Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Jaene Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5761436189103949por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Ana Paula Bispo dapor
dc.contributor.referee1Ventura, Paulo Cézar Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5852419413412773por
dc.contributor.referee2Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:20:32Z-
dc.date.available2013-02-18-
dc.date.issued2012-12-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jaene Guimarães. O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1841-
dc.description.resumoNossa pesquisa busca minimizar um problema com relação à divulgação e à acessibilidade de materiais históricos potencialmente significativos no ensino de ciências, auxiliando professores interessados em realizar trabalhos em sala de aula e ao mesmo tempo discutir o papel da experimentação na física e a natureza da ciência com o uso de um episódio histórico. Escolhemos como episódio histórico o experimento de Henry Cavendish (1731-1810), que permite associar discussões sobre as tentativas de obter a densidade da Terra durante o século XVIII, o papel de destaque dos experimentos neste século e a lei da gravitação universal de Newton, entre outros. O episódio histórico será aprofundado considerando três perspectivas: a histórica, explorando o contexto em que o experimento foi desenvolvido, seus pressupostos, a descrição detalhada e os resultados obtidos; a epistemológica, discutindo o papel da experimentação no século XVIII e a conceitual, que versará sobre os conteúdos de movimento oscilatório, pêndulos, força restauradora, momento de inércia, segunda lei de Newton na forma angular, gravitação e torque. Nossa proposta consiste em usar um blogue como fonte de divulgação da pesquisa histórica, ferramenta que nos possibilitará uma ampla discussão com os interessados no assunto, auxiliando-os no uso do episódio em sala de aula. Propomos um material histórico interativo, onde os professores assim como seus alunos possam tirar dúvidas e comentar ao mesmo tempo online, facilitando o acesso e a aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research intends to address a lack of historical studies which can be useful to science teaching. We propose posting a historical episode on a blog to reach teachers who want to use history and philosophy in their classes. We chose the Henry Cavendish experiment about the density of the Earth as the historical episode and the methodology adopted was to divide the research into three distinct steps. First, we performed the historical and epistemological study about the episode. We looked for the primary and secondary sources which helped us to understand the experiment and the hypotheses already done proposed on about the value of the Earth s density and how it was related to the gravitational law proposed by Isaac Newton. Then, we considered how this episode can make explicit some aspects of the nature of science, such as the role of the experiment in the construction of a theory and the controversies about the value of the density during the 18th century. We also explored the physics concepts related to the Cavendish experiment such as the torsion pendulum, torque and moment of inertia. The second goal was to investigate why and how blogs are employed in science teaching and in the history of science. This investigation helped us define the necessary elements in our blog to interact with teachers and students and, at the same time, to propose a historical material based on specialized studies. The third step consisted of preparing the text and complementary activities to post on the blog and to complement the blog with pictures, drawings, sound files, original sources, etc. (http://lordecavendish.blogspot.com.br/). Because the nature of the blog is dynamic and in progress, this research is partly finished and will depend on the answers and suggestions posted in the future by the followers to know if it has achieved its purpose. The construction of the blog is only the first part of a bigger project that intends to inform science teachers of the history of science by an in-depth study and presentation of historical material.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jaene Guimaraes Pereira.pdf: 1924609 bytes, checksum: 4fe01fea06bc914063b3e3d3008fedd6 (MD5) Previous issue date: 2012-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3798/PDF%20-%20Jaene%20Guimaraes%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBloguepor
dc.subjectHenry Cavendishpor
dc.subjectHistória da Ciência e Ensinopor
dc.subjectBlogeng
dc.subjectHenry Cavendisheng
dc.subjectHistory of Science and Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleO blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendishpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaene Guimaraes Pereira.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.