Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1701
Tipo do documento: Dissertação
Título: O software Modellus e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do movimento retilíneo uniforme e do movimento retilíneo uniforme variado
Título(s) alternativo(s): The software Modellus and their contributions in the teaching and learning of uniform rectilinear motion and the uniform rectilinear motion varied
Autor: Melo, Ruth Brito de Figueiredo 
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Primeiro membro da banca: Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Segundo membro da banca: Freire, Morgana Lígia de Farias
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do software Modellus no processo de ensino e aprendizagem do Movimento retilíneo uniforme e do Movimento retilíneo uniforme variado. A fundamentação teórica adotada foi baseada nas teorias de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, Papert sobre a aprendizagem mediada por computador e em Bassanezzi e Biembengut sobre modelagem matemática. A população alvo da pesquisa foi constituída por doze alunos de uma turma do 1ºano do Ensino Médio de uma escola da rede Pública Estadual em Campina Grande, na Paraíba, na qual a professora pesquisadora é docente. A metodologia utilizada na pesquisa foi à pesquisa qualitativa, observacional e participante, através da utilização do estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontaram que houve melhorias significativas dos alunos, na compreensão dos conceitos físicos relacionados com os conteúdos em questão, quando expostos as atividades desenvolvidas com o software Modellus, uma vez que através de relatos dos próprios alunos, houve uma maior motivação para aprender, gerada pelas atividades, como também uma grande receptividade ao software utilizado.
Abstract: This research study had as objective to analyze the use of the software Modellus in the process of teaching and learning of the Uniform rectilinear motion and the Varied rectilinear motion. The theoric fundamentation adopted was based on the theories of David Ausubel about significative learning, Papert‟s about the computer mediated learning and on Bassanezzi‟s and Biembengut‟s about mathematical modeling. The target population of the research consisted of twelve students from a public state class on the 1st year of High School in Campina Grande, Paraíba, where the researcher teacher is also docent. The methodology that was used in the research was the qualitative, observational and participant research, through the use of the case study. The research results points that were significative improvements of the students, in the comprehension of the physical concepts related to the matters in discussion, when exposed to the activities developed with the software Modellus once that through relates of the own students, there was a higher motivation to learn, provided by the activities, and also a great recepitivity to the used software.
Palavras-chave: Ensino de Física
Tecnologia da Educação
Aprendizagem
Physics Teaching, Education Technology, Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Ensino de Física
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MELO, Ruth Brito de Figueiredo. The software Modellus and their contributions in the teaching and learning of uniform rectilinear motion and the uniform rectilinear motion varied. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1701
Data de defesa: 25-Jul-2011
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.