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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Kevin Fontelles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9436411737454938por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Fabiola de Araújo Leite-
dc.contributor.referee1Clementino, Francisco de Sales-
dc.contributor.referee2Silva, Josevânia da-
dc.date.accessioned2025-05-06T14:49:07Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.citationMORAIS, Kevin Fontelles . Percepção de pessoas idosas sobre a promoção de saúde mental em grupo de convivio na atenção primária a saúde. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5179-
dc.description.resumoTratou-se de um estudo descritivo e observacional, de abordagem qualitativa que teve como campo de pesquisa o Centro Municipal de Convivência do Idoso, localizado no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. O objetivo geral foi identificar a percepção de pessoas idosas sobre as vivências e potencialidades de promoção a saúde mental em um grupo de convívio na Atenção Primária a Saúde, sendo desenvolvido através dos seguintes objetivos específicos: - Avaliar as vivências da pessoa idosa acerca no grupo de convívio em relação à promoção à saúde mental; Averiguar as percepções de pessoas idosas acerca do grupo de convívio como espaço de promoção à saúde mental; Descrever as potencialidades e/ou fragilidades do grupo de convívio em relação a promoção à saúde mental. A amostra feita a partir de uma amostragem por conveniência, totalizando treze pessoas, sendo os dados coletados entre os meses de maio a setembro de 2024. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: 1) Miniexame do Estado Mental; 2) formulário sociodemográfico e de saúde das pessoas participantes; 3) roteiro de entrevista sobre a percepção de pessoas idosas sobre as potencialidades do grupo de convívio em relação a promoção a saúde mental na Atenção Primária. A análise dos dados subjetivos foi feita com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, enquanto os dados objetivos foram analisados mediante estatística descritiva. A pesquisa seguiu os princípios da bioética em que se considerou a equidade, a autonomia e a justiça estabelecidos pela Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada por parecer de número: 6.466.247. Os resultados da pesquisa demonstraram uma maior presença do sexo feminino com idade entre 60 e 80 anos e portadoras de algum tipo de comorbidade. A análise categorial temática proporcionou quatro categorias temáticas e uma subcategoria, a saber: Categoria 1 - A interação social como fonte de bem-estar, e uma Subcategoria - As vivências no grupo de convívio e a promoção da saúde mental; Categoria 2 - O grupo de convívio como fator protetor contra a solidão e o sofrimento mental da pessoa idosa; Categoria 3 - O grupo de convívio como promotor de atividades em saúde; Categoria 4: O grupo de convívio como promotor de acolhimento e atenção; e a subcategoria 1 - O grupo de convívio como promotor de acolhimento no envelhecimento normal ou patológico. Concluiu-se que os grupos de convivência demonstram-se como instrumentos que podem auxiliar no processo de promoção da saúde da pessoa idosa, uma vez que suscitam a realização de atividades, bem como o estabelecimento de interação e laços sociais que culminam em uma rede de apoio capaz de promover o bem-estar, o lazer e o desenvolvimento da pessoa idosa.por
dc.description.abstractThis was a descriptive and observational study, with a qualitative approach, whose research field was the Municipal Center for Senior Citizens, located in the city of Campina Grande, Paraíba, Brazil. The general objective was to identify the perception of elderly people about the experiences and potential for promoting mental health in a social group in Primary Health Care, being developed through the following specific objectives: - To evaluate the experiences of elderly people about the social group in relation to the promotion of mental health; To investigate the perceptions of elderly people about the social group as a space for promoting mental health; To describe the potentialities and/or weaknesses of the social group in relation to the promotion of mental health. The sample was made from a convenience sample, totaling thirteen people, with data collected between May and September 2024. The instruments used in data collection were: 1) Mini-Mental State Examination; 2) sociodemographic and health form of the participants; 3) interview script on the perception of elderly people about the potential of the social group in relation to the promotion of mental health in Primary Care. The analysis of subjective data was based on the Content Analysis proposed by Bardin, while the objective data were analyzed using descriptive statistics. The research followed the principles of bioethics in which equity, autonomy and justice were considered, established by Resolution No. 466 of December 12, 2012 of the National Health Council and was approved by opinion number: 6,466,247. The results of the research demonstrated a greater presence of females aged between 60 and 80 years and with some type of comorbidity. The thematic categorical analysis provided four thematic categories and one subcategory, namely: Category 1 - Social interaction as a source of well-being, and one Subcategory - Experiences in the social group and the promotion of mental health; Category 2 - The social group as a protective factor against loneliness and mental suffering in the elderly; Category 3 - The social group as a promoter of health activities; Category 4: The social group as a promoter of care and attention; and subcategory 1 - The social group as a promoter of care in normal or pathological aging. It was concluded that social groups are instruments that can assist in the process of promoting the health of the elderly, since they encourage the performance of activities, as well as the establishment of interaction and social ties that culminate in a support network capable of promoting the well-being, leisure and development of the elderly.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kevin Morais (kevin.fontelles.morais@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-05T10:30:58Z No. of bitstreams: 2 DS - Kevin Fontelles Morais - ORIGINAL.pdf: 1265809 bytes, checksum: 3035bf00a980e53e096c88d30fc77018 (MD5) FOLHA DE APROVAÇÃO.pdf: 45007 bytes, checksum: 2f99ab46934b86ae9bb2de1b99da6257 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: kevin.fontelles.morais@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Kevin Fontelles Morais Matrícula 2022251107 Prezado senhor, bom dia.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 2. A quantidade total de folhas da obra, 70 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 69 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser  igual a 68 ( 70 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Solicitar nova ficha catalográfica pelo SAGBI (ou pelo SUAP) com 68 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar como solicitar essa ficha catalográfica, se é agora pelo SUAP ou pelo SAGBI. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. 3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 5. • Altere o título LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. • Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. • Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos  Se houver mais listas diferentes dessas, coloque-as no final da última lista da sequência acima. • Quanto à LISTA DE QUADROS E TABELAS, procure criar uma lista separada para a LISTA DE QUADROS e outra para a LISTA DE TABELAS, já que se tratam de elementos de natureza diferente. • Os itens presentes na LISTA DE IMAGENS devem ser inseridos dentro da LISTA DE ILUSTRAÇÕES, uma vez que de modo geral tudo isso pode ser classificado tecnicamente como ilustração do ponto de vista das normas ABNT NBR. Portanto, a LISTA DE IMAGENS será eliminada. 6. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. • Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário de com a seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. Sendo assim, basta usar os mesmos títulos que estão na dissertação no final da obra. 7. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Levando em conta as alterações feitas nos elementos pré-textuais, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  As instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. 8. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo do TCC. 9. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 10. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal depois do título de qualquer seção. 2.1 Objetivo Geral: (errado) O correto seria: 2.1 Objetivo Geral 11. Na atual página 53, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra.  A mesma regra se aplica para os títulos dos apêndices e dos anexos. 12. Na página 58, pode eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. 13. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências.  • Colocar a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h às 12h Das 14h às 17h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-02-05T12:28:21Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kevin Morais (kevin.fontelles.morais@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-17T17:47:55Z No. of bitstreams: 3 FOLHA DE APROVAÇÃO.pdf: 45007 bytes, checksum: 2f99ab46934b86ae9bb2de1b99da6257 (MD5) 1 TERMO DE DEPÓSITO - KEVIN FONTELLES MORAIS.pdf: 317265 bytes, checksum: be3bc0e2a44614b6434fd92e7dbe14be (MD5) DS - Kevin Fontelles Morais - ORIGINAL.pdf: 1252108 bytes, checksum: 46479be6d8344835855f354b37214f5c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na próxima submissão, deposite apenas a dissertação e o termo de depósito BDTD, não há necessidade de depositar a folha de aprovação. Será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo do TCC. O Termo de depósito BDTD em PDF deve ser depositado devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-02-17T18:23:21Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kevin Morais (kevin.fontelles.morais@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-17T18:39:32Z No. of bitstreams: 2 1 TERMO DE DEPÓSITO - KEVIN FONTELLES MORAIS_signed.pdf: 386640 bytes, checksum: 93181c9232812fe1a8c135ad36a0811a (MD5) DS - Kevin Fontelles Morais - ORIGINAL.pdf: 1252173 bytes, checksum: 682ceb86aeed93fccc4616f02730e5fc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-02-17T18:55:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1 TERMO DE DEPÓSITO - KEVIN FONTELLES MORAIS_signed.pdf: 386640 bytes, checksum: 93181c9232812fe1a8c135ad36a0811a (MD5) DS - Kevin Fontelles Morais - ORIGINAL.pdf: 1252173 bytes, checksum: 682ceb86aeed93fccc4616f02730e5fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-06T14:49:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1 TERMO DE DEPÓSITO - KEVIN FONTELLES MORAIS_signed.pdf: 386640 bytes, checksum: 93181c9232812fe1a8c135ad36a0811a (MD5) DS - Kevin Fontelles Morais - ORIGINAL.pdf: 1252173 bytes, checksum: 682ceb86aeed93fccc4616f02730e5fc (MD5) Previous issue date: 2024-10-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectPromoção da Saúdepor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectHealth Promotioneng
dc.subjectMental healtheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.titlePercepção de pessoas idosas sobre a promoção de saúde mental em grupo de convivio na atenção primária a saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
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