Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLabas, Kaline Oliveira-
dc.contributor.advisor1Castro, Paula Almeida de-
dc.contributor.referee1Castro, Paula Almeida de-
dc.contributor.referee2Borges, Luiz Paulo Cruz-
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Tatiana Cristina-
dc.contributor.referee4Honorato, Rafael Ferreira de Souza-
dc.date.accessioned2025-04-10T02:59:00Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationLABAS, K. O. O estágio supervisionado em retrospectiva: revisitando a educação inclusiva na escola. 2024. 77 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5157-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar a relação formativa entre o estágio curricular supervisionado e a prática docente na educação básica, com foco específico na educação inclusiva, em uma escola da Rede Municipal de Ensino do município de Areial, na Paraíba. No contexto atual, a inclusão de alunos com deficiência representa um grande desafio para o sistema educacional. Apesar das políticas educacionais inclusivas, que priorizam a matrícula de alunos com deficiências e necessidades especiais, bem como os investimentos em infraestrutura, material didático e pedagógico, uma das principais barreiras para o acesso à aprendizagem e a construção de práticas pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos está na formação docente. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores da educação básica que atuam com alunos com deficiência ou necessidades especiais. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo, conforme a metodologia proposta por Bardin (2009). O objetivo específico da pesquisa foi analisar a influência do estágio supervisionado na formação dos professores da educação básica, com foco na Educação Inclusiva, e identificar como as práticas formativas vivenciadas durante o estágio contribuem para a aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas pelos professores em atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Areial, na Paraíba. O trabalho foi fundamentado em diversas referências teóricas, como as obras de Pimenta (2019), Matoan (2017), Mendes (2018), Contreras (2002) e Basso (2019). Os resultados indicaram que, embora as políticas educacionais de inclusão tenham avançado, os professores enfrentaram dificuldades significativas durante a realização dos estágios supervisionados, especialmente devido à falta de apoio nas instituições de estágio. Outro ponto identificado foi a importância do interesse pessoal na realização das práticas de estágio. Esse interesse foi um fator determinante para o maior comprometimento dos professores com a formação inicial. Embora o estágio supervisionado apresente limitações, ele foi considerado uma etapa relevante na formação de professores comprometidos com a Educação Inclusiva e com o desenvolvimento dos estudantes. Como Produto Educacional, foi elaborado um e-book intitulado "Educação Inclusiva: Guia para Formação de Professores", que foi disponibilizado aos participantes da pesquisa por e-mail, em formato pdf. Esse material visou promover o reconhecimento da importância da formação docente e apoiar a construção de práticas pedagógicas inclusivas, com base nas reflexões e descobertas geradas pela análise dos dados. O objetivo do e-book foi oferecer orientações para a formação de professores comprometidos com a educação inclusiva e com a valorização das diferenças no ambiente escolar.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the formative relationship between the supervised curricular internship and teaching practice in basic education, with a specific focus on inclusive education, at a school in the Municipal Education Network of Areial, a municipality in the state of Paraíba, Brazil. In the current context, the inclusion of students with disabilities represents a major challenge for the education system. Despite inclusive educational policies that prioritize the enrollment of students with disabilities and special needs, as well as investments in infrastructure, teaching materials, and pedagogy, one of the main barriers to access to learning and the development of teaching practices that meet the individual needs of students lies in teacher training.This research adopted a qualitative approach, using semi-structured interviews. The subjects of the study were basic education teachers who work with students with disabilities or special needs. The collected data were analyzed using content analysis, following the methodology proposed by Bardin (2009). The specific objective of the research was to analyze the influence of the supervised internship on the training of basic education teachers, with a focus on Inclusive Education, and to identify how the formative experiences during the internship contribute to the implementation of inclusive teaching strategies by teachers currently working in schools within the Municipal Education Network of Areial, Paraíba.The study was based on various theoretical references, including works by Pimenta (2019), Pavão (2019), Matoan (2007), Mendes (2018), Contreras (2002), and Basso (2019). The results indicated that, although inclusive educational policies have advanced, teachers faced significant difficulties during their supervised internships, especially due to the lack of support at the internship institutions.Another point identified was the importance of personal interest in the completion of the internship practices. This interest was a key factor in the teachers’ greater commitment to their initial training. Although the supervised internship has limitations, it was considered a relevant stage in the formation of teachers committed to Inclusive Education and to the development of students. As an Educational Product, an e-book titled "Inclusive Education: A Guide for Teacher Training" was created and made available to the research participants via email in PDF format. This material aimed to promote the recognition of the importance of teacher training and to support the development of inclusive teaching practices, based on the reflections and findings generated by the data analysis. The goal of the e-book is to offer guidance for training teachers who are committed to inclusive education and to the appreciation of diversity in the school environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kaline Labas (kaline.oliveira.labas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-04T22:31:49Z No. of bitstreams: 4 Termo de depósito-Kaline Oliveira Labas.pdf: 248173 bytes, checksum: 9c6527cde67c13701184ba53e12e1c06 (MD5) PE-Kaline Oliveira Labas.pdf: 935426 bytes, checksum: 39be1e5dd6ba68907ddc862b251f77dc (MD5) DS-Kaline Oliveira Labas ds.pdf: 1419957 bytes, checksum: f1c210997496268b082f294d5e421d58 (MD5) TERMO-KALINE OLIVEIRA LABAS.docx: 132610 bytes, checksum: 90936afee9ff9087ebe9088146783c6f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by José Ricardo Vieira Gomes Carrasco (ricardogc84@servidor.uepb.edu.br), reason: 1 - Você enviou o termo incorreto, pois o correto é o Termo para envio de Dissertações ou Teses, termo esse presente no seguinte link: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 2 - Na capa: corrija o nome do Centro a qual seu Mestrado está vinculado, pois é só "Centro de educação" e não "Centro de educação e ensino"; 3 - A ordem do seu trabalho está invertida, pois a Ficha catalográfica deve vir na folha 3 e a Folha de aprovação deve vir na folha 4 do seu trabalho; 4 - Em uma Dissertação, o Resumo e o Abstract devem apresentar o espaçamento entre linhas de 1,5; 5 - Já que o TÍTULO "Referências" não possui numeração, deve ser centralizado no corpo do seu trabalho; on 2025-02-07T10:47:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kaline Labas (kaline.oliveira.labas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-10T23:27:32Z No. of bitstreams: 3 PE-Kaline Oliveira Labas.pdf: 935426 bytes, checksum: 39be1e5dd6ba68907ddc862b251f77dc (MD5) TERMO-KALINE LABAS.pdf: 175159 bytes, checksum: 9271929183affbbc72ea28b05f96411f (MD5) DS-Kaline Oliveira Labas...pdf: 1413418 bytes, checksum: 78f8ee19e2605510d45199a9b4b4dceb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by José Ricardo Vieira Gomes Carrasco (ricardogc84@servidor.uepb.edu.br) on 2025-02-11T11:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE-Kaline Oliveira Labas.pdf: 935426 bytes, checksum: 39be1e5dd6ba68907ddc862b251f77dc (MD5) TERMO-KALINE LABAS.pdf: 175159 bytes, checksum: 9271929183affbbc72ea28b05f96411f (MD5) DS-Kaline Oliveira Labas...pdf: 1413418 bytes, checksum: 78f8ee19e2605510d45199a9b4b4dceb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T02:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE-Kaline Oliveira Labas.pdf: 935426 bytes, checksum: 39be1e5dd6ba68907ddc862b251f77dc (MD5) TERMO-KALINE LABAS.pdf: 175159 bytes, checksum: 9271929183affbbc72ea28b05f96411f (MD5) DS-Kaline Oliveira Labas...pdf: 1413418 bytes, checksum: 78f8ee19e2605510d45199a9b4b4dceb (MD5) Previous issue date: 2024-10-31eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleO estágio supervisionado em retrospectiva: revisitando a educação inclusiva na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFEI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE-Kaline Oliveira Labas.pdfPE-Kaline Oliveira Labas913.5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO-KALINE LABAS.pdfTermo de depósito-Kaline Oliveira Labas171.05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS-Kaline Oliveira Labas...pdfDS-Kaline Oliveira Labas1.38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.