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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5304
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O samba em práticas socioeducativas do ensino de língua(gens): uma proposta para o ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The samba in socio-educational practices of language(s) teaching: a proposal for high school |
Autor: | Barbosa, Clecinara de Freitas ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Linduarte Pereira |
Primeiro membro da banca: | Nóbrega, Marcelo Vieira da |
Segundo membro da banca: | Gomes, Valéria Severina |
Resumo: | Pela necessidade de se pensar o ensino de língua(gens) para o Ensino Médio, tencionando a promoção de práticas educativas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades linguísticas, envolvendo o contexto sociocultural e histórico do alunado, este trabalho possui como objeto de estudo o ensino de língua(gens), voltando-se para o trabalho com a aplicabilidade do gênero musical samba nas aulas do Ensino Médio. Diante disso, orienta-se a partir da seguinte problemática: de que forma o samba pode ser inserido nas aulas de Língua Portuguesa para a busca do aprimoramento linguístico, cultural e de atuação social atrelado ao desenvolvimento de aprendizagens de leitura/escuta, análise linguística/semiótica, oralidade e produção textual? Para responder este questionamento, propõe-se como objetivo geral: empreender um letramento sociocultural e histórico, nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, a partir da promoção do samba como objeto mediador de estudo da língua(gem), enfatizando a relevância desse gênero musical para representação identitária do povo brasileiro. Quanto à metodologia, este estudo, de natureza qualitativa, parte inicialmente de uma abordagem bibliográfica, documental e exploratória, para, posteriormente, desenvolver uma pesquisa aplicada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio. Além das reflexões dos documentos que orientam a Educação Básica (Brasil, 2000; 2006; 2018), os pressupostos teóricos deste trabalho ancoraram-se nos estudos culturais e da linguagem (Rodrigues, 2009; 2014; 2016; 2018; Rodrigues; Silva, 2018; 2019; Vannucchi, 1999; Zumthor, 1993; 2010) para pensar o samba como uma voz identitária nacional do povo a ser inserida em sala de aula de Língua Portuguesa. Para discutir sobre a caracterização e historicidade do samba, foram utilizados os estudos de Siqueira (2012), Neto (2017) e Lopes e Simas (2022). Já ao se tratar da aplicabilidade deste gênero musical no ensino de língua(gens) para o desenvolvimento de um letramento sociocultural e histórico (Rodrigues, 2017a), foram essenciais alguns fundamentos de Marcuschi (2003; 2008; 2010). A pesquisa, realizada na Escola de Referência em Ensino Médio João XXIII, Casinhas – PE, no primeiro semestre do ano de 2024, contou com alunos do 3° ano do Ensino Médio. Após um levantamento exploratório, foi elaborado e aplicado um Produto Educacional, Plano de Ensino e Módulo do Aluno, testados na turma campo da pesquisa, a fim de se refletir sobre o ensino de língua(gens) mediante a abordagem com um texto de tradição popular nacional na aula de Língua Portuguesa. A pesquisa justifica-se a partir da relevância cultural e histórica que o gênero musical samba representa e por proporcionar aos discentes a percepção de que aquilo que está em seu cotidiano também pode ser objeto de estudo na escola. Além disso, por ser carregado de significações acerca da vida e da cultura brasileira, o samba em sala de aula leva o discente a compreender acerca de traços da cultura do seu país e da identidade nacional. Com os dados e análises realizadas, a pesquisa demonstrou que o samba agiu como um instrumento eficaz para o ensino de língua(gens), promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o engajamento crítico dos alunos com a cultura e a história do Brasil. A abordagem permitiu uma aprendizagem significativa, integrando práticas de leitura, escuta, oralidade e produção textual a partir de um gênero musical representativo da identidade nacional, alcançando, assim, os objetivos alinhados, e levando a professora pesquisadora a compreender a prática educativa como um espaço para a valorização dos saberes culturais dos estudantes. A experiência evidenciou que o ensino de língua(gens), quando articulado à música e à identidade nacional, favorece aprendizagens mais significativas, críticas e contextualizadas, reafirmando o papel da escola na formação cidadã e cultural dos alunos. |
Abstract: | Considering the need to reflect on the teaching of language(s) in High School, aiming to promote educational practices that enable the development of linguistic skills while involving the students’ sociocultural and historical context, this work focuses on the teaching of language(s) through the application of the samba musical genre in High School Portuguese classes. Given this, the study is guided by the following research question: how can samba be incorporated into Portuguese language classes to promote linguistic, cultural, and social development, linked to the learning of reading/listening, linguistic/semiotic analysis, orality, and text production? To answer this question, the general objective proposed is: to undertake a sociocultural and historical literacy in High School Portuguese classes by promoting samba as a mediating object for the study of language(s), emphasizing the relevance of this musical genre as a representation of the Brazilian people’s identity. As for the methodology, this qualitative study initially adopts a bibliographic, documentary, and exploratory approach, followed by applied research conducted with a third-year High School class. In addition to reflections on the documents that guide Basic Education in Brazil (Brasil, 2000; 2006; 2018), the theoretical framework of this work is grounded in cultural and language studies (Rodrigues, 2009; 2014; 2016; 2018; Rodrigues e Silva, 2018; 2019; Vannucchi, 1999; Zumthor, 1993; 2010), to conceptualize samba as a national identity voice to be incorporated into Portuguese language classes. To address the characterization and historicity of samba, studies by Siqueira (2012), Neto (2017), and Lopes and Simas (2022) were used. Regarding the applicability of this musical genre in the teaching of language(s) for the development of sociocultural and historical literacy (Rodrigues, 2017a), the theoretical contributions of Marcuschi (2003; 2008; 2010) were essential. The research was conducted at Escola de Referência em Ensino Médio João XXIII, in Casinhas – PE, during the first semester of 2024, with third-year High School students. After an exploratory survey, an Educational Product was developed and applied, through a Teaching Plan and Student Module, tested with the research class in order to reflect on the teaching of language(s) through a popular national tradition text in Portuguese classes. The research is justified by the cultural and historical relevance that the samba genre represents and for offering students the perception that what is present in their daily lives can also be a subject of study at school. Furthermore, as it is loaded with meanings about Brazilian life and culture, samba in the classroom leads students to understand aspects of their country’s culture and national identity. Based on the data and analyses carried out, the research demonstrated that samba served as an effective instrument for the teaching of language(s), promoting not only the development of linguistic skills but also the critical engagement of students with Brazilian culture and history. The approach enabled meaningful learning by integrating practices of reading, listening, speaking, and writing through a musical genre that represents national identity. Thus, the goals were achieved, and the teacher-researcher came to understand educational practice as a powerful space for valuing students’ cultural knowledge. The experience showed that the teaching of language(s), when connected with music and national identity, fosters more meaningful, critical, and contextualized learning, reaffirming the school’s role in the cultural and civic formation of students. |
Palavras-chave: | Ensino de língua(gens) Letramento sociocultural Samba Letramento histórico |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | BARBOSA, C. F. O samba em práticas socioeducativas do ensino de língua(gens): uma proposta para o ensino médio. 2025. 307 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5304 |
Data de defesa: | 30-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFEI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
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