc2959adde55c85922e1ab661b130f47 (MD5) Previous issue date: 2010-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3871/PDF%20-%20Jose%20Nivaldo%20Mangueira%20de%20Assis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectscholarly communicationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTópicos de astronomia no ensino médio: uma investigação a partir de um curso informalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Nivaldo Mangueira de Assis.pdf65.88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.