Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5056
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Traçados geométricos auxiliares em triângulos: descrição de técnicas e produção de material de ensino e aprendizagem em impressora 3D |
Autor: | Silva, Gerivaldo Bezerra da |
Primeiro orientador: | Lourêdo, Aldo Trajano |
Primeiro coorientador: | Galvão, Israel Burití |
Primeiro membro da banca: | Lourêdo, Aldo Trajano |
Segundo membro da banca: | Mathias, Carmen Vieira |
Terceiro membro da banca: | Morais Filho, Daniel Cordeiro de |
Resumo: | Este trabalho é fruto de pesquisas sobre traçados auxiliares em triângulos. O objetivo principal foi investigar literatura de ensino e aprendizagem de geometria para a Educação Básica sobre o tema; e como consequência foi produzido um kit a ser utilizado em laboratório de Matemática destinado ao ensino e aprendizagem de Geometria. Organizamos e apresentamos as técnicas de traçados auxiliares em triângulos descrevendo-as como proposições – criadas para este trabalho – e demonstrando-as em linguagem adequada para os discentes da Educação Básica. Dando sequência, apresentamos resolução de questões por meio destas técnicas. Escolhemos algumas questões para compor o kit desenvolvido durante esta pesquisa com ajuda do software de distribuição gratuita Blender, o qual nomeamos como “Kit de Matemática em Impressora 3D: Problemas de Geometria com Traçados Auxiliares em Triângulos”. Este kit educacional será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais de recursos educacionais visando fomentar o estudo de geometria e incentivar os professores na produção de material pedagógico como facilitador no processo de aprendizagem. O kit foi planejado para que o aluno resolva questões de geometria sem fazer uso de materiais convencionais como caderno e caneta, mas montando as peças que formam as figuras de cada problema e dialogando com o grupo as medidas de ângulos e congruências de segmentos e triângulos obtidas. Esperamos contribuir nas aulas de Matemática e incentivar a cultura maker no ambiente escolar para que os professores sejam produtores de materiais destinados a laboratórios de matemática nas escolas. |
Abstract: | This work is the result of research on auxiliary constructions in triangles. The main objective was to investigate literature on teaching and learning geometry for Basic Education on this topic; as a consequence, a kit was produced for use in a Mathematics laboratory dedicated to teaching and learning Geometry. We organized and presented the techniques of auxiliary constructions in triangles, describing them as propositions – created specifically for this work – and demonstrating them in language suitable for Basic Education students. Furthermore, we provided solutions to problems using these techniques. We selected specific questions to compose the kit developed during this research, with the assistance of the freely distributed software Blender, which we named “3D Printer Mathematics Kit: Geometry Problems with Auxiliary Constructions in Triangles”. This educational kit will be made available for free on digital platforms for educational resources, aiming to promote the study of geometry and encourage teachers to create pedagogical materials that facilitate the learning process. The kit was designed so that students can solve geometry problems without relying on conventional materials such as notebooks and pens; instead, they assemble the pieces that form the figures for each problem and discuss angle measurements and congruences of segments and triangles within a group. We hope to contribute to Mathematics classes and foster a maker culture in the school environment, empowering teachers to create materials for mathematics laboratories in schools. |
Palavras-chave: | traçados auxiliares geometria laboratório de matemática impressão 3D |
Área(s) do CNPq: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Gerivaldo Bezerra da. Traçados geométricos auxiliares em triângulos: descrição de técnicas e produção de material de ensino e aprendizagem em impressora 3D. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5056 |
Data de defesa: | 21-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Gerivaldo Bezerra da Silva.pdf | DS - Gerivaldo Bezerra da Silva | 26.27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Gerivaldo Bezerra da Silva.rar | PE - Gerivaldo Bezerra da Silva | 17.94 MB | WinRAR (.rar) | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de Depósito BDTD.pdf | Termo de Depósito BDTD | 198.35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.