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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1833
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Equação do primeiro grau em livros didáticos sob a ótica da teoria antropológica do didático |
Autor: | Barbosa, Edelweis José Tavares ![]() |
Primeiro orientador: | Lins, Abigail Fregni |
Primeiro membro da banca: | Santos, Marcelo Câmara dos |
Segundo membro da banca: | Andrade, Silvanio de |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar as possíveis mudanças sobre a introdução do conceito de equação do primeiro grau em livros didáticos brasileiros do Ensino Fundamental, sendo os mesmos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard e colaboradores, norteia teoricamente nossa pesquisa. Essa abordagem considera os objetos matemáticos não como existentes em si, mas como entidades que emergem de sistemas de práticas que existem em dadas instituições. Tratamosespecificamente de caracterizar as Organizações Matemáticase as Organizações Didáticas relativas ao conceito de equação do 1° grau, nos concentrando em duas coleções do 7º ano do Ensino Fundamental aprovadas nas avaliações de 1999, 2002, 2005, 2008 e 2011. Os resultados indicam que as organizações existentes nessas coleções nemsempre são feitas de forma a esclarecer as diferenças existentes entre os subtipos de tarefas trabalhadas, bem como as potencialidades das técnicas organizadas ou sistematizadas. Verificamos que as coleções não modificaram as praxeologias matemáticas ao longo das avaliações. Contudo, percebemos que os autores modificaram suas coleções em relação às praxeologiasdidáticas. |
Abstract: | The aim of this research study was to analyzing the possible changes on the introduction of the first degree equation concept in Brazilian second level textbooks, having them approved by the Textbook National Program (PNLD). In this sense, the Didactical Anthropological Theory (TAD), proposed by Chevallard and colleagues, based our research study theoretically speaking. This approach considers the mathematical objects not existent in them, but as entities which emerge from systems of practices that exist in certain institutions. We treat specifically of characterizing the Mathematical Organizations and the Didactical Organizations related to the concept of first degree equation, by focusing in two collections of the year 7 of second level approved in the 1999, 2002, 2005, 2008 and 2011 evaluations. The research results pointed out that the existent organizations in these collections were not always done in a way of clarifying the existent differences between the worked subtypes of tasks, as well as the potentialities of organized or systematized techniques. We verified that the collections did not modify the mathematical praxeologies along the evaluations. However, we noticed that the authors modified their collections in relation to the didactical praxeologies. |
Palavras-chave: | Livro didático Matemática Ensino de matemática Textbooks Mathematics Teaching Math |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Ensino de Física |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | BARBOSA, Edelweis José Tavares. Equação do primeiro grau em livros didáticos sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1833 |
Data de defesa: | 8-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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