Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Maria José Neves de Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833624342761282por
dc.contributor.advisor1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.advisor1LattesLINS, Abigail Fregnipor
dc.contributor.referee1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630por
dc.contributor.referee2Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:19:40Z-
dc.date.available2012-09-11-
dc.date.issued2011-09-09-
dc.identifier.citationMOURA, Maria José Neves de Amorim. Using the Computer and Internet in the construction of the Concept of Function: From the outside to the inside of Classroom. 2011. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1782-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal analisar a construção do conceito de função por alunos do Ensino Médio a partir das informações encontradas por eles na Internet, utilizando como referência textos pesquisados em sites sobre funções. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba, compõem o universo. Na pesquisa em questão foi realizado encontros em sala de aula. Para a realização da pesquisa participante nos apoiamos nas idéias de Lévy (1999) sobre o ciberespaço e na teoria de Vygotsky sobre a construção de conceitos científicos e espontâneos. Pretendeu-se, a partir destes, responder quais as contribuições para a formação do conceito de função que os sites pesquisados poderiam apresentar aos alunos. Os resultados obtidos demonstram que os sujeitos usam com freqüência o computador conectado a Internet, em especial para comunidades virtuais, especificamente Orkut e MSN, mas não o usam com freqüência para fim pedagógico. Para utilizá-los com essa finalidade precisam ser motivados e orientados por outra pessoa com maior vivência em Informática. Os sujeitos desse estudo ficaram surpresos em descobrir que a Matemática não se resume apenas em cálculos, tem uma história e que o conteúdo de função pode ser aplicado a situações do cotidiano. Portanto, há indícios de que ocorreu a construção dos conceitos espontâneos de funções matemática pelos sujeitos desse estudo mediado pelo uso do computador e da Internet.por
dc.description.abstractThis research study had as the main aim to analyze the construction of the function concept by high school students from the information taken by them on the Internet, using as reference texts found in sites on functions. Of qualitative approach and interpretative character, first year high school students from a State School of the Campina Grande city, Paraíba, we the subjects. The research study in question was done in classroom meetings. For the participant research to be carried out we based on the ideas of Lévy (1999) about cyberspace and the theory of Vygotsky about the construction of spontaneous and scientific concepts. It intended, from those, to answer what contributions to the formation of the function concept that the seek sites could present to the students. The research findings shown that the subjects frequently use the computer connected to the Internet, specially to the virtual communities, as Orkut and MSN, but to not frequently use it for pedagogical end. To use it for that they need to be motivated and oriented by other person with larger experience with Informatics. The research study subjects were surprised in found that Mathematics does not only imply calculus, it has history and the function content can be applied to day-by-day situations. Therefore, it can be said that the spontaneous concepts mathematical function construction occurred by the research subjects through the use of computer and of the Internet.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Jose Neves de Amorim Moura 1.pdf: 2049799 bytes, checksum: c95f88b9ee92bf0c5dd9df48a488f53a (MD5) Previous issue date: 2011-09-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3823/Maria%20Jose%20Neves%20de%20Amorim%20Moura%201.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectNovas tecnologias na educaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectNew technologies in educationeng
dc.subjectInterneteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso do computador e da internet na construção do conceito de função: de fora para dentro da sala de aulapor
dc.title.alternativeUsing the Computer and Internet in the construction of the Concept of Function: From the outside to the inside of Classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Jose Neves de Amorim Moura 1.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.