Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosilene Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Swarnakar, Sudha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completopor
dc.contributor.referee1Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706890A6por
dc.contributor.referee2Garcia, Acácia Maria Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:19:03Z-
dc.date.available2009-05-15-
dc.date.issued2007-11-09-
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1733-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva verificar como os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande interagem com os textos poéticos que lhes são oferecidos para estudo. Este trabalho tem como prioridade favorecer uma educação para a formação cultural e humana do aluno por meio do texto literário. Para isso, consideramos a importância de uma proposta de ensino que priorize a fruição estética do texto, através do despertar da sensibilidade, da criatividade e do senso crítico. Nesse sentido, a pesquisa foi fundamentada no método recepcional, que exige um trabalho de intensa interação entre professor e aluno, porque pressupõe que todo conhecimento novo só pode ser assimilado a partir do resgate das informações que o indivíduo já possui sobre o que a ele está sendo apresentado. As categorias que constituíram o eixo da pesquisa foram: leitura literária, prática pedagógica e recepção de poesia. Os dados desta pesquisa nos permitem afirmar que, quando bem direcionado, o trabalho com os textos poéticos pode se descobrir uma atividade prazerosa para os alunos. Neste sentido, a concretização da leitura de poesia pelos alunos, em sala de aula, poderá contribuir para que eles, compreendendo o seu sentido, possam compreender a si próprios, passando a desenvolver suas próprias experiências no ato da leitura e, como conseqüência, suas habilidades como leitores.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to see how Lower Middle Government School students in Campina Grande interact with the literary texts, especially poems, which are taught to them at this level. We prefer to defend a sort of education through literary texts which is for the cultural and humanistic formation of the students. To do so, we look at the importance of teaching proposal which, by raising the sensibility, creativity and critical aptitude, gives priority to the esthetic aspect of the text. From this point of view, our research based on the reception method that demands a work with profound interaction between student and teacher because we assume that all new knowledge can be well assimilated by bringing up the information that an individual already has about the subject. To fulfill our objective the research focused specifically on literary reading, teaching practices and the reception of a poem. The result of present research shows that the teaching of poem, when well directed, can help students to see it as an enjoyable activity. From this point of view, we also find that concentration on reading (both loud and silent) of a poem by students helps them to understand its meaning better by aking it an experience of their own and see the poem in a new light as a consequence of their own reading ability.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:19:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1_RosileneFernandesDaSilva_Intro_Conclusao.pdf: 1081708 bytes, checksum: c818ac5018c129d728105b7e444e899a (MD5) Previous issue date: 2007-11-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3740/1_RosileneFernandesDaSilva_Intro_Conclusao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.por
dc.subjectEducation. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.eng
dc.subjectEducação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.por
dc.subjectEducation. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleA POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNOpor
dc.titleA POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNOpor
dc.titleA POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_RosileneFernandesDaSilva_Intro_Conclusao.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.