Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5299
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A intersemiose como crítica da crítica na poética experimental de Marília Garcia |
Autor: | Ferreira, Jailma da Costa |
Primeiro orientador: | Justino, Luciano Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Alves, José Hélder Pinheiro |
Segundo membro da banca: | Neves, Ana Lucia Maria de Souza |
Terceiro membro da banca: | Magalhães, Antonio Carlos de Melo |
Quarto membro da banca: | Silva, Rosangela Neres Araujo da |
Quinto membro da banca: | Justino, Luciano Barbosa |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir a presença dos aspectos híbridos e intersemióticos na poesia de Marília Garcia, como o cinema e a fotografia, nos livros Câmera lenta (2017) e Parque das ruínas (2018), respectivamente. E, ainda, pensar em uma síntese disjuntiva na produção da poeta, a partir do livro Expedição: nebulosa (2023). Pretendemos, pois, notabilizar que a poesia de Garcia acontece no fora, isto é, fora do convencional, fora dos moldes preestabelecidos, fora das formas apriorísticas, fora do eu. A poeta incorpora, em seu fazer, outras linguagens, outras expressões artísticas e outros gêneros textuais. Alguns aspectos aparecem frequentemente em seus livros, a saber: o olhar atento aos acontecimentos rotineiros, ao infraordinário; o desacelerar em meio ao caos, à agitação; a escrita dos espaços urbanos; suas experiências de viagens e vivências familiares; faz de sua poesia crítica à poesia. Para fins de análise e como meio de compreender melhor algumas características da poesia de Marília Garcia na contemporaneidade, recorremos às contribuições de Garramuño (2016), Leone (2014, 2015), Rezende (2013), Siscar (2005, 2010, 2016), entre outras; aos estudos de Martelo (2007), para pensarmos, inicialmente, a relação da poesia com o cinema; Martin (1990) e Bazin (2018) ainda sobre o cinema; Martelo (2012) e Brizuela (2014), a respeito da imagem e da fotografia, respectivamente; Ferreira (2005), Garramuño (2014) e Levy (2011), para discutir as relações do fora na poesia; Deleuze e Guattari (1992, 1997, 2003, 2010, 2018), revisitando algumas categorias como ritornelo, repetição, territorialização, desterritorialização e síntese disjuntiva. |
Abstract: | This paper aims to discuss the presence of hybrid and intersemiotics aspects in Marília Garcia's poetry, such as cinema and photography, in the books Câmera lenta (2017) and Parque das ruínas (2018), respectively. And, also, to think about a disjunctive synthesis in the poet's production, based on the book Expedição: nebulosa (2023). We intend, therefore, to note that Garcia's poetry takes place outside, that is, outside the conventional, outside pre-established molds, outside a priori forms, outside the self. The poet incorporates, in her work, other languages, other artistic expressions and other textual genres. Some aspects appear frequently in her books, namely: the attentive view at routine events, at the infraordinary; the slowing down in the midst of chaos, the agitation; the writing of urban spaces; her travel experiences and family life; makes her poetry critical of poetry. For the purposes of analysis and as a means of better understanding some characteristics of Marília Garcia’s poetry, we resort on the contributions of Garramuño (2016), Leone (2014, 2015), Rezende (2013), Siscar (2005, 2010, 2016), among others; on the studies of Martelo (2007), to initially consider the relationship between poetry and cinema; Martin (1990) and Bazin (2018) still on cinema; Martelo (2012) and Brizuela (2014), regarding the image and photography, respectively; Ferreira (2005), Garramuño (2014) and Levy (2011), to discuss the relationships of the outside in poetry; Deleuze and Guattari (1992, 1997, 2003, 2010, 2018), revisiting some categories such as ritornello, repetition, territorialization, deterritorialization and disjunctive synthesis. |
Palavras-chave: | Poesia brasileira contemporânea Experiência do fora Síntese disjuntiva Intermidialidade |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | FERREIRA, J. C. A intersemiose como crítica da crítica na poética experimental de Marília Garcia. 2025. 120 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5299 |
Data de defesa: | 26-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE PARA DEPÓSITO - VERSÃO FINAL corrigida -mesclado.pdf | PDF - Jailma da Costa Ferreira | 2.41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-Deposito-BDTD TESE PARA ENVIO .pdf | Termo de depósito | 412.9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.