Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Flavianne Alexandre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9067263504244457por
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Ana Paula Bispo dapor
dc.contributor.advisor-co1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Martins, Roberto de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1303182900555819por
dc.contributor.referee2Martins, André Ferrer Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557880242678680por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:33Z-
dc.date.available2012-08-27-
dc.date.issued2011-04-08-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699-
dc.description.resumoPesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico.por
dc.description.abstractMuch research argues that the History and Philosophy of Science (HPS) can help students to learn about the process of science. To reach this goal, some aspects of the scientific knowledge must be emphasized or to be explored explicitly to show how science is a complex activity. In this sense, scientific controversies present many aspects to be explored. In this work, we choose a historical episode about X-ray and radioactivity to teach students about the process of scientific inquiry. This episode presents a controversy about the nature of the X-ray and about the priority of the discovery of the radioactivity. We used three steps to introduce the ideas about the episode and about the science in classroom: a hands-on activity and two classes exploring the historical episode by texts. The results show that the use historical material must be carefully prepared to reach the goal of explicit the process of scientific inquiry or the historical episode can be misunderstood.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLAVIANNE ALEXANDRE MONTEIRO.pdf: 1176070 bytes, checksum: 2ca4b3933a92fde3d5ab51a12399bfd5 (MD5) Previous issue date: 2011-04-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3647/FLAVIANNE%20ALEXANDRE%20MONTEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimento Científicopor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectHistória da Radioatividadepor
dc.subjectScientific Knowledgeeng
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectHistory of Radioactivityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleDiscutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividadepor
dc.title.alternativeDiscussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIANNE ALEXANDRE MONTEIRO.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.