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dc.creatorLeal, Deborah Nobrega da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361461029711186por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Fabiola de Araújo Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2282077635706351por
dc.contributor.referee1Pessoa, Manuella Castelo Branco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977774771129246por
dc.contributor.referee2Agra, Glenda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4881187066358568por
dc.date.accessioned2024-10-04T12:04:54Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationLEAL, Deborah Nobrega da Silva. Processo ativo de morte em pacientes oncológicos na perspectiva dos familiares enlutados. 2024. 88 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5092-
dc.description.resumoOs cuidados paliativos são definidos como uma abordagem holística e ativa destinada a pessoas de todas as faixas etárias que enfrentam um sofrimento significativo relacionado à saúde devido a doenças graves que ameaçam a vida, especialmente quando estão em estágios avançados. Essa abordagem tem como objetivo aprimorar a qualidade de vida não apenas dos pacientes, mas também de seus familiares e cuidadores, abrangendo os aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais, reconhecendo o impacto profundo de uma doença ameaçadora à vida no funcionamento da família como um todo. A abordagem paliativa propõe que pacientes e familiares sejam vistos como uma unidade de cuidado, proporcionando o suporte necessário para enfrentar a experiência de adoecimento e morte, como é o caso dos pacientes oncológicos. Nesse sentido, adotou-se como objetivo geral compreender o processo ativo de morte de pacientes oncológicos, através do relato de familiares, sob a perspectiva dos cuidados paliativos. Como objetivos específicos pretende-se identificar os cuidados ofertados no processo de fim de vida ao paciente oncológico, vivenciado pelos familiares enlutados, e caracterizar os cuidados recebidos pelos familiares, durante o processo ativo de morte de seus entes queridos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória com familiares enlutados de pacientes oncológicos. Os dados foram coletados através de um questionário socioeconômico e entrevistas semi-estruturadas, aplicados com cinco mulheres que perderam seus entes queridos por câncer. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo temática, como proposta por Bardin e foi utilizado o software Atlas.Ti para auxiliar na sistematização das análises. Os resultados revelaram lacunas no controle de sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais que afetaram tanto os pacientes quanto seus familiares durante a fase final da vida. Destacou-se a falta de uma equipe multidisciplinar que contemplasse aspectos como a comunicação e o suporte emocional tanto para pacientes quanto para seus familiares. Apesar da abordagem paliativista preconizar o enfoque centrado no paciente e na família, a implementação e o acesso a equipes de cuidados paliativos permanecem limitada, reforçando a necessidade de conscientização da população em geral, capacitação e formação dos profissionais de saúde e a ampliação de políticas públicas voltadas para os cuidados paliativos. Diante disso, ressaltamos a importância crucial dos cuidados paliativos, os quais, além de atenuarem o sofrimento, proporcionam conforto e dignidade durante a etapa final da vida, acentuando a urgência de uma assistência compassiva e humanizada voltada para pacientes e seus familiares.por
dc.description.abstractLos cuidados paliativos se definen como un enfoque holístico y activo dirigido a personas de todas las edades que enfrentan un sufrimiento significativo relacionado con la salud debido a enfermedades graves que amenazan la vida, especialmente cuando están en etapas avanzadas. Este enfoque tiene como objetivo mejorar la calidad de vida no solo de los pacientes, sino también de sus familiares y cuidadores, abarcando los aspectos físicos, emocionales, sociales y espirituales, reconociendo el profundo impacto de una enfermedad amenazante para la vida en el funcionamiento de toda la familia. El enfoque paliativo propone que los pacientes y sus familiares sean vistos como una unidad de cuidado, ofreciendo el apoyo necesario para enfrentar la experiencia de la enfermedad y la muerte, como es el caso de los pacientes oncológicos. En este sentido, el objetivo general del estudio adoptado es comprender el proceso activo de la muerte de pacientes oncológicos a través del relato de familiares, desde la perspectiva de los cuidados paliativos. Como objetivos específicos, se pretende identificar los cuidados ofrecidos en el proceso de final de vida al paciente oncológico, experimentado por los familiares en duelo, y caracterizar los cuidados recibidos por los familiares durante el proceso activo de la muerte de sus seres queridos. El presente estudio es una investigación cualitativa exploratoria con familiares en duelo de pacientes oncológicos. Los datos se recopilaron a través de un cuestionario socioeconómico y entrevistas semiestructuradas realizadas a cinco mujeres que perdieron a sus seres queridos debido al cáncer. La técnica de análisis de datos utilizada fue el análisis de contenido temático, según lo propuesto por Bardin, y se utilizó el software Atlas.Ti para ayudar en la sistematización de los análisis. Los resultados revelaron dificultades en el control de los síntomas físicos, emocionales, sociales y espirituales que afectaron tanto a los pacientes como a sus familiares durante la fase final de la vida. Se destacó la falta de un equipo multidisciplinario que abordara aspectos como la comunicación y el soporte emocional tanto para los pacientes como para sus familiares. A pesar de que el enfoque paliativo aboga por la atención centrada en el paciente y la familia, la implementación y el acceso a equipos de cuidados paliativos siguen siendo limitados, lo que refuerza la necesidad de concientizar a la población en general, capacitar y formar a los profesionales de la salud y ampliar las políticas públicas orientadas a los Cuidados Paliativos. Ante esto, destacamos la importancia crucial de los Cuidados Paliativos, que, además de aliviar el sufrimiento, proponen confort y dignidad durante la etapa final de la vida, resaltando la urgencia de una atención compasiva y humanizada dirigida a los pacientes y sus familiares.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Deborah Leal (deborah.nobrega.silva.leal@aluno.uepb.edu.br) on 2024-08-22T15:30:22Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL Deposito.pdf: 1577295 bytes, checksum: 88fed67be4b99f846a4fd927cf8a4f11 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: deborah.nobrega.silva.leal@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Deborah Nobrega da Silva Leal Matrícula: 2021251116 Prezada senhora, boa tarde.  Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), uma vez que a UEPB adota as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus trabalhos de conclusão de curso ( https://biblioteca.uepb.edu.br/regras-para-o-deposito-dos-trabalhos-academicos/).  O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Para trabalhos acadêmicos elaborados segundo outras normas (como a APA) geralmente é exigido que os seus elementos pré-textuais obedeçam à formatação das normas ABNT NBR do modelo correspondente adotado pela Biblioteca Central. Também há um conjunto de regras comuns a ambas as normas que deverão ser seguidas. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 2. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará dessa forma: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde. • A expressão “Linha de pesquisa: ..” ficará no mesmo alinhamento do texto anterior separado dele por uma linha em branco. Compare com o modelo.  • No mais, todas as expressões presentes nessa folha tem que aparecer aqui com a mesma configuração (e na mesma ordem) assim como estão na folha de rosto do modelo. 3. A quantidade total de folhas da obra, 89 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 88 páginas. Supondo que esse fosse o único ajuste a fazer, a paginação da FC deveria ser  igual a 87 ( 89 - 2 ). No entanto, como poderá haver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, a fim de evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. 4. Elimine a folha em branco que está logo após a página da ficha catalográfica. 5. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: • A folha de aprovação  está ausente. Elimine a folha da “ATA DE QUALIFICAÇÃO DO MESTRADO” e substitua por aquela. • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – a expressão logo após o título (com texto recuado 8 cm em relação à margem esquerda) – ficará dessa forma: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde. • Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir no texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Área de concentração e/ou Linha de pesquisa. Ela deve ser idẽntica nas duas folhas. • Nessa folha, o permitido é colocar como imagem somente as assinaturas recortadas e coladas na devida posição (com o consentimento do respectivo membro da banca). Todo o restante do texto deverá seguir a formatação da referida folha conforme se encontra no modelo padrão. Em outras palavras, a folha de aprovação não pode ser colada aqui como imagem única. • A data da defesa do trabalho acadêmico tem que ficar na forma como consta no modelo: Aprovado(a) em: ___/___/______. • A expressão BANCA EXAMINADORA ficará em negrito, caixa alta, com fonte em tamanho 12 e centralizada na linha onde se encontra. • Após a retificação, verifique se todos os outros elementos obrigatórios na folha estão presentes na mesma ordem e com a mesma formatação apresentadas no modelo. • Nessa folha, se forem usadas assinaturas eletrônicas do Governo Federal, tipo Gov.br , prestar atenção nas seguintes orientações. Esse tipo de assinatura tem que estar associado a todo o PDF do trabalho acadêmico (e não apenas a uma página ou a algumas páginas dele) de modo que quando o arquivo é enviado para o serviço online de validação https://validar.iti.gov.br/ tenhamos a certeza de que cada assinatura é válida, autêntica, para o arquivo completo.  Soluções para o caso: Solução 1:  No caso de usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que ele assine o documento. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ para que a autenticidade e integridade sejam reconhecidas seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até as correções terem sido efetivadas por completo, solicitando aos membros da banca que assinem várias vezes o mesmo arquivo, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que está tudo ok com as correções, então os respectivos membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 2:  Outra solução, se não quiser assinar digitalmente, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita, podendo esta ser enviada para ser colada na folha de aprovação.  6. Inserir o título AGRADECIMENTOS com formatação igual a do modelo, segundo a ABNT NBR 14724:2011, ou seja, centralizado na linha. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo do texto ficará do jeito que está. 7. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: • Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar centralizados nas linhas onde se encontram, com todas as letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. • No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. • No mais, a configuração geral dessa página deve ficar exatamente como a do referido modelo, inclusive com os mesmos destaques gráficos nas expressões Palavras-Chave e Keywords. 8. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: • O título SUMÁRIO deve ficar centralizado na linha com a mesma formatação do modelo, seguindo a ABNT NBR 14724:2011. • Colocar a linha pontilhada entre cada título e a numeração de página correspondente à direita. • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, etc (forma errada) Podemos notar que os indicativos numéricos de seção estão ausentes. • No sumário, deve haver destaques tipográficos diferentes nos títulos das seções da parte textual e dos títulos dos elementos pós-textuais (tudo aquilo que vem a partir das referências) para deixar bem claro visualmente a natureza de cada divisão. Assim, serão usados de maneira uniforme fonte em caixa alta ou em minúsculas, negrito, fonte normal, itálico, etc, a fim de fazer essa diferenciação.  Compare com a configuração do sumário do modelo. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Na dúvida, confira como está esse alinhamento no modelo correspondente ao seu TCC. • Recomenda-se que os títulos e os subtítulos, se houver, que sucedem os indicativos numéricos das seções sejam alinhados pela margem do título do indicativo numéricos mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais (ABNT NBR:6027, 2012, p. 2). Ou seja, não pode haver no sumário recuos diferentes em relação à margem esquerda para qualquer título de elemento textual e pós-textual. Do que foi exposto acima, é preciso seguir o exemplo da estrutura do sumário que consta no modelo, reproduzido abaixo. Veja como devem ficar os alinhamentos: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................. 13 2 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA ........................................ 15 2.1 Título da seção secundária ............................................. 15 2.1.1 Título da seção terciária .................................................. 16 2.1.2 Título da seção terciária .................................................. 17 2.1.2.1 Título da seção quaternária ................................................... 17 2.1.2.1.1 Título da seção quinária ....................................................... 20 3 METODOLOGIA ............................................................... 21 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ......................................... 22 5 CONCLUSÃO .................................................................. 23 REFERÊNCIAS................................................................. 24 APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS .. 27 ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ............. 28 Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. • Segundo a norma ABNT NBR 6024:2012, todos os títulos das seções e subseções dos elementos textuais devem receber indicativo numérico de seção (o número à esquerda de cada título). Essa numeração tem que ser progressiva, hierárquica, sequencial. Não pode haver títulos soltos, sem indicativo numérico, no que se refere a títulos de elementos textuais. Sendo assim, decida quais seções dos elementos textuais possuem indicativo numérico de seção. Os que possuírem devem necessariamente aparecer no sumário. No mais,  a estrutura no corpo da obra terá que refletir exatamente a estrutura do sumário, sendo fundamental destacar que os mesmos destaques gráficos (negrito, itálico, caixa alta, etc) e as mesmas denominações utilizados nos títulos das seções no SUMÁRIO terão que ser usados nos títulos das seções dentro do corpo da obra. • Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo, seguindo as normas), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração:  APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos.  Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 9. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Elimine toda a numeração de página que está aparecendo antes da primeira página da INTRODUÇÃO. Coloque a numeração das páginas na parte superior de cada folha.. Levando em conta a eliminação da página anterior, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 8 (10 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 10. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 11. Os títulos das seções primárias devem ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5 (ABNT NBR 14724:2011). Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. 12. Nos elementos textuais (no corpo da obra), os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, itálico, etc) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A mesma regra vale para os títulos dos elementos pós-textuais. Para exemplificar, se o título da primeira seção primária estiver escrito como 1 INTRODUÇÃO (com negrito e em caixa alta, acompanhado pelo seu indicativo numérico de seção), ele ficará escrito desse mesmo na página 8. No corpo da obra, defina quais seções são primárias, secundárias, terciárias, etc, e quais possuem indicativo numérico de seção. 13. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, no mesmo alinhamento dos parágrafos, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos de todos os títulos de seção nos elementos textuais. Consultar o modelo em caso de dúvida. 14. Em todos os títulos das seções e subseções nos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção (o numeral) e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples (ABNT NBR 6024:2012). Sendo assim: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 15. Para esse tipo de formato de trabalho acadêmico, após a finalização de cada seção primária (1, 2, 3, etc) deve haver a mudança de página para a inicialização da próxima seção primária em nova folha, isto é, na folha seguinte. Sendo assim: • Se o título “2 OBJETIVOS”, na atual página 22, for uma seção primária, ela deverá ser iniciada na página seguinte. • E assim por diante para todas as seções primárias. A mesma regra se aplica aos elementos pós-textuais obrigatórios e opcionais: referências, glossário, apêndice, anexo e índice. 16. Na atual página 80 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS GERAIS ficará centralizado na linha onde se encontra. Executar a mesma ação para os títulos dos apêndices. 17. A partir da atual página 80, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS GERAIS , as referências das obras não ficam em texto justificado. É preciso atentar também para o espaçamento entre uma referência e outra. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia (seguindo a ABNT NBR 14724 e ABNT NBR 6023:2018): “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Além disso, o último nome de cada autor ficará em caixa alta em todas as referências (ABNT NBR 6023:2018). Exemplo: BARDIN, L. (2016) Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.  18. na página 84, eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para determinar sua natureza, já deixa claro que se trata de um apêndice. Cada título tem que ficar com os mesmos destaques gráficos e escritos da mesma forma conforme apresentado no sumário  19. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). A seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL explica algo mais sobre paginação. 20. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo atualizado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Alguns destaques sobre seu preenchimento: • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique estética e graficamente bem definida. • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas tipo Gov.br. no termo de depósito, seguir os mesmos procedimentos expostos nos apontamentos para o respectivo caso na folha de aprovação. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito (o único tipo permitido de assinatura digital), elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Tal informação é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. • Registrar a data da entrega online do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos.  • É preciso salientar que somente o texto completo da obra (e do produto educacional, se houver) é que fica disponível ao público a partir da data de liberação determinada para acesso. Os dados do termo de depósito ficam restritos (até “31-12-2999”), isto é, apenas alguns servidores credenciados da Biblioteca Central é que ficarão com acesso a eles. O sigilo dos dados pessoais fica garantido. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02 LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo:  Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey=   12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42  13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/  Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-08-23T14:55:37Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Deborah Leal (deborah.nobrega.silva.leal@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-18T13:21:30Z No. of bitstreams: 2 DS - Deborah Nobrega da Silva Leal.pdf: 1031694 bytes, checksum: 3550cf9a904d32128f48b17ffb211736 (MD5) Termo de confirmação e cadastramento para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas.pdf: 218943 bytes, checksum: a0bc542f1acdc1166588e4fd2f33b062 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: 1. Na folha de rosto, segunda folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão e nas normas (sobretudo a ABNT NBR 14724:2011) . O que falta corrigir: Aplique o destaque gráfico negrito nas expressões do nome da cidade e ano no final da página. 2. No SUMÁRIO, ajustes são necessários, baseados sobretudo na ABNT NBR 6027:2012 e na configuração apresentada no modelo. O que falta retificar: Os títulos dos apêndices terão que aparecer no sumário com a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ………………………… xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ………………………… xx (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. 3. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Elimine toda a numeração de página que está aparecendo antes da primeira página da INTRODUÇÃO. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 9 (11 - 2), já que a capa e a folha da ficha catalográfica não são contadas. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. 4. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 5. A quantidade total de folhas da obra, 87 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 88 páginas. Solução 1: Solicitar nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) com 85 páginas. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/), acrescente no final da obra 3 (três) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 90 folhas no total e a relação 90 - 2 = 88 será exatamente igual à paginação atual da FC. on 2024-09-18T14:38:09Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Deborah Leal (deborah.nobrega.silva.leal@aluno.uepb.edu.br) on 2024-09-24T22:37:32Z No. of bitstreams: 2 Termo de confirmação e cadastramento para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas.pdf: 218943 bytes, checksum: a0bc542f1acdc1166588e4fd2f33b062 (MD5) DS - Deborah Nobrega da Silva Leal.pdf: 1034314 bytes, checksum: 8bf8e1876d78dd630b28dcd6fdc64fbe (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-09-24T23:58:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de confirmação e cadastramento para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas.pdf: 218943 bytes, checksum: a0bc542f1acdc1166588e4fd2f33b062 (MD5) DS - Deborah Nobrega da Silva Leal.pdf: 1034314 bytes, checksum: 8bf8e1876d78dd630b28dcd6fdc64fbe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-04T12:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de confirmação e cadastramento para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas.pdf: 218943 bytes, checksum: a0bc542f1acdc1166588e4fd2f33b062 (MD5) DS - Deborah Nobrega da Silva Leal.pdf: 1034314 bytes, checksum: 8bf8e1876d78dd630b28dcd6fdc64fbe (MD5) Previous issue date: 2023-09-29eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectCuidados paliativospor
dc.subjectProcesso de fim de vidapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleProcesso ativo de morte em pacientes oncológicos na perspectiva dos familiares enlutadospor
dc.typeDissertaçãopor
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