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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Yuri Aniel dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3250477122774227por
dc.contributor.advisor1Véras Neto, José Germano-
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, David Douglas de Sousa-
dc.contributor.referee1Barbosa, Mayara Ferreira-
dc.contributor.referee2Villar, Welma Thaíse Silva-
dc.date.accessioned2025-11-26T13:10:19Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Yuri Aniel dos Santos. Autenticação de origem geográfica de cachaças da Paraíba utilizando espectroscopia portátil NIR e RAMAN ACOPLADA com DD-SIMCA. 2025. 58 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5358-
dc.description.resumoA cachaça é uma bebida alcoólica destilada tipicamente brasileira, produzida a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar. A sua história e influência lhe concedeu o reconhecimento mundial como símbolo da cultura do Brasil. Reconhecida por seu valor histórico e cultural, a cachaça também representa um importante produto de exportação, assim, a autenticação geográfica dessa bebida assume grande relevância econômica e cultural, pois contribui para a valorização do patrimônio, além de proteger consumidores e produtores. Tradicionalmente, a autenticação dessa bebida era realizada por meio de técnicas organolépticas, entretanto, o avanço tecnológico e a necessidade de uma compreensão mais detalhada de seus componentes químicos e sensoriais impulsionaram o desenvolvimento e a aplicação de novas técnicas de análise e autenticação. Portanto, este trabalho tem como objetivo utilizar diferentes técnicas espectroscópicas, como a espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) e espectroscopia Raman, empregando equipamentos portáteis, para autenticar amostras de cachaça produzidas no estado paraibano. Essas técnicas de análise, quando combinadas com métodos quimiométricos de one-class, como o DD-SIMCA (Data-Driven Soft Independent Modeling of Class Analogy), se mostraram capazes de classificar essas bebidas com precisão, identificando-as como pertencentes a um determinado grupo. Onde foi possível alcançar uma acurácia de 64,80% utilizando os dados NIR, com sensibilidade de 88,90% e especificidade de 60,00%, sendo o melhor pré-processamento a correção de linha de base (offset). A espectroscopia Raman, por outro lado, se destacou ao atingir uma acurácia de 98,10%, com sensibilidade de 100% e especificidade de 97,80%, tendo como melhor pré-processamento a correção de dispersão multiplicativa. Esses resultados apresentam o potencial dessas ferramentas para garantir a autenticidade e a diferenciação geográfica das cachaças, pois são técnicas que oferecem análises rápidas, não destrutivas e confiáveis, promovendo assim uma maior valorização do produto e consolidação da identidade cultural.por
dc.description.abstractSugar cane brandy is a distilled alcoholic beverage that is typically Brazilian, produced from the fermentation and distillation of sugarcane juice. Its history and cultural influence have granted it worldwide recognition as a symbol of Brazilian culture. Recognized for its historical and cultural value, sugar cane brandy also represents an important export product. Thus, the geographical authentication of this beverage assumes great economic and cultural relevance, as it contributes to the valorization of heritage while protecting both consumers and producers. Traditionally, the authentication of sugar cane brandy was performed through organoleptic techniques, however, technological advances and the need for a more detailed understanding of its chemical and sensory components have driven the development and application of new techniques for analysis and authentication. Therefore, this study aims to apply different spectroscopic techniques, such as near-infrared (NIR) and Raman spectroscopy, using portable equipment, to authenticate sugar cane brandy samples produced in the state of Paraíba. These analytical techniques, when combined with one-class chemometric methods such as DD-SIMCA (Data-Driven Soft Independent Modeling of Class Analogy), proved capable of accurately classifying these beverages, identifying them as belonging to a specific group. It was possible to achieve an accuracy of 64.80% using NIR data, with a sensitivity of 88.90% and specificity of 60.00%, where the best preprocessing method was baseline correction (offset). Raman spectroscopy, on the other hand, stood out by reaching an accuracy of 98,10%, with sensitivity of 100% and specificity of 97.80%, with multiplicative scatter correction being the best preprocessing method. These results highlight the potential of these tools to ensure the authenticity and geographical differentiation of sugar cane brandy, as they provide fast, non-destructive, and reliable analyses, thereby promoting greater product valorization and the consolidation of cultural identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yuri Vasconcelos (yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-15T18:25:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Aniel.pdf: 3078288 bytes, checksum: d081809a981b32b74f49217228a2bf74 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos Matrícula 2023261302 Prezado senhor Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos, boa noite.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Em primeiro lugar, coloque os elementos pré-textuais na mesma sequência apresentada em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing, ou seja, a folha da epígrafe deve ficar posicionada depois da folha de agradecimentos. 2. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA CURSO DE MESTRADO EM QUÍMICA 3. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Química. Área de concentração: Química Linha de Pesquisa: Metodologias Analíticas Avançadas OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 4. A quantidade total de folhas da obra, 60 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 57 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 58 ( 60 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 58 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 5. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá, sem editar nada. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. 6. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 7. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 8. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • O título SUMÁRIO deve ficar com a mesma formatação do modelo: em CAIXA ALTA e com negrito. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR.  • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Renomeie o título do elemento pós-textual 7 REFERÊNCIAS para somente REFERÊNCIAS, pois títulos de elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Faça a mesma correção na página 55. 9. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. No entanto, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 9 (11 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 11. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Podemos ver que a fonte da tabela 1 está ausente. Faça uma revisão geral na obra dos elementos citados para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 12. Na atual página 55, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra e sem o indicativo numérico de seção. 13. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Se a obra recebeu financiamento de qualquer entidade, marque a respectiva opção no campo “Agência de Fomento”. • Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. • Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências.  O termo de depósito BDTD nessa página deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-15T23:32:05Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yuri Vasconcelos (yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-22T18:02:02Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Aniel.pdf: 3078288 bytes, checksum: d081809a981b32b74f49217228a2bf74 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos Matrícula 2023261302 Prezado senhor Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos, boa tarde.  Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso continua apresentando as mesmas inconsistências na formatação em relação ao modelo expostas no relatório anterior. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Em primeiro lugar, coloque os elementos pré-textuais na mesma sequência apresentada em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing, ou seja, a folha da epígrafe deve ficar posicionada depois da folha de agradecimentos. 2. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA CURSO DE MESTRADO EM QUÍMICA 3. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação do SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Química. Área de concentração: Química Linha de Pesquisa: Metodologias Analíticas Avançadas OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 4. A quantidade total de folhas da obra, 60 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 57 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 58 ( 60 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 58 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 5. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá, sem editar nada (para não interferir na validação feita pelo QR code). Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. 6. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 7. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 8. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • O título SUMÁRIO deve ficar com a mesma formatação do modelo: em CAIXA ALTA e com negrito. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR.  • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Renomeie o título do elemento pós-textual 7 REFERÊNCIAS para somente REFERÊNCIAS, pois títulos de elementos pós-textuais não possuem indicativo numérico de seção. Faça a mesma correção na página 55. 9. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. No entanto, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 9 (11 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 11. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Podemos ver que a fonte da tabela 1 está ausente. Faça uma revisão geral na obra dos elementos citados para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 12. Na atual página 55, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra e sem o indicativo numérico de seção. 13. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Se a obra recebeu financiamento de qualquer entidade, marque a respectiva opção no campo “Agência de Fomento”. • Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. • Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências.  O termo de depósito BDTD nessa página deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencha os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão dos arquivos (dissertação mais o termo de depósito, ambos em PDF) no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-22T18:47:18Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yuri Vasconcelos (yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-11-11T11:13:46Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-def.pdf: 419287 bytes, checksum: bbcf4f5053dedce9aac5dbc31217772a (MD5) Dissertação Aniel.pdf: 3065721 bytes, checksum: acf7eaf96c1e4adc3a33242bccecf738 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: O SUMÁRIO precisa de ajustes. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Na atual página 55, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. O termo de depósito BDTD nessa página deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-11-11T11:46:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yuri Vasconcelos (yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-11-17T12:19:42Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-def.pdf: 419287 bytes, checksum: bbcf4f5053dedce9aac5dbc31217772a (MD5) Dissertação Aniel.pdf: 3073540 bytes, checksum: 4b68033e2bb6d968befae4ca590a52f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos Matrícula 2023261302 Prezado senhor Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos, boa tarde.  Ainda há ajustes a fazer na dissertação e no termo de depósito. Seguem os apontamentos para as correções. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na atual página 53, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 2. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Tal data será inserida no final da expressão “...permitir a reprodução por meio eletrônico da obra a partir da data de …”. Esse campo não pode ficar em branco. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Sendo assim, como nos metadados da BDTD já está marcado que o acesso está livre, preencha o referido campo no termo de depósito em PDF com qualquer data entre 25/07/2025 (data da defesa) e a data atual. O termo de depósito BDTD nessa página deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. • Como o termo de depósito em PDF será modificado, as assinaturas eletrônicas atuais serão invalidadas. Portanto, será preciso assinar novamente. Temos duas soluções. Solução 1:  Se continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br.  Nesse caso, o PDF do termo de depósito terá que ser assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, o(a) concluinte e/ou o(a) orientador(a) devem conferir se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. Depois da assinatura ter sido aprovada, não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. OBS.: Ao optar por assinaturas eletrônicas, a exemplo do Gov.br, é necessário que o termo de depósito em PDF seja assinado somente DEPOIS de inseridas as assinaturas manuscritas (se houver alguma desse tipo) e que todos os demais campos estejam preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo, depois de inserida a assinatura eletrônica Gov.br, fará com que ela fique inválida, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica do orientador por sua assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização dele(a) por e-mail. Portanto, comunique a ele(a) essa mudança para receber a autorização. • Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS NOTA: Algumas alterações foram feitas por mim nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito e com o padrão exigido pela plataforma. Pediria que os deixasse preenchidos do jeito que estão agora, pois eles deverão ficar assim quando a obra for finalmente colocada para acesso público. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão dos arquivos (dissertação mais o termo de depósito, ambos em PDF) no repositório escolhendo a opção Editar. Os dois arquivos, o trabalho acadêmico de conclusão de curso e o termo de depósito, devem ser depositados no formato PDF. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC durante a greve dos professores: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca Segunda, terça e sexta-feira Das 7h às 13h (atendimento remoto) Quarta e quinta  Das 7h às 13h (atendimento presencial e remoto) Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira: Das 11h às 17h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • Nos próximos dias 20 e 21 de novembro (quinta-feira e sexta-feira) não haverá expediente na UEPB. Para maiores informações, ler matéria em https://uepb.edu.br/reitoria-publica-portaria-que-dispoe-sobre-expediente-facultativo-para-servidores-no-dia-21-de-novembro/.  • A maioria dos setores da UEPB no campus I, em Campina Grande, só está funcionando até às 13h durante a greve dos seus professores. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-11-17T16:07:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yuri Vasconcelos (yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-11-17T16:32:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Aniel-atualizada (1).pdf: 3073547 bytes, checksum: 5e742f4dda77d81a9d81f92f7529127a (MD5) Termo-de-Deposito-def.pdf: 420615 bytes, checksum: 158d9274a7b1de0a2925af3c87be325c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos Matrícula 2023261302 Prezado senhor Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos, boa tarde.  Ainda há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para as correções. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. O Termo de depósito em PDF foi inspecionado. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . • A data em que o concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online ainda continua em branco. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo concluinte. Tal data será inserida no final da expressão “...permitir a reprodução por meio eletrônico da obra a partir da data de …”. Esse campo, como já foi explicado, não pode ficar em branco. E como nos metadados da BDTD já está marcado que o acesso ao conteúdo está livre, preencha o referido campo no termo de depósito em PDF com qualquer data entre 25/07/2025 (data da defesa) e a data atual. É só isso. • O termo de depósito BDTD nessa página deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. Eu já deixei marcado dessa forma, já que é um campo que sempre fica protegido contra acesso público. • Novamente, como o termo de depósito em PDF será modificado por causa do acréscimo da data de publicação, as assinaturas eletrônicas atuais serão invalidadas. Portanto, será preciso assinar outra vez. Temos duas soluções. Solução 1:  Se continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br.  Nesse caso, o PDF do termo de depósito terá que ser assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, o(a) concluinte e/ou o(a) orientador(a) devem conferir se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. Depois da assinatura ter sido aprovada, não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. OBS.: Ao optar por assinaturas eletrônicas, a exemplo do Gov.br, é necessário que o termo de depósito em PDF seja assinado somente DEPOIS de inseridas as assinaturas manuscritas (se houver alguma desse tipo) e que todos os demais campos estejam preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo, depois de inserida a assinatura eletrônica Gov.br, fará com que ela fique inválida, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2:  Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica do orientador por sua assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização dele(a) por e-mail. Portanto, comunique a ele(a) essa mudança para receber a autorização. • Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão dos arquivos no repositório escolhendo a opção Editar. Os dois arquivos, o trabalho acadêmico de conclusão de curso e o termo de depósito, devem ser depositados sempre no formato PDF. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC durante a greve dos professores: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca Segunda, terça e sexta-feira Das 7h às 13h (atendimento remoto) Quarta e quinta  Das 7h às 13h (atendimento presencial e remoto) Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira: Das 11h às 17h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • Nos próximos dias 20 e 21 de novembro (quinta-feira e sexta-feira) não haverá expediente na UEPB. Para maiores informações, ler matéria em https://uepb.edu.br/reitoria-publica-portaria-que-dispoe-sobre-expediente-facultativo-para-servidores-no-dia-21-de-novembro/.  • A maioria dos setores da UEPB no campus I, em Campina Grande, só está funcionando até às 13h durante a greve dos seus professores. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-11-17T18:35:57Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Yuri Vasconcelos (yuri.vasconcelos@aluno.uepb.edu.br) on 2025-11-17T19:45:06Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Aniel-atualizada (1).pdf: 3073547 bytes, checksum: 5e742f4dda77d81a9d81f92f7529127a (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_assinado_assinado.pdf: 424518 bytes, checksum: 48819aa67fa67afabcc107e94989cfa3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-11-18T10:30:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Aniel-atualizada (1).pdf: 3073547 bytes, checksum: 5e742f4dda77d81a9d81f92f7529127a (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_assinado_assinado.pdf: 424518 bytes, checksum: 48819aa67fa67afabcc107e94989cfa3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-26T13:10:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Aniel-atualizada (1).pdf: 3073547 bytes, checksum: 5e742f4dda77d81a9d81f92f7529127a (MD5) biblioteca.uepb.edu.br_assinado_assinado.pdf: 424518 bytes, checksum: 48819aa67fa67afabcc107e94989cfa3 (MD5) Previous issue date: 2025-07-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectBebida alcoólicapor
dc.subjectAnálise multivariadapor
dc.subjectRamanpor
dc.subjectInfravermelho próximopor
dc.subject.cnpqQUIMICA ANALITICA::INSTRUMENTACAO ANALITICApor
dc.subject.cnpqTECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOSpor
dc.titleAutenticação de origem geográfica de cachaças da Paraíba utilizando espectroscopia portátil NIR e RAMAN ACOPLADA com DD-SIMCApor
dc.typeDissertaçãopor
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