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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de libras como repertório inclusivo e socioeducacional para a comunidade da Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, Campina Grande-PB
Autor: Oliveira, Claudiana Ribeiro de 
Primeiro orientador: Maman, Aline dos Santos de
Primeiro membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Segundo membro da banca: Aguiar, Girlaine Felisberto de Caldas
Resumo: A Libras (Língua Brasileira de Sinais) possibilita a comunicação entre surdo- surdo e surdo-ouvinte, além da efetiva inclusão social da pessoa com surdez. O objetivo dessa dissertação é conhecer e facilitar a interação dos estudantes surdos com seus pais/tutores e com os profissionais ouvintes da equipe de apoio da ECIAC – Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, Campina Grande – PB, bem como, propor a criação de um material didático de Libras para auxiliar o desenvolvimento linguístico e a inclusão social dessa comunidade escolar. Pois, apesar das leis e decretos que reconhecem e regulamentam o uso da Libras, ainda é inexpressiva a parcela da população que domina essa língua. No contexto familiar do surdo, a situação não é diferente. Daí a importância de a Libras ser ensinada para todos no contexto escolar, visto que, além de ser reconhecida como meio de comunicação e expressão da comunidade surda do Brasil, faz parte de uma sociedade inclusiva. Dessa forma, a presente pesquisa contribui com reflexões sobre a diversidade/inclusão nos contextos escolar e familiar através do conhecimento de Libras, favorecendo a promoção desse saber tão necessário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, através de levantamento bibliográfico e aplicação de questionário para estudantes surdos, seus pais/tutores e a comunidade escolar ouvinte. Para a análise dos dados qualitativos, foi escolhida a técnica de Análise de Conteúdo Temática inspirada em Bardin (2009). Considerando a temática da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como eixo organizador de nossa proposta de intervenção, tomamos como base teórica autores como Braga (2006), Gesser (2006, 2010), Góes (1996), Perlin (1998) e outros. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a Escola de Audiocomunicação é uma escola bilingue, mas ainda não é um ambiente bilingue. Ou seja, o ensino de Libras é pensado para os alunos surdos, quando o bilinguismo deveria ser primordial também para todos os ouvintes que fazem parte daquele contexto, haja vista que a escola precisa adequar-se às necessidades dos alunos surdos.
Abstract: Libras (Brazilian Sign Language) enables communication between deaf-deaf and deaf-hearing individuals, as well as the effective social inclusion of people with hearing loss. The aim of this dissertation is to facilitate the interaction between deaf students and their parents/tutors and with the hearing professionals of the support team at ECIAC – Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, Campina Grande – PB, as well as to propose the creation of a teaching material for Libras to assist in the linguistic development and social inclusion of this school community. Although there are laws and decrees that recognize and regulate the use of Libras, the proportion of the population that is proficient in this language remains low. In the familial context of the deaf, the situation is not different. Hence the importance of teaching Libras to everyone in the school context, since, in addition to being recognized as a means of communication and expression of the deaf community in Brazil, it is part of an inclusive society. Thus, this research contributes with reflections on diversity/inclusion in school and family contexts through knowledge of Libras, promoting this necessary knowledge. This is a qualitative, descriptive, and exploratory research, through bibliographic surveys and the application of questionnaires for deaf students, their parents/guardians, and the hearing school community. For the analysis of qualitative data, the technique of Thematic Content Analysis inspired by Bardin (2009) was chosen. Considering the theme of Special Education in the Perspective of Inclusive Education as the organizing axis of our intervention proposal, we base our theoretical framework on authors such as Braga (2006), Gesser (2006, 2010), Góes (1996), Perlin (1998), and others. Among the results obtained, it stands out that the School of Audiocommunication is a bilingual school, but it is still not a bilingual environment. In other words, the teaching of Libras (Brazilian Sign Language) is designed for deaf students, when bilingualism should also be essential for all hearing students who are part of that context, given that the school needs to adapt to the needs of the deaf students.
Palavras-chave: Linguagem Brasileira de Sinais - Libras
Educação inclusiva
Bilinguismo
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI
Citação: OLIVEIRA, C. R. O ensino de libras como repertório inclusivo e socioeducacional para a comunidade da Escola Cidadã Integral de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, Campina Grande-PB. 2025. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5297
Data de defesa: 27-Mai-2025
Aparece nas coleções:PROFEI - Dissertações

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