Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Aldia da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564212429854634por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.contributor.referee1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee2Ferreira, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127189844478397por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:20Z-
dc.date.available2013-09-09-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Aldia da. O fazer e o pensar dos professores de física egressos do MECM: contribuições das tecnologias digitais na formação continuada.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1912-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou investigar como estão sendo aplicadas as Tecnologias Digitais de informação e comunicação no Ensino de Física, por alunos concluintes do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, licenciados em Física, no que diz respeito às mudanças, limites e aprendizagem dos alunos1. Para tanto mapeamos a distribuição geográfica destes alunos/professores de forma a identificar as escolas ou instituições onde trabalhavam no momento da pesquisa e em seguida analisamos a atuação dos mesmos no seu espaço de trabalho, através de questionários, entrevistas e observações, nas quais consideramos: as inovações propostas e a aprendizagem dos alunos. Depois de reunir os dados utilizamos análise de conteúdo e a técnica de triangulação para exame dos dados. Para fundamentar o estudo dos dados nos guiamos por teóricos como Ausubel (2003) e Lévy (1999) e autores como Prensky (2007), Moran (2007), Nóvoa (2007), Tajra (2001), Tardif (2000), Freire (1998) e Esteve (1995), entre outros. Durante o levantamento e análise dos dados encontramos mudanças sensíveis na prática de parte dos professores, por exemplo, em afirmações e observação de que ao cursarem o mestrado usam mais ou com mais discernimento, recursos relacionados ao computador. Outros revelam mudanças apenas de concepção. Entre os que procuram utilizar recursos tecnológicos os resultados para aprendizagem dos alunos são sempre positivos, preterindo os limites como falta de tempo e de recursos ou ambientes adequados, neste sentido os professores apontam quais são as mudanças necessárias para implementação de estratégias de ensino/aprendizagem que incorporem as tecnologias digitais. Estes resultados nos fornecem uma amostra do quanto nosso mestrado está contribuindo para a qualidade na formação e na prática dos professores aqui formados, assim, também lançamos luz sobre a importância da formação dos professores para o uso das novas tecnologias. Colaborativamente com os objetivos do projeto Observatório da Educação trazemos na análise das entrevistas em profundidade, informações que permitem analisar os impactos da formação e prática dos professores mestres para melhoria na qualidade da educação básica.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how they are being applied to Digital Technologies Information and Communication in the Teaching of Physics, for students graduating from the Professional Master in Teaching Science and Mathematics UEPB, graduates in physics, with regard to changes, limits and learning students. For this map the geographical distribution of these students / teachers to identify the schools or institutions where they worked at the time of the survey and then analyze the performance of them in your workspace, through questionnaires, interviews and observations, in which we consider: proposed innovations and student learning. After gathering the data used content analysis and triangulation technique for analysis. To support the data analysis we are guided by theorists such as Ausubel (2003) and Levy (1999) and authors such as Prensky (2007), Moran (2007), Nóvoa (2007), Tajra (2001), Tardif (2000), Freire ( 1998) and Esteve (1995), among others. During the survey and analysis found sensitive changes in the practice of the teachers, for example, assertions and observations that the route the master's use more or with more insight, resources related to the computer. Others show only design changes. Among those who seek to use technology resources for learning the results of the students are positive always, abandoning limits as lack of time and adequate resources or environments, in this sense the teachers say what changes are necessary to implement strategies for teaching / learning incorporate digital technologies. These results provide us with a sample of how our master is contributing to the quality of training and practice of teachers trained here, and also shed light on the importance of training teachers to use new technologies. Collaboratively with the objectives of the project of Education bring in the analysis of in-depth interviews, which allow information to analyze the impact of training and practice of master teachers to improve the quality of basic education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Maria Aldia da Silva.pdf: 1166384 bytes, checksum: a71ef73b0ab7cd9a8ab410ddca6c0dd5 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3919/PDF%20-%20Maria%20Aldia%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO fazer e o pensar dos professores de física egressos do MECM: contribuições das tecnologias digitais na formação continuada.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aldia da Silva.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.