Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joab dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1803916478234921por
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rômulo Marinho do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0por
dc.contributor.referee1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee2Ferreira, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127189844478397por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:34Z-
dc.date.available2014-01-13-
dc.date.issued2012-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Joab dos Santos. The Oral History of the Constitution of an Identity of the Master in Teaching Science and Mathematics of the UEPB. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1937-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a constituição de uma identidade do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática/UEPB. O processo teórico-metodológico consta da composição do corpus documental formado por fontes orais, (entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores do curso que participaram da sua criação, implantação e desenvolvimento) seguindo o referencial teórico-metodológico da História Oral Meihy (1998), de uma apresentação do Curso, estrutura da grade de disciplinas e catalogação das dissertações (autor, orientador, ano de defesa, nível escolar, área de conteúdo, foco temático, linha de pesquisa, área de concentração, base teórico-metodológica e trabalhos finais), utilizando como referencial teórico Megid (1998), Observou-se que a identidade constitui-se na direção de uma maior formação na área de ensino, o que é corroborado pelas mudanças na grade curricular e pelos trabalhos finais, com grande incidência das técnicas educacionais (elaboração de metodologias, planos de curso para uso de ambientes virtuais, abordagens de conceitos, estudos com grupos de pesquisa), mesmo estas pesquisas tomando a imersão do professor em sua realidade escolar e seu conhecimento dos problemas nela existentes como pontos de referência para o desenvolvimento a ser proposto.por
dc.description.abstractThis work presents the constitution of an identity of Professional Master in Teaching Science and Mathematics/UEPB. The theoretical-methodological process is constituted by the composition of the documentary corpus consisting of oral sources, (semi-structured interviews carried out with the teachers who participated in their creation, implementation and development) following the theoretical-methodological reference of the Oral History Meihy (1998) based in one of the presentations of the course, structure of disciplines and cataloguing of dissertations (author, advisor, defense year, school level, content area, thematic focus, research line, area of concentration, theoretical-methodological base and final works), using as a theoretical reference Megid (1998). It has been observed that the identity is in the direction of greater training in the area of teaching, which is corroborated by the changes in the curriculum and the final works, with high incidence of educational techniques (elaboration of methodologies, current plans for use of virtual environment, conceptual approach, studies with research groups), even these researches taking the immersion of the teacher at his/her school reality and knowledge of the problems existing in it as reference points for the development to be proposed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Joab dos Santos Silva.pdf: 2557638 bytes, checksum: eb4c17cb37cdaf0038b24abd27ff6805 (MD5) Previous issue date: 2012-08-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3958/PDF%20-%20Joab%20dos%20Santos%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPós-Graduaçãopor
dc.subjectMestrado Profissionalpor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectProfessional Mastereng
dc.subjectTeaching of Scienceeng
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA história oral da constituição de uma identidade do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPBpor
dc.title.alternativeThe Oral History of the Constitution of an Identity of the Master in Teaching Science and Mathematics of the UEPBeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joab dos Santos Silva.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.