Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuinto, Katiuscia Barbosa.-
dc.contributor.advisor1Lins, Juarez Nogueira.-
dc.contributor.referee1Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.referee2Aquino, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.referee3Barbosa, Jackson Cícero França-
dc.date.accessioned2025-04-30T13:52:13Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationQuinto, Katiuscia Barbosa.. FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE E PROPOSTA – CONTRIBUIÇÕES PARA AMPLIAR A LEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. [193]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campus III- Guarabira] .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5172-
dc.description.resumoEsta pesquisa abordou, para fins de intervenção didática, a temática das fake news na aula de Língua Portuguesa (LP). Partimos da análise da proposta que o livro didático (LD) Tecendo Linguagens – 9º ano do ensino fundamental – apresentou para tratar do tema. Nosso objetivo foi ofertar uma proposta de trabalho com oficinas didáticas que ampliasse (para além do LD) as possibilidades de discustir sobre fake news favorecendo o desenvolvimento de leitores críticos. As fake news constituem-se como um gênero emergente na sociedade contemporânea. Entretanto, segundo Chagas (2020), historicamente, as notícias falsas sempre existiram, não sendo uma novidade para a humanidade. No entanto, com o surgimento das tecnologias digitais de informação e comunicação -TDICs (Catells, 2013), elas se tornaram um fenômeno importante para os interesses sociais, políticos e econômicos. Deste modo, tendo em vista que a criação de fake news gera uma desordem, entre o que de fato aconteceu e aquilo que se intenciona fazer acreditar em benefício de um grupo específico; tendo em vista que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que essa temática seja amplamente discutida na sala de aula (BRASIL, 2017); e tendo em vista que a leitura, de forma crítica das fake news , passa pela escola, principalmente pela aula de LP, e que nesta aula o uso de LD ocupa um espaço considerável, estes três pressupostos justificaram esta pesquisa. À vista disso, surgiram as seguintes questões norteadoras: como o ensino de língua portuguesa, através do livro didático, prepara o aluno para lidar com a questão das fake news ? O tratamento dado à questão pelo LD Tecendo Linguagens (em uso na turma pesquisada) favorece a construção de leitores críticos da realidade social em que se inserem? E como nós, enquanto professores de língua portuguesa, inseridos em um Programa de Formação de Professores (Profletras), podemos contribuir para minorar os efeitos das fake news sobre os alunos? As discussões advindas de tais questionamentos e o objetivo deste estudo, já citado, anteriormente, foram subsidiadas/dos por estudos sobre os Gêneros Textuais/Discursivos e Leitura, trazendo ainda, alguns pressupostos da BNCC, da Análise do Discurso (AD) e de alguns Estudos Culturais. Portanto, contribuições de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Ripoll (2020), Chagas (2020), Bauman (2013), Santaella (2003/2019), Possenti (2001), Orlandi (1988/2020), Castells (2013), Levy (1999), entre outros. A base metodológica seguiu os princípios de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, bibliográfico, e pesquisa-ação. O lócus foi uma escola pública e os sujeitos alunos do 9º ano. Quanto aos procedimentos de pesquisa foram: levantamento dos elementos teóricos da pesquisa, leitura e análise do livro didático, elaboração de oficinas didáticas (OD), aplicação das OD e, análise dos resultados. Os resultados demonstraram que o LD Tecendo Linguagens destacou o tema das fake news em um dos seus capítulos, mas as atividades propostas não contribuíram, satisfatoriamente, para o desenvolvimento de leitores críticos. A proposta das oficinas didáticas propiciou aos alunos o mesmo conteúdo, sob outros pontos de vista, ampliando, assim suas possibilidades de leitura.por
dc.description.abstractThis research discussed, for the purposes of didactic intervention, the approach to fake news in the Portuguese Language (PL) class. Based on the analysis of the proposal that the textbook Tecendo Linguagens – 9th grade of elementary school – presented to address this theme. We aimed to present a proposal for didactic workshops that expand the possibilities of discussion about fake news , favoring the development of critical readers. fake news is an emerging genre in contemporary society, but that, according to Chagas (2020), historically, fake news is not new to humanity, it has always existed. However, with the emergence of digital information and communication technologies (DICTs), they have become an important phenomenon for social, political, and economic interests. Three assumptions are underlying this study: the creation of fake news generates a mismatch between what actually happened and what is intended to be believed, for the benefit of a specific group; the National Common Curriculum Base (BNCC) proposes that this theme be widely discussed in the classroom (BRASIL, 2017); the critical reading of fake news passes through the school, especially through the PL class, and that in this class the use of textbooks occupies a considerable space. And so, the following guiding questions arose: how does the teaching of the PL, through the textbook, prepare the student to deal with the issue of fake news ? Does the treatment given to the issue by the textbook Tecendo Linguagens (in use in the researched class) favor the construction of critical readers of the social reality in which they are inserted? And as we, as PL teachers, inserted in a Teacher Training Program (Profletras), we can contribute to mitigate the effects of fake news on students? The discussions arising from such questions and the objective of this study, already mentioned above, were subsidized by studies on Textual/discursive Genres and Reading, also bringing some assumptions of the BNCC, Discourse Analysis (DA) and Cultural Studies. Therefore, contributions by Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Ripoll (2020), Chagas (2020), Bauman (2013), Santaella (2019), Possenti (2001), Orlandi (1988/2020), among others, will be considered. The methodological basis followed the principles of applied research, qualitative, bibliographic, and action research. The locus was a public school and the subjects were 9th grade students. As for the research procedures, they were: survey of the theoretical elements of the research, reading and analysis of the textbook, elaboration of didactic workshops (DW), application of the DW and analysis of the results. The results showed that the textbook Tecendo Linguagens highlighted the theme of fake news in one of its chapters, but the proposed activities did not contribute satisfactorily to the development of critical readers. The proposal of the didactic workshops provided the students with the same content, from other points of view, thus expanding their reading possibilities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by katiuscia Quinto (katiuscia.quinto@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-30T01:02:45Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Katiuscia Quinto COMPLETA.pdf: 10253895 bytes, checksum: 0c39957151203bda07524b6e151c97e4 (MD5) TermoKTCassinado (2).pdf: 173239 bytes, checksum: 89e63753cb1a013839af6fd1cdbe7d6f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2025-04-30T13:51:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Katiuscia Quinto COMPLETA.pdf: 10253895 bytes, checksum: 0c39957151203bda07524b6e151c97e4 (MD5) TermoKTCassinado (2).pdf: 173239 bytes, checksum: 89e63753cb1a013839af6fd1cdbe7d6f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-30T13:52:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Katiuscia Quinto COMPLETA.pdf: 10253895 bytes, checksum: 0c39957151203bda07524b6e151c97e4 (MD5) TermoKTCassinado (2).pdf: 173239 bytes, checksum: 89e63753cb1a013839af6fd1cdbe7d6f (MD5) Previous issue date: 2025-04-15eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectFake newspor
dc.subjectLivro didático de Língua Portuguesapor
dc.subjectLeitura críticapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectGênero notíciapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleFAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE E PROPOSTA – CONTRIBUIÇÕES PARA AMPLIAR A LEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Katiuscia Quinto COMPLETA.pdfDissertação completa em PDF10.01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TermoKTCassinado (2).pdfTermo de depósito169.18 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.